Foi uma prova de Inglês que exige, além de interpretar as frases de cada texto usado, ter conhecimentos básicos sobre os tempos verbais em geral, bem como os diferentes significados e interpretações desses verbos inseridos nos textos.
Foram explorados muitos verbos irregulares no passado e no particípio (taken, built, went, began, known), preposições a vontade (with, of, by, to, in, on, about, from, under, entre outras), com diferentes funções.
Também advérbios (ironically, brightly, typically etc), uso dos conectivos que proporcionam sequência (Nowadays, so, next time), vocabulário variado, de conhecimentos históricos, geográficos (São Luís do Maranhão, aves encontradas em diferentes países, história do pão e a receita de um flan/pudim indiano), entre outros conteúdos. Vamos às questões.
UEMA 2020
Questão 16
Em relação às informações do texto sobre a capital maranhense, São Luís, é correto afirmar que
a) entrou em declínio por causa do fim das exportações de açúcar e de algodão em 1644.
b) teve sua arquitetura reconhecida como patrimônio mundial desde o século XIX.
c) foi fundada pelos Franceses em 1612, mas a posse só foi reconhecida pela Coroa Portuguesa em 1644.
d) recebeu, no começo dos anos 70, investimentos da UNESCO para a preservação do Centro Histórico.
e) foi incorporada aos domínios da Coroa Portuguesa, definitivamente, em 1644.
Resolução Comentada
A resposta correta é a letra E, pois, é a única alternativa que abrange uma informação completa a respeito de São Luís, que pode ser comprovada no texto: na linha 5, temos: “… In 1644, the city was finally settled under Portuguese rule, serving as…” (Em 1644, a cidade foi finalmente incorporada sob domínio português, servindo como…) Vejamos os equívocos das demais alternativas:
Na letra A, está incorreta ao se falar em declínio no ano de 1644 pois, conforme vimos, na linha 5, não há informação sobre declínio mas sobre a incorporação da cidade pelos portugueses e, como ponto de exportação de açúcar e algodão: In 1644, the city was finally settled under Portuguese rule, serving as export point for sugar and cotton”.
Na letra B, está incorreto dizer que o reconhecimento de São Luís como patrimônio histórico foi no século XIX, pois, nas últimas linhas do texto afirma ter sido em 1997, que é século XX.
Na letra C, diz que a posse foi reconhecida pela Coroa Portuguesa mas, o verbo to settle não dá a ideia de reconhecimento (que seria recognize) e também não se usa o termo posse e sim, é afirmado que foi uma incorporação (In 1644, the city was finally settled under Portuguese rule). Na letra D, se fala da Unesco referindo-se aos anos 70 mas, na última linha do texto, o que é afirmado sobre a Unesco se refere ao ano de 1997.
Gabarito: E
Questão 17
De acordo com a imagem e sua legenda, o visitante pode ter acesso, via ferry, à parte
a) dos Lençóis Maranhenses, seguindo pelo norte do Caburé.
b) das praias do nordeste pelos Lençóis Maranhenses, saindo do Caburé.
c) do nordeste dos Lençóis Maranhenses, a partir do Caburé.
d) de São Luís, saindo pelo norte, a partir do Caburé.
e) dos Lençóis Maranhenses, por Atins.
Resolução Comentada
A resposta correta é a letra C, pois, é a única alternativa que afirma com precisão a informação oferecida no texto: “… started point for reaching the northeastern part of the Lençóis Maranhenses by ferry…” (… um bom ponto de início para alcançar o nordeste dos Lençóis Maranhenses de ferry) apontando para Caburé.
Vejamos os equívocos das demais alternativas:
Na letra A, está incorreta ao se falar em Norte, se a afirmação no texto é Nordeste. (northeastern).
Na letra B, está incorreto dizer sobre praias, se não há a palavra beaches e sim northeastern of the Lençois (a parte nordeste dos Lençóis).
Na letra D, está incorreta ao se falar novamente em Norte, se a afirmação no texto é Nordeste. (northeastern).
Na letra E, se fala de ter acesso aos Lençóis mas, o visitante já está nos Lençóis Maranhenses de acordo com a imagem e, através do ferry, conhecerá o Nordeste dos Lençóis.
Gabarito: C
Questão 18
Em quais países encontra-se a maior concentração de Guarás?
a) Colômbia – Argentina.
b) Brasil – Argentina.
c) Brasil – Colômbia.
d) Venezuela – Colômbia.
e) Venezuela – Brasil.
Resolução Comentada
A resposta correta é a letra D, pois, é a alternativa que comprova concentração de Guarás com a frase “They are most prolific … area of western Venezuela and Eastern Colombia” – exatamente a letra D.
Nas demais alternativas, A, B, C e E, os nomes dos países não são os que estão apontados no texto, conforme analisado acima.
Gabarito: D
Questão 19
Em que parágrafo fica explícita que a função de produzir o pão, mencionada no Velho Testamento, era uma tarefa feminina?
a) 5
b) 2
c) 1
d) 4
e) 3
Resolução Comentada
A resposta correta é a letra E, pois, pergunta-se sobre a produção do pão ser uma tarefa feminina e, no texto, número 3, veja: “Bread is mentioned… was the woman’s work” (Pão é mencionado… era o trabalho das mulheres)
Nas outras alternativas, nenhum dos números de 1 a 5 mencionam sobre mulheres e sim outras infomações sobre o pão e seu preparo.
Gabarito: E
Questão 20
O trecho que caracteriza a textura do pudim é o seguinte:
a) “To be slightly firmer, let it stand for 30 minutes before serving.” (§6)
b) “Cook this over hot water for 20 minutes.” (§3)
c) “Pour the mixture into a buttered, medium-sized baking dish…” (§6)
d) “Preheat the oven to moderately slow (165ºC / 325ºF).” (§4)
e) “Place the cornmeal in the top of a double boiler […] that can be used in a banho-maria.” (§3)
Resolução Comentada
A resposta é a letra A, pois, descreve a firmeza do pudim: “… slightly firmer…”. Vejamos as demais alternativas:
Na letra B, afirma-se ser necessário cozinhar por 20 minutos e não se fala em textura, conforme o enunciado da pergunta pede.
Na letra C, não há nada sobre textura e sim a forma a ser usada para assar.
Na letra D, se fala da temperatura para assar e nada sobre textura também.
Na letra E, se fala de farinha e banho maria e não sobre textura do pudim.
Gabarito: A
É isso, pessoal! Espero que tenham curtido a resolução da prova de Inglês do vestibular UEMA 2020. Sigam-me nas redes sociais. Têm muitas dicas lá. Mande uma mensagem, caso tenha tido alguma dúvida. Abraços!
Instagram: @teacherandreabelo