Sílabas poéticas: o que são, como definir e contar

Sílabas poéticas: o que são, como definir e contar

Os versos de poemas podem ser construídos para que tenham uma musicalidade na enunciação das palavras, conforme o desejo do autor. Em muitas escolas literárias, em que há valorização da estética e da sonoridade, os escritores montam os versos contando sílabas poéticas, para desenvolver uma harmonia dentro do texto.

O conceito de sílabas poéticas é próprio da literatura e muito explorado em poesias clássicas. Apesar disso, a separação silábica literária é realizada a partir das características sonoras das palavras, diferentemente da divisão de sílabas utilizadas durante o processo de alfabetização.

Neste artigo, leia mais sobre o conceito e características das sílabas poéticas. Aprenda também como fazer a separação delas em um verso e como eles podem ser classificados a partir do número de sílabas que possuem. 

O que são sílabas poéticas?

Sílabas poéticas são entidades da literatura, em que a separação entre as sílabas das palavras leva em consideração a sonoridade entre elas. A contagem silábica, chamada de escansão, garante uma relação matemática dentro dos poemas. É possível, também, definir as sílabas poéticas como as menores unidades que compõem os poemas, essenciais para a construção deles, especialmente entre os poetas mais clássicos. 

Por exemplo, um poeta pode definir que todos os versos de sua obra possuirão 10 sílabas e, a partir disso, escrevê-la. Nas academias literárias que prezam pela estética e sonoridade da obra de maneira perfeccionista, os autores utilizam esse recurso para enriquecer a estrutura, com padrões bem definidos. 

Inclusive, essas sílabas são consideradas verso a verso, considerando-se a marcação do som entre elas. Por exemplo, existem sons mais fortes, que são chamados de tônicos, enquanto as sílabas poéticas de sonoridade mais fraca e amena, são consideradas átonas.

Com essa diferenciação entre os sons, os poetas conseguem adicionar uma ritmicidade harmônica em uma obra de literatura. Ou seja, é um conceito que permite adicionar um novo sentido para os textos, além da perspectiva visual, também será atingida a parte auditiva. 

Como contar sílabas poéticas?

Uma vez que as sílabas poéticas são um conceito que considera a sonoridade dos versos, é importante que a contagem delas nos versos seja feita a partir de uma pronúncia e audição atentas aos sons. 

Em boa parte das vezes, as sílabas poéticas coincidem com as sílabas gramaticais, entretanto a questão sonora deve predominar na divisão. Deve ser observado se dois sons, mesmo que estejam em sílabas gramaticais diferentes, acabam se unindo quando pronunciados. Para facilitar a compreensão, acompanhe o exemplo da frase a seguir:

“Eu saí da água sozinha” 

Ao pronunciar a oração anterior, note que com o som vocálico da letra “a” se uniu entre a preposição “da” e a palavra “água”. Isso faz com que da+a estejam em uma única sílaba poética. 

Outro ponto importante da escansão é que a contagem termina exatamente na última sílaba tônica do verso. Ou seja, não importa se existem outras sílabas gramaticais no fim da última palavra, a última que será contada é a tônica. 

Tomando como exemplo a mesma frase (“Eu saí da água sozinha”), note que “sozinha” é uma paroxítona, com a penúltima sílaba tônica. Então, ao fazer a escansão do verso, a última sílaba a ser contada é “zi”, assim:

encansão de sílabas poéticas

Em alguns casos, quando a última palavra do verso é uma oxítona ou monossílabo, a última sílaba da palavra coincide com a última sílaba tônica do verso. Então, a contagem vai até o fim da frase, como em:

sílabas poéticas em escansão

Em resumo, as principais regras para a escansão de um verso serão:

  • Os ditongos (encontro de duas vogais, da gramática clássica, formam sempre uma única sílaba poética;
  • Quando duas sílabas gramaticais se unem sonoramente, serão consideradas uma única sílaba poética; e
  • A última sílaba poética é a sílaba tônica da última palavra do verso. 

Como classificar sílabas poéticas?

Conforme foi mencionado anteriormente, as sílabas poéticas, ou sílabas métricas, são utilizadas, principalmente, para a criação de textos bem estruturados, com uma cadência sonora. Para isso, foram criadas diferentes formas fixas de poemas, em que a estrutura é predefinida e o autor deve encaixar sua obra dentro daquele padrão.

O exemplo mais clássico são os sonetos, poesia com exatas quatro estrofes, em que: duas estrofes possuem quatro versos e duas estrofes contêm três versos cada. É necessário, ainda que cada um dos versos seja decassílabo, ou seja, tenham 10 sílabas métricas. 

“Ah! minha Dinamene! Assi deixaste
quem não deixara nunca de querer-te?
Ah! Ninfa minha! Já não posso ver-te,
tão asinha esta vida desprezaste!

Como já para sempre te apartaste
de quem tão longe estava de perder-te?
Puderam estas ondas defender-te,
que não visses quem tanto magoaste?

Nem falar-te somente a dura morte
me deixou, que tão cedo o negro manto
em teus olhos deitado consentiste!

Ó mar, ó Céu, ó minha escura sorte!
Que pena sentirei, que valha tanto,
Que inda tenho por pouco o viver triste?”

Soneto de Luís de Camões

Para facilitar a construção dessas estruturas, os versos foram classificados conforme o número de versos que possuem. Basicamente, é adicionado um sufixo numérico ao termo “ssílabo”:

  • 1 sílaba poética = Monossílabo
  • 2 sílabas poéticas = Dissílabo
  • 3 sílabas poéticas = Trissílabo
  • 4 sílabas poéticas = Quadrissílabo
  • 5 sílabas poéticas = Pentassílabo (também chamado de Redondilha Menor)
  • 6 sílabas poéticas = Hexassílabo
  • 7 sílabas poéticas = Heptassílabo (também chamado de Redondilha Menor)
  • 8 sílabas poéticas = Octossílabo
  • 9 sílabas poéticas = Eneassílabo
  • 10 sílabas poéticas = Decassílabo
  • 11 sílabas poéticas = Hendecassílabo
  • 12 sílabas poéticas = Dodecasílabo
  • 13 sílabas poéticas ou mais = Bárbaro

Questão de vestibular

Na questão abaixo, há uma correlação entre sílabas poéticas, escansão e uma escola literária. Acompanhe o enunciado e depois veja a resolução proposta pelo Estratégia Vestibulares. 

Para responder à questão, leia o poema da escritora portuguesa Florbela Espanca, publicado originalmente em 1919.

Vaidade

Sonho que sou a Poetisa eleita,
Aquela que diz tudo e tudo sabe,
Que tem a inspiração pura e perfeita,
Que reúne num verso a imensidade!

Sonho que um verso meu tem claridade
Para encher todo o mundo! E que deleita
Mesmo aqueles que morrem de saudade!
Mesmo os de alma profunda e insatisfeita!

Sonho que sou Alguém cá neste mundo…
Aquela de saber vasto e profundo
Aos pés de quem a terra anda curvada!

E quando mais no céu eu vou sonhando,
E quando mais no alto ando voando,
Acordo do meu sonho… E não sou nada!…

(Florbela Espanca. Poemas, 1996.)

Tendo em vista as escolhas formais mobilizadas pela escritora, como o emprego do gênero soneto e de versos decassílabos, o poema aproxima-se da estética

a) modernista.

b) realista.

c) naturalista.

d) parnasiana.

e) romântica.

É no Parnasianismo que se preza pelo rigor formal e os sonetos, com contagem padrão de sílabas poéticas faz menção a essa preocupação com a estética. 

Gabarito: D 

Estude para o vestibular com o Estratégia!

Gostou do conteúdo? Tenha acesso a diversos resumos e explicações didáticas sobre assuntos de gramática em Inglês e Português, além de um vasto material de todas as outras disciplinas importantes para os vestibulares. Tudo isso está disponível nos cursos da Coruja, em PDFs ou aulas. Conheça mais agora mesmo!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também