Equações: principais tipos, fórmulas e aplicações

Equações: principais tipos, fórmulas e aplicações

Você já viu alguma questão sobre equações no Enem? O tema, que é muito abrangente, aparece das mais diversas formas. Seja por meio de problemas lógicos, apresentação de gráficos e tabelas ou utilização de fórmulas, os cálculos de equações estão entre os mais cobrados na prova de matemática.

Neste artigo, você encontra um panorama geral sobre o tema em seus diferentes aspectos: equações de primeiro e segundo grau, algébrica, modulares, logarítmica, trigonométrica, exponencial, irracional, com suas fórmulas e principais aplicações. Acompanhe agora!

O que são equações algébricas?

As equações são ferramentas matemáticas em que há uma igualdade entre valores e operações, entretanto, um dos termos dentro do cálculo não é conhecido, ele é chamado de incógnita. Diante disso, é necessário realizar manipulações matemáticas para encontrar o valor desconhecido. Veja exemplos:

4x + 12 = 3x + 15

5y – 3y + 7= y + 8

Observe que a incógnita é descrita com letras e, geralmente, são escolhidas entre x, y ou z. Mas isso não é uma regra e qualquer letra do alfabeto pode ser utilizada para representar o número desconhecido. Essa junção entre números e letras, é denominada de álgebra, então as equações são classificadas como algébricas. 

O objetivo principal na resolução de uma equação é encontrar um valor para incógnita apresentada. Para isso, é necessário que o cálculo deixe de ser uma equação e se torne uma identidade.

Na matemática, identidade é uma expressão numérica em que o valor de um lado é exatamente igual ao do outro lado. Veja um exemplo:

4x + 12 = 3x + 15

4x – 3x = 15 – 12

x = 3

Ao fazer a substituição da incógnita pelo seu valor real (x=3), teremos que:

4x + 12 = 3x + 15

4.3 + 12 = 3.3 + 15

24 = 24 (identidade)

Equação do primeiro grau

As equações podem ser classificadas conforme seu grau. O grau é dado pelo maior expoente na incógnita. Perceba, então, que não importa qual será o expoente em outros números, basta observar os expoentes que elevam a incógnita. Dessa forma, uma equação do primeiro grau contém todas as incógnitas com expoente igual a 1

112x + 14 = 100x + 78

x + 6 = 27

45 – 7x = 11x

42 + 3x = x + 1  

Observe que, no último exemplo apresentado, um dos termos está elevado ao quadrado. Entretanto, não existe potência de 2 que eleve a incógnita em si, por isso a classificação continua sendo de equação do primeiro grau

Equação do segundo grau

No caso da equação de segundo grau, uma das incógnitas deve estar elevada ao quadrado (x2) ou estar multiplicada por outra incógnita (x.y). Nesse caso, existem dois resultados possíveis para a mesma incógnita.

Isso acontece porque o número de soluções para uma equação é igual ao número do grau do cálculo. Na equação de grau 2, dois valores podem ser substituídos na equação e formar uma identidade. Eles são representados por x1 e x2, geralmente. 

16x – x2 = 60 

x1 = 6 

x2 = 10

Dada a equação do segundo grau e seus dois resultados, vamos testar se formam identidades se x for substituído por x1 ou x2.

Para x1:

16x – x2 = 60

16.6 – 36 = 60

16.6 = 60 + 36

96 = 96 (é uma identidade, então x1 é verdadeiro)

Para x2:

16x – x2 = 60

16.10 – 100= 60

16.10 = 60 + 100

160 = 160 (também é uma identidade, x2 é verdadeiro)

A estrutura geral de uma equação de segundo grau é dada por:

ax2 + bx + c = y

a,b e c são coeficientes que regem a incógnita x, resultando no valor y. 

Note que a, b e c podem ser substituídos por qualquer número para constituir essa equação do segundo grau, como demonstrado abaixo:

4x2 + 3x + 1 = y

a = 4

b = 3

c = 1

Para encontrar o valor da incógnita é possível utilizar duas fórmulas principais, que utilizam os coeficientes como base:

  • Bhaskara: ou;
  • Soma e produto: x1.x2 = c/a e x1 + x2 = -b/a

Equação biquadrada

Uma equação biquadrada possui pelo menos um coeficiente elevado ao quarto grau, sua lei de formação geral é dada por:

ax4 + bx2 + c = 0

a, b e c podem ser qualquer valor real diferente de zero.

Note como as incógnitas estão elevadas a expoentes pares (x4 e x2), essa pode ser uma característica importante para reconhecer a equação biquadrada em questões de prova. Por essa propriedade, ela é considerada uma equação redutível ao segundo grau, o que facilita os cálculos. Veja abaixo:

ax4 + bx2 + c = 0

a.x2.x2 + b.x2 + c = 0

Para a transformação, considera-se que x2  = y, então a equação passa a ser

a.y.y + b.y + c = 0

ay2 + by + c = 0

A equação biquadrada de incógnita x transformou-se em uma equação de segundo grau de incógnita y. Ao final, encontram-se y1 e y2. Cada um desses valores devem ser igualados a x2 e formar um novo cálculo do segundo grau, com duas respostas cada (x1, x2, x3, x4).

y1 = x2 ⇒ x1 e x2

y2 = x2 ⇒ xe x4

Equação modular

O módulo, na matemática, fornece o valor absoluto de algo, ou seja, a quantidade será sempre contada em números positivos. Então, uma equação modular possui pelo menos uma incógnita em valor absoluto.Ou seja, é necessário que a incógnita apareça pelo menos uma vez dentro do módulo (lxl). 

lxl = x

l-xl = x

No exemplo acima fica evidente que a modulação altera completamente os resultados da equação, por isso é importante atentar-se a essa entidade da matemática. Em alguns casos, ainda, ocorrem uma operações dentro do módulo, então o resultado da conta é quem deve aparecer em valor absoluto. Seja x = -7, a equação abaixo deve ser resolvida da seguinte forma:

lx + 4l = 

l- 7 + 4l = 

l-3l = 

l-3l = 3

lx + 4l = 3

Um dos pontos mais importantes das expressões modulares está na sua tendência para a positividade. Quando uma equação modular tem relação com uma função matemática f(x), observa-se que o gráfico fica tendencioso para y>0, observe a figura:

equação modular
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Essa imagem é uma representação dos tipos mais clássicos de equação modular, mas não é uma regra que y>0 para que a classificação seja válida.

Equação exponencial

Nas equações exponenciais, pelo menos uma incógnita deve aparecer no expoente de um número. Com isso, muitas vezes, é necessário realizar a operação inversa (logaritmo) para encontrar a resolução da expressão algébrica. 

4x = 25 – 9 

5x = 101 + 8.x

Observe que a incógnita pode aparecer como um termo simples da equação e também como expoente de outro valor. Além disso, é importante conhecer as principais potências e seus resultados, para facilitar a resolução de cálculos que terminam em valores comuns, como 22 = 4, 23 = 8, 52 = 25, 42 = 16, entre outros.

Acompanhe a solução de uma equação exponencial:

CEFET-MG 2010

Considerando a equação 2x = 5 e que log 2 = 0,3, o valor mais próximo de X é:

a) 2,2

b) 2,3

c) 2,4

d) 2,5

2x = 5

log 2x = log 5

A partir das propriedades logarítmicas, é possível substituir 5 por 10/2 e admitir que log 2x = x.log 2:

x. log 2 = log (10/2)

x .log 2 = log 10 – log 2

Como log 10 = 1 e log 2= 0,3, teremos que:

x.0,3 = 1 – 0,3

x = 0,7/03

x=2,33 (alternativa C)

Atente-se para o fato de que as equações logarítmica e exponencial se somaram para a resolução dessa questão.

+ Veja também: Equação irracional: o que é e como resolver

Equação logarítmica 

O logaritmo é uma ferramenta da matemática que permite a manipulação dos expoentes em um valor ou incógnita. São a operação inversa da exponenciação e são chamados de “logs” e apresentam um logaritmando e uma base, como mostra a figura a seguir. 

equação logariimica:  definição de logaritmo

b>0, a>0 e a≠1

Em muitos casos, o exercício requer que se encontre o valor do logaritmando. Para isso, é construída uma equação logarítmica, como a demonstrada abaixo:

log3 8 + log3(x+2)= 4

Perceba que o logaritmando b = x + 2. Então, é necessário aplicar os conhecimentos sobre logaritmos e suas propriedades, de forma a encontrar o valor da incógnita.

Equação trigonométrica

A equação trigonométrica é aquela que adiciona os conceitos de grau, seno, cosseno e tangente dos ângulos ao contexto da álgebra. Para resolvê-las, é necessário observar o valor dos arcos e grandezas trigonométricas e adicionar ao desenvolvimento do cálculo. Nesses casos é relevante lembrar que 𝜋 = 180º e 2𝜋  = 360º, para facilitar a correlação entre radianos e graus. 

4 sen x = 1

cos2 x = 1/2

Por convenção foram adotados valores de arco para cada um dos ângulos e são esses os valores utilizados para a resolução das equações trigonométricas. No gráfico abaixo, você pode observar a relação entre seno e cosseno com os valores de arco para uma função vermelha f(x) = sen x e na função azul f(x) = cos (x).

gráfico de função trigonétrica, estudo de equações trigonométricas
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Isso significa, por exemplo, que:

  • seno 0 = 0;
  • seno 1/2𝜋 = 1;
  • seno 𝜋 = 0;
  • seno 3/2𝜋 = -1;
  • cosseno 0 = 1;
  • cosseno 1/2𝜋 = 0;
  • cosseno 𝜋 = -1; e
  • cosseno 3/2𝜋 =0.

Resolução de equações

A resolução de equações depende de diferentes conhecimentos matemáticos. O jogo de sinais é um conhecimento importante, além da manipulação de igualdades para que as operações matemáticas mantenham-se as mesmas no decorrer do cálculo.

A operação inversa da multiplicação é a divisão, da subtração é a soma, da exponenciação são os logaritmos. Com essas informações, é possível inverter os termos de lado na igualdade, preservando a veracidade do cálculo. 

Para além de saber resolver uma equação, os vestibulares cobram a habilidade de interpretar dados e construir expressões algébricas a partir deles. Seja para a construção de gráficos, compreensão de lucros e prejuízos, entre outras problemáticas apresentadas em provas.

Questões de equações no Enem

ENEM 2012

Um maquinista de trem ganha R$100,00 por viagem e só pode viajar a cada 4 dias. Ele ganha somente se fizer a viagem e sabe que estará de férias de 1º a 10 de junho, quando não poderá viajar. Sua primeira viagem ocorreu no dia primeiro de janeiro. Considere que o ano tem 365 dias.

Se o maquinista quiser ganhar o máximo possível, quantas viagens precisará fazer?

a) 37
b) 51
c) 88
d) 89
e) 91

O raciocínio deste exercício exige a criação de uma equação que forneça a quantidade de viagens máximas possíveis de serem feitas.

O primeiro ponto está na observação de que o indivíduo possui 365 – 10 = 355 dias disponíveis para o trabalho. Depois disso, nota-se que seu recebimento está atrelado a um total de 4 dias trabalhados. De forma que, o número de viagens multiplicado pelo número de dias ativos deve preencher o máximo de tempo do ano:

365 – 10 = 4.x
355 = 4.x
x = 355/4
x = 88,75

Como o número de viagens não pode ser incompleto, a quantidade máxima de trabalhos completos é de 88, como aponta a alternativa C.

Note como a resolução do exercício agrega a construção de uma expressão algébrica que transmitisse as ideias enunciadas, de maneira que a matemática aparece como uma ferramenta de desenvolvimento lógico.

Alternativa C

Estude mais com a Coruja!

A banca de provas da sua faculdade dos sonhos tem testes com primeira e segunda fase? O Estratégia Vestibulares pode te ajudar! Nossos simulados são construídos com base no modelo de prova de cada banca, com gabarito e correção, inclusive para os exercícios discursivos da segunda fase. 

Para estudar e consolidar ainda mais os pontos de maior dificuldade, conte com os cursos da Coruja. Além de aulas claras, didáticas e direcionadas, os materiais são acessíveis em diversas plataformas, com ferramentas interativas, possibilidade de anotar e destacar conteúdos. Conheça essa e outras vantagens ao clicar no banner abaixo.

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também