Festa junina, julina ou julhina: qual é a diferença?

Festa junina, julina ou julhina: qual é a diferença?

Veja as diferenças entre os termos junina, julina e julhina, saiba qual usar e faça a festa na hora de escrever a sua redação

Uma das mais tradicionais manifestações populares do Brasil é a festa junina, que também é chamada de julina ou julhina em algumas circunstâncias. Veja, no artigo abaixo, o que é correto para se usar e mais curiosidades sobre a dúvida.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Julina, julhina ou junina: entenda os usos

O único termo correto é o tradicional: junina, que vem de uma derivação sufixal. Já o termo julina é motivo de discórdia entre especialistas da língua portuguesa, enquanto julhina, com h, é visto como errado de forma unânime.

Junina: a forma correta!

A derivação sufixal de junina vem de juniu, que é junho em latim, somado ao sufixo -ino, formando assim o termo. Esse sufixo forma adjetivos junto a substantivos e indica relação, natureza ou origem. Portanto, junino se refere ao mês de junho. Veja exemplos:

  • Vamos à festa junina da igreja matriz?;
  • Você gosta de festas juninas?;
  • Eu serei o padre da festa junina da minha escola; e
  • Adoro os doces da festa junina do meu bairro.

Julina: o que é e porque é aceito

Assim como junina advém do mês de origem, o termo julina pode se considerar de mesma origem, mas do mês de julho. A recomendação, portanto, é usar sempre o termo junina, já que não há um consenso sobre o uso do termo.

Julhina: porque é errado

Seguindo a explicação sobre a derivação sufixal dos termos, a palavra julhina não é considerada correta justamente porque o correto, no caso do mês de julho não leva a letra h. Logo a variação é um desvio linguístico, e não deve ser utilizada.

Mais dicas de estudo

Estude com o Estratégia Vestibulares

Que tal conferir mais dicas de Português? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a benefícios exclusivos, como cursos intensivos e extensivos, simulados preparatórios, redações corrigidas e revisões de véspera que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também