Na Língua Portuguesa, enunciados são orações que apresentam um sentido completo em si mesmas. Na comunicação, podem ser considerados como a unidade real que permite o contato entre indivíduos, que transmite uma mensagem completa, que pode ser entendida.
Neste artigo, além de aprender mais sobre enunciados, concordância e classificação, conheça mais sobre frases, orações e períodos do português. Tais conhecimentos são importantes para a comunicação verbal adequada, na interpretação de textos e também para a construção de redações coesas e coerentes.
Navegue pelo conteúdo
Definição de enunciado
Enunciado é a unidade real mínima necessária para transmitir um conteúdo de maneira clara, coesa e coerente, que pode ser utilizado na linguagem verbal e escrita. Em um material escrito, cada enunciado é separado de outro por meio de pontos finais, durante a comunicação oral, a entonação é que permite a separação entre as enunciações.
Em geral, os enunciados estão relacionados com o contexto em que estão inseridos e o encadeamento desses elementos permite a construção de parágrafos com sentido e coerência ao longo de toda a mensagem. Então, é uma partícula que se relaciona com o todo presente na transmissão de uma ideia ou conteúdo.
Por isso, a interpretação de um enunciado é facilitada quando ele é contextualizado. Como exemplo, imagine o enunciado “o sonho acabou”:
- Se for dito em uma música melancólica, que retrata um término de relacionamento, a significação do texto é triste, abstrata, dramática; ou
- Se for emitido dentro de uma padaria, por uma atendente ou padeiro, então, indica que a doce de nome “sonho” não existe mais no estoque do estabelecimento.
Então, embora a definição de enunciado considere que ele é uma partícula da comunicação com sentido completo, a significação perfeita só pode ser afirmada por meio do contexto e ambiente, principalmente em contextos e vocabulários que favorecem ambiguidades.
Definição de frases
Uma frase é, também, uma mensagem de comunicação com sentido completo. Ela pode ser constituída de uma ou mais palavras, zero ou mais verbos, com uma ou mais orações. A significação pode ser afirmativa, negativa, interrogativa, exclamativa ou imperativa.
Frase x enunciado
Frases e enunciados, de certa forma, são concepções linguísticas sobrepostas. A principal diferença conceitual, via de regra, é porque os enunciados estão atrelados a um contexto específico, e as frases são mais “independentes”.
Isso não significa que uma frase não possa estar em um contexto de mensagem. Então, a diferença entre enunciado e frase trata-se, principalmente, de uma discrepância abstrata, ideológica, conceitual.
O que são orações?
Textos, frases e enunciados são constituídos de orações. Uma oração também é um elemento da Língua Portuguesa, mas trata-se de uma concepção gramatical, que estuda a mensagem do ponto de vista sintático.
Para ser considerado uma oração, o enunciado precisa conter, no mínimo, um verbo. Na sintaxe, também possuem sujeito e predicado, embora existam algumas orações sem sujeito a depender do contexto.
Em geral, uma frase ou enunciados mais longos são constituídos por uma ou mais orações completas, que relacionam-se entre si por coordenação ou subordinação, conforme a construção textual necessitar.
Por exemplo, uma frase pode ser constituída por duas orações que se associam por oposição, ou seja, uma combate a ideia proposta pela outra, como demonstrado no exemplo abaixo:
“A faculdade fornecia eventos gratuitos, mas eram mal organizados”
A primeira oração está em “A faculdade fornecia eventos gratuitos”, em que o verbo principal da oração é “fornecia”. Já a segunda oração, é “mas eram mal organizados”, que oferece uma relação adversativa em relação à primeira.
Períodos de uma oração
As orações podem, ainda, ser divididas em períodos. Um período simples é aquele que possui apenas um verbo, que geralmente é o núcleo da frase. Já os períodos compostos são os contêm dois ou mais verbos — o estudo sintático entre períodos é baseado nas diversas funções sintáticas, como sujeito, predicado, adjunto adverbial, adjunto adverbial, complemento nominal, complemento verbal, objeto direto, objeto indireto e entre outros.
Questão de vestibular sobre enunciados
Fuvest 2022
No modelo hegemônico, quase todo o treinamento é reservado para o desenvolvimento muscular, sobrando muito pouco tempo para a mobilidade, a flexibilidade, o treino restaurativo, o relaxamento e o treinamento cardiovascular. Na teoria, seria algo em torno de 70% para o fortalecimento, 20% para o cárdio e 10% para a flexibilidade e outros. Na prática, muitos alunos direcionam 100% do tempo para o fortalecimento.
Como a prática cardiovascular é infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável, essa ordem deveria ser revista.
Nuno Cobra Jr. “Fitness não é saúde”. Uol. 06/05/2021. Adaptado.
Sem alteração de sentido, o segundo parágrafo do texto poderia ser reescrito da seguinte maneira:
A) Ainda que a prática cardiovascular seja infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, essa ordem deveria ser revista, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável.
B) Para evitar que a prática cardiovascular se torne infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável, essa ordem deveria ser revista.
C) Quando a prática cardiovascular for infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, essa ordem deveria ser revista, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável.
D) Quanto mais a prática cardiovascular é infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável, essa ordem deveria ser revista.
E) Essa ordem deveria ser revista: a prática cardiovascular é infinitamente mais significativa e determinante para a nossa saúde orgânica como um todo, podendo ser considerada o “coração” de um treinamento consciente e saudável.
Resposta: A alternativa E está correta, porque, nessa reescrita, permanecem inalterados os significados originais, ainda que tenhamos uma relação de modificação de posição das informações. Notamos que, no caso, há necessidade de modificação de comportamento com relação à prática cardiovascular.
Alternativa: E.
Estude para as provas com a Coruja!
Nos pacotes do Estratégia Vestibulares, você pode acessar trilhas estratégias, elas são compostas por cronogramas completos para te guiar sobre o que, como e quando estudar. Além disso, os Livros Digitais Interativos (LDI) te ajudam durante todo o processo de aprendizagem, você ler, grifar e anotar e, quando precisar revisar, todas as informações estarão disponíveis.
A Coruja te proporciona tudo isso associado com aulas didáticas, que te dão a base de conhecimento necessário em todas as disciplinas. Clique no banner e saiba mais!