Funções trigonométricas: fórmulas, gráficos e aplicações

Funções trigonométricas: fórmulas, gráficos e aplicações

As funções trigonométricas surgem a partir do estudo dos ângulos, que são medidos em graus para a geometria e são quantificadas em radianos na álgebra, que é uma relação matemática para realizar cálculos em trigonometria.

Para além de uma simples operação do vestibular, as funções trigonométricas são importantes para entender o comportamento de ondas, as possibilidades máximas e mínimas de uma grandeza, entre outras informações que podem ser acessadas com essa ferramenta.

Com o objetivo de apresentar e explicar o tema, o Estratégia Vestibulares preparou este artigo. Nele você encontrará um resumo com as principais propriedades das funções seno, cosseno e tangente, como domínio, imagem e gráficos. Além disso, poderá acompanhar uma resolução de exercícios sobre o tema. Acompanhe agora!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que são funções trigonométricas?

As funções trigonométricas são aquelas que admitem ângulos como parte do cálculo. Na álgebra, geralmente, esses ângulos estão convertidos na unidade dos radianos, que são obtidos a partir de um círculo padrão, como você pode observar na imagem abaixo:

Funções trigonométricas
Imagem: Adaptação/Wikimedia

Perceba que existe uma correspondência entre os ângulos do círculo com os radianos. Então, você manter em mente que 180º = ? radianos. A partir dessa correspondência, qualquer ângulo pode ser convertido em radianos, se utilizada a regra de três.

180 º ——– ? radianos
60º    –——- x 
x.180=60.?
x.3=?
x=?/3, ou seja, 60º=?/3 radianos

A partir de agora, observe cada uma das linhas, horizontal e vertical, que compõem o círculo trigonométrico. Entende-se que seu raio =1 e, a partir disso:

  • O seno é representado pelo tamanho do lado vertical de um triângulo retângulo cujo ângulo esteja marcado no círculo;
  • O cosseno é o lado horizontal do triângulo retângulo do ângulo em questão; e 
  • A tangente do ângulo é dada pela projeção da reta que marca o ângulo em 90º com o diâmetro horizontal. 
Funções trigonométricas - seno, cosseno e tangente
Imagem: Adaptação/Wikimedia

Podemos observar que, por padrão, o valor das retas no círculo trigonométrico varia de -1 a 1. De forma que se assemelha a colocar a reta real com origem no centro do círculo e seguir a contagem a partir disso. Por essa razão, existem ângulos com seno negativo ou positivo, o que também acontece nas funções cosseno e tangente. 

Alguns valores de seno, cosseno e tangente aparecem com muita frequência nos vestibulares, por isso, foram criadas algumas regras que facilitam decorá-los. 

Primeiramente, é necessário desenhar uma tabela de lado 4×4, como a que é mostrada a seguir. Depois, vamos completar todos os numeradores, de cima para baixo, da esquerda para a direita nas duas primeiras colunas com a sequência 1,2,3,3,2,1.

13
22
31

Após isso, adicionamos 2 como denominador em todos esse números. E, agora, colocamos também raízes em todos numeradores de valor 2 ou 3. 

1/23/2
2/22/2
3/21/2

Por fim, completa-se a última coluna da tabela com a sequência de √3/3, 1, √3.

1/2√3/2√3/3
√2/2√2/21
√3/21/2√3

Em ordem de cima para baixo temos os ângulos 30º,45º e 60º, descritos com seus senos, cossenos e tangentes nas colunas (da esquerda para direita), veja:

sencostg
30º1/2√3/2√3/3
45º√2/2√2/21
60º√3/21/2√3

A melhor forma de decorar esse processo é com a paródia de jingle bells: 

“um, dois, três, três, dois, um, tudo sobre dois.
A raiz vai no três e também no dois.
A tangente é diferente vejam só vocês:
Raiz de três sobre três, um, raiz de três.”

Funções trigonométricas: seno 

Como já foi dito na função seno, é considerado o valor do lado vertical do triângulo retângulo, no círculo trigonométrico. Assim, quando um ângulo de projeta para cima, seu seno é positivo. Entretanto, se ele está marcado na parte de baixo do círculo, seu seno será negativo, como mostra o diagrama abaixo.

Funções trigonométricas - seno

A lei de formação dessa função é dada por f(x) = sen(x). A partir disso, podem ser feitas algumas considerações, em termos de quais intervalos reais abrangem os valores de x e de f(x), acompanhe nos próximos tópicos.

Domínio e imagem da função seno

O domínio das funções trigonométricas diz respeito ao intervalo de variação do ângulo x. No caso de f(x) = sen(x), podemos observar que qualquer ângulo possuirá um valor correspondente em radianos. Assim, x pode ser encontrado em todos os conjuntos dos números reais, de maneira que o domínio de sen(x) é tal que f: R → R.

A imagem (Im) da função, por sua vez, marca o intervalo em que ela se encontra no eixo y do ciclo trigonométrico. No caso da função seno, observa-se que ela pode variar de -1 a 1, ou seja, Im sen(x) = [-1;1].

Essas propriedades podem ser observadas a partir do gráfico das funções trigonométricas. Para f(x)=sen(x), teremos a seguinte relação entre ângulo em radianos (eixo x) e seu seno (eixo y):

Gráfico de funções trigonométricas - seno
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Funções trigonométricas: cosseno 

A função cosseno é dada pela equação f(x) = cos(x). Sua variação no ciclo trigonométrico é regida pelo diâmetro horizontal, quando os valores estão no hemisfério direito, serão positivos. Na porção esquerda, negativos:

Funções trigonométricas - cosseno

Domínio e imagem da função cosseno

Como os ângulos, em cos(x), podem variar dentro do conjunto dos números reais, entende-se que o domínio da função cosseno também é dado por f: R → R. Semelhantemente, no eixo y do círculo trigonométrico, o valor de cos (x) se estende entre 1- e 1, ou seja, Im cos(x) = [-1;1]. Observe no gráfico:

Gráficos das funções trigonométricas - cosseno

Veja que o cosseno do ângulo 0 radianos é igual a 1, já que ele ocupa todo o raio do ciclo trigonométrico. De maneira análoga, o cosseno de ½ ? (90º) é 0, já que o posicionamento desse ângulo no plano cartesiano do círculo é igual a (0,1).

Funções trigonométricas - cosseno e seno

Funções trigonométricas: tangente 

Como nas outras funções trigonométricas, a lei de formação da função tangente é tal que f(x) = tg(x). Apesar de tal semelhança, essa equação possui muitas particularidades, já que é uma razão entre sen(x) / cos(x).

Como, em uma divisão, o denominador não pode ser igual a zero, não existe resposta para f(x) = tg(x) quando o cos(x) = 0. Por essa razão, todos os ângulos que tem 0 como cosseno não são aceitos no domínio de tg(x).

Para garantir essa afirmação, entende-se que, dada um valor inteiro k: Dom(tg) = {x ∈ R│x ≠ de π/2 + kπ; k ∈ Z}. Isso indica que toda vez que x = π/2 + kπ, a função tangente não será definida.

Em termos de imagem, ela pode variar infinitamente, já que a reta que a define não está dentro do ciclo trigonométrico e sempre é crescente. Como você pode observar no gráfico abaixo, o valor de tg(x) tende ao infinito:

Gráfico da função trigonométrica tangente

Questões sobre funções trigonométricas

ENEM 2017

Raios de luz solar estão atingindo a superfície de um lago formando um ângulo x com a sua superfície, conforme indica a figura.

Em determinadas condições, pode-se supor que a intensidade luminosa desses raios, na superfície do lago, seja dada aproximadamente por l(x) = k.sen(x) sendo k uma constante, e supondo-se que x está entre 0º e 90º.

Quando x = 30º, a intensidade luminosa se reduz a qual percentual de seu valor máximo?

a) 33%
b) 50%
c) 57%
d) 70%
e) 86%

Como k é uma constante, o valor máximo de l(x) é encontrado com sen(x) é máximo. Da imagem da função seno, sabemos o maior valor assumido por sen(x) = 1. Portanto: 

l (x) máximo = k.1

Quando x = 30º, teremos que sen 30º = ½, então:

l (30º)  = k.1/2

Então, entre l(x) máximo e l (30)º teremos uma perda de intensidade luminosa de 50%, como prediz a alternativa B. 

Aprenda mais matemática com a Coruja!

Você sabia que tirar suas dúvidas te ajuda a construir o conhecimento? Ao formular a pergunta e buscar compreender as respostas você tem a chance de consolidar o conteúdo. Por isso, o Estratégia Vestibulares disponibiliza um fórum de dúvidas com monitores especializados para te ajudar a resolver questões e sanar seus questionamentos. Quer saber mais? Clique no banner abaixo e confira!

Veja também:

Você pode gostar também