Conjuntos: como os números são agrupados e qual a importância

Conjuntos: como os números são agrupados e qual a importância

Os conjuntos numéricos são maneiras de classificar os números conforme suas características. Seja ele negativo ou positivo, fracionário ou não, entre outros pontos que podem ser considerados.

No artigo a seguir você entenderá melhor cada um dos conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais e irracionais. Veja também como esse assunto pode ser cobrado no seu vestibular, o que ajuda na compreensão direcionada do conteúdo, conforme a necessidade das provas. Vamos lá?

Definição de conjuntos numéricos

Os conjuntos de números nada mais são que agrupamento de valores numéricos com características semelhantes. A criação desses grupos foi necessária para a melhor compreensão, caracterização e classificação dos números, de forma que facilite o desenvolvimento de cálculos.

Por exemplo, nos problemas matemáticos que requerem a resolução de equações, é comum que apareçam enunciados como “considere que m pertence ao conjunto dos números reais”, ou “sabendo que x é um número inteiro”. Essas frases delimitam a quantidade de respostas possíveis e facilita a estruturação das contas.

Principais tipos de conjuntos

Naturais (lN)

O conjunto dos números naturais, representados pela letra lN é aquele em que os valores são sempre positivos, incluem o zero e têm contagem infinita. É a forma de contar mais primária, que é aprendida pelas crianças na fase de alfabetização. 

lN = {0,1,2,3,4,5…}

Na notação dos conjuntos numéricos, é possível definir que o número 0 seja excluído dos elementos, como mostra o exemplo abaixo:

lN* = N – {0} (lê-se: conjunto dos números naturais, sem o elemento 0)

lN*  = {1,2,3,4,5…}

Outras delimitações podem ser feitas, como a escolha entre os números pares (p) e ímpares (i), com ou sem zero. Veja:

  • lNp*  = {2,4,6,8,10, … 2n,…} números naturais pares, sem o número zero.
  • lNi* = {1,3,5,7,9, … 2n+1,…} naturais ímpares, sem o zero como elemento do conjunto.

Inteiros (Z)

O próximo conjunto numérico depois dos naturais é o conjunto dos números inteiros, representados pela letra Z. Nesse caso, serão adicionados os valores negativos do sistema numérico, como você pode observar:

Z = {-3,-2,-1,0,1,2,3,4…} números inteiros

Assim como no caso anterior, é possível definir qual tipo de valores você deseja no conjunto dos números, conforme suas necessidades. Nesse caso, com a adição dos símbolos de negativo (-) e positivo (-) no canto inferior direito:

  • Z_ = {…,-4,-3,-2,-1,0} números inteiros negativos, com a inclusão do valor zero
  • Z*_= {…,-4,-3,-2,-1} inteiros negativos, sem o zero
  • Z+ = {0,1,2,3,4,5…} valores inteiros positivos, com o número zero

Racionais (Q)

Os números racionais, por sua vez, adicionam os conceitos de divisibilidade e frações como elementos do conjunto numérico. Ou seja, os valores fracionários, com decimais e as dízimas periódicas aparecem na construção deste agrupamento. Observe com os exemplos:

Q = {…-1,- 1⁄2, 0,+½,+1,+3/2…}

Q*={…-1,- 1⁄2,+½,+1,+3/2…}

Q*_={…-2,-3/2,-1,- 1⁄2}

A verdadeira definição de um número racional Q é dada por Q = {x ∈ Q: x = a/b, a ∈ Z e b ∈ N}, que se lê:

Um número x pertence ao conjunto dos números inteiros, de forma que x= a/b. Em que a pertence ao conjunto dos números inteiros e b pertence ao conjunto dos números naturais.

Irracionais (I)

Os valores irracionais, por sua vez, são as raízes não exatas e decimais infinitos, também chamados de dízimas não periódicas. Isso quer dizer que valores como o número pi (?), √5 e √7 são irracionais.

Para diferenciar um número racional de um número irracional você pode:

  • Observar a definição de números racionais. Se o valor não atende aos requisitos “x ∈ Q: x = a/b, a ∈ Z e b ∈ N”, é um número irracional;
  • Notar se existe um padrão de repetição dos algarismos depois da vírgula (dízima periódica). Quando esse padrão não acontece, temos um número irracional.

+ Veja também: Equação Irracional: o que é e como resolver

Reais (lR)

O conjunto dos números reais abrange os números racionais e irracionais. Como você poderá observar mais a frente, os conjuntos lN e Z estão inclusos no conjunto Q, que por sua vez está incluso em lR. 

Por essa razão podemos colocar que entre 2 e 3 temos os valores 2,1; 2,12; 2,13; 2,1244; 1,5; 1,34; 1,56 e milhares de outros exemplos que são modificados pela adição de dígitos decimais. 

Representação gráfica dos conjuntos numéricos

Para representar graficamente os conjuntos de números, observou-se a congruência entre os elementos de um e de outro. Como foi citado anteriormente, um conjunto “está dentro” de outro e assim por diante. Assim, a melhor forma de representar é:

conjuntos numéricos - representação gráfica
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Note que os números irracionais formam um agrupamento à parte, não se enquadrando nas congruências de lN, Z e Q. De toda forma, I não deixa de ser um número real, já que está circunscrito na figura laranja.

Aplicação prática e questões sobre conjuntos numéricos

Com a resolução do exercício abaixo, você pode entender qual a funcionalidade prática dos conjuntos numéricos, bem como perceber o nível de cobrança do assunto nos vestibulares. Acompanhe!

PUCCAMP 2000

Considere os conjuntos:

IN, dos números naturais,
Q, dos números racionais,
Q+, dos números racionais não negativos,
IR, dos números reais.

O número que expressa

a) a quantidade de habitantes de uma cidade é um elemento de Q+, mas não de IN.
b) a medida da altura de uma pessoa é um elemento de IN.
c) a velocidade média de um veículo é um elemento de Q, mas não de Q+
d) o valor pago, em reais, por um sorvete é um elemento de Q+
e) a medida do lado de um triângulo é um elemento de Q

A: a quantidade de habitantes de uma cidade precisa ser um número positivo e não fracionado, uma vez que não é possível ter “meio habitante”. Assim, será um valor lN — alternativa errada.

B: A altura de uma pessoa pode ser 1,62m, um valor racional (Q) — alternativa errada.

C: A velocidade média de um veículo pode ser tanto de Q+, como de Q_ conforme a o sentido da trajetória adotado e necessidade do motorista — alternativa incorreta.

D: Para o pagamento de produtos, utilizamos sempre valores positivos e, muitas vezes, centavos (frações). De forma que o dinheiro será contado como elemento do conjunto Q+, como aponta a alternativa, que está correta. 

E: a medida do lado de uma triângulo não pode ser negativa, por isso não poderá ser contada em Q, o que demonstra o erro da alternativa.

Aprenda mais sobre conjuntos numéricos com a Coruja!

No curso Fuvest do Estratégia Vestibulares, você encontra as principais informações sobre as ciências exatas, inclusive a matemática. São aulas gravadas e online, simulados gratuitos, fóruns de dúvidas, materiais didáticos em pdf e digital, entre outros recursos. Clique no banner e saiba mais!

CTA Curso Fuvest
Você pode gostar também