Uma das dúvidas mais comuns na hora de escrever um texto ou redação é como usar os termos embaixo ou em baixo. Ambas as construções estão corretas, mas apresentam significados completamente diferentes. Acompanhe a explicação para você não ter mais dúvidas na hora de fazer seu artigo.
Navegue pelo conteúdo
Embaixo X em baixo
Para entender quais são as diferenças, é necessário saber que as palavras fazem parte de classes gramaticais distintas. Embaixo, tudo junto, é um advérbio de lugar, enquanto em baixo, separado, é adjetivo. Veja, abaixo, as diferenças.
Embaixo: como usar e classificações
Um advérbio de lugar é usado para transmitir a ideia de algo que está em uma posição inferior a outra coisa. Ao vir logo na sequência de uma preposição, é formada uma locução adverbial. Logo, “embaixo” é o contrário de “em cima”, que por sua vez, é escrito separado. Exemplos:
O chinelo está embaixo da cama
Há uma entrada embaixo da escada
As toalhas estão embaixo das roupas de cama
Preciso que você busque o baú que ficou lá embaixo
Em baixo: como usar e classificações
Os adjetivos são termos usados para caracterizar substantivos, agregando a eles qualidade, defeito, condição, estado e outros. Em baixo, portanto, tem como objetivo qualificar o substantivo da sentença em que o termo for inserido. Exemplos:
O avião tentou seguir em baixo voo
O jogador vem em baixa na temporada
O paciente segue em baixo risco de morte
Ações da empresa estão em baixa no momento
Mais dicas de estudo
Acompanhe abaixo algumas dicas listadas pelo Estratégia:
O que, o quê e oque: qual é a diferença?
Há ou a: qual a diferença?
Se não ou senão: qual é a diferença?
Saiba mais dicas para os vestibulares com o Estratégia
Quer saber mais sobre as dúvidas que você tem em português e gramática? Acompanhe o conteúdo do Estratégia Vestibulares e fique por dentro dos nossos conteúdos novos e voltados para o tema!