Cavalo de troia e outras expressões de origem clássica

Cavalo de troia e outras expressões de origem clássica

Homero foi um poeta épico grego a quem atribui-se a autoria das duas principais obras do período: A Ilíada e A Odisseia. As obras devem ter sido escritas por volta do século VIII a.C. A obra, escrita em forma de poema épico, nasceu da oralidade: a história era contada – e cantada – oralmente na época. O Estratégia Vestibulares traz para você algumas expressões de origem clássica.

Ilíada

A Ilíada relata a história da Guerra de Troia acontece sob o pretexto de recuperar Helena, esposa de Menelau, raptada por Páris, Príncipe de Troia. São 10 anos de guerra até que ela finalmente seja extinta após a invasão da cidade. O poema conta a história dos últimos 51 dias da guerra, principalmente o conflito em torno da ira de Aquiles, herói grego.

Odisseia

A Odisseia relata a história o retorno de Odisseu para casa após a Guerra de Troia. A viagem de volta para casa leva mais 10 anos, ou seja, Odisseu passa vinte anos longe de sua terra, Ítaca. Em casa, sua esposa Penélope elabora estratagemas para não ser obrigada a casar novamente e seu filho Telêmaco sai em busca de notícias de seu pai.

Cavalo de Troia

O famoso Cavalo de Troia aparece na obra “A Odisseia”. A passagem conta que Odisseu bolou um plano para dar fim à Guerra que já durava 10 anos: os gregos constroem um cavalo gigante de madeira, com o interior oco.

Os gregos presenteiam a cidade de Troia com esse cavalo como sinal de que desistiam da guerra. O que os troianos não sabiam, porém, é que os soldados estavam dentro do cavalo. Quando menos esperavam, em meio a uma festa, os gregos saem de dentro da construção e tomam a cidade.

A expressão Cavalo de Troia é popularmente utilizada para referir-se a um artifício astuto, um ardil para enganar o outro e conseguir aquilo que se deseja.

Outras expressões de origem clássica

Calcanhar de Aquiles

Referência ao herói da Ilíada, que era muito forte, exceto pelo seu calcanhar. Se fosse atingido nessa parte do corpo, morreria.

Caixa de Pandora

Referência ao mito de Pandora, mulher que recebe uma caixa que não deve ser aberta. Ao cair em tentação e abrir a caixa, libera todos os males do mundo.

Agradar a gregos e troianos

Como os gregos e troianos eram inimigos na Guerra de Troia, essa expressão significa algo que agrada a todos, até os que não concordam.

Presente de grego

Referência ao Cavalo de Troia, pode significar algo que parece bom a princípio, mas depois se revela ruim.

Canto da sereia

Referência à passagem da Odisseia em que Odisseu precisa ser amarrado a um poste para não cair em tentação e acabar morrendo afogado.

Toque de Midas

Referência à lenda do rei Midas, que teria recebido um poder mágico, fazendo com que tudo que ele tocasse virasse ouro.

É isso!

Siga-me nas redes sociais:

Instagram: @professoracelinagil

Facebook: @professora.celina.gil

Expressões clássicas - Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também