Onde ou aonde: qual é a diferença?

Onde ou aonde: qual é a diferença?

Já se perguntou quando usar “onde” ou “aonde”? O Estratégia Vestibulares preparou este artigo para te ajudar nisso; confira já

Já ficou em dúvida sobre quando usar “onde” ou “aonde”? Por mais que às vezes nos confundamos, o uso de cada um dos termos é simples. Dessa maneira, o Estratégia Vestibulares  separou as principais informações a respeito da diferença entre “onde” e “aonde” para você evitar possíveis confusões.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Onde ou aonde?

Confira algumas regrinhas básicas que te ajudarão a não se confundir novamente:

  • Onde: advérbio de lugar e pronome relativo
  • Aonde: usado quando acompanhado de outro termo que exige preposição

Onde: como usar?

A palavra “onde” é usada para se referir ao lugar e pode ser substituída pelos termos “em que”, “na qual” e “no qual”. Além disso, tem função de pronome relativo quando se refere a um local já mencionado anteriormente e deve ser usada com verbos que indicam permanência.

  • Onde devo buscar meu material?
  • No lugar onde moro está calor

Aonde: como usar?

Sendo formada pela combinação da preposição “a” com o pronome ou advérbio “onde,”, a palavra “aonde” deve ser usada quando o termo está acompanhado de outro que também exige preposição. Não obstante, é usado quando apresenta verbos que indicam movimento.

  • Aonde você quer ir?
  • Vou ver aonde meu aluno foi

Mais dicas de estudo

A seguir, confira mais dicas

Estude com o Estratégia Vestibulares

Quer saber mais dicas de Português? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a benefícios exclusivos, como cursos e simulados preparatórios. Acesse agora e confira essas e demais novidades que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

Imagem de lançamento da campanha do Black November do Estratégia Vestibular
Você pode gostar também