Funções inorgânicas: o que são ácidos, bases, sais e óxidos?

Funções inorgânicas: o que são ácidos, bases, sais e óxidos?

Na química, as funções inorgânicas agrupam aquelas moléculas que não apresentam átomos de carbono em cadeias. Existem quatro conjuntos básicos de substâncias inorgânicas, que se comportam de maneira semelhante e têm características similares. São esses grupos: os ácidos, as bases, os óxidos e os sais.

Este artigo resume as principais informações que definem a classificação das funções inorgânicas. Além disso, aprenda como identificar esses compostos e quais são as características marcantes de cada um deles.

Além disso, acompanhe a discussão e resolução de uma questão do Enem que aborda o tema. Inclusive, atente-se ao assunto, porque tem grande recorrência nas provas de vestibulares nacionais.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quais são as funções inorgânicas?

Ao observar compostos químicos que não têm cadeias carbônicas, as funções inorgânicas, podemos dividi-los a partir do comportamento que eles apresentam quando fazem contato com moléculas de água. 

Foi a partir desse critério que se criou os grupos de bases, ácidos, óxidos e sais. Aliás, essa interação se relaciona com os estudos do químico Arrhenius, que identificou as reações elétricas de cada um dos átomos.

Ácidos

A primeira forma de identificar um ácido inorgânico é observar que todos eles não contém cadeias carbônicas e, obrigatoriamente, possuem um ou mais átomos de hidrogênio. A molécula ácida é formada por meio de ligações covalentes, quando os átomos compartilham um ou mais pares de elétrons em suas órbitas. Nesse sentido, quando são imersos em água, alteram sua configuração molecular.

A característica mais marcante dessas substâncias, então, é a liberação de íons de hidrogênio (H+). Isso acontece porque os ácidos sofrem um processo de ionização: quando os átomos se separam, de forma que um fica com o elétron que estava compartilhado e outro perde essa mesma partícula negativa. Observe a figura abaixo para compreender melhor.

Outra propriedade interessante dos compostos ácidos é que, em solução química, a liberação de cargas eletricamente ativas propicia a passagem de corrente elétrica. Então, por exemplo, se uma substância ácida estiver em contato com eletricidade, você pode ser eletrocutado apenas ao tocar nos compostos químicos.

Esse atributo também varia conforme a quantidade de íons H+ que o ácido é capaz de liberar. Por isso, essas substâncias são divididas em ácidos fortes, moderados e fracos. Essa medida é realizada conforme o pH da substância, que tem menor número quanto mais forte for o ácido.

Um exemplo importante da função inorgânica dos ácidos é o HCl (ácido clorídrico), que aparece no suco gástrico, presente no estômago e substância ativa na digestão dos alimentos que comemos. Esse composto confere um pH baixíssimo (pH =2) e extremamente ácido para o órgão.

Bases

A função inorgânica das bases, também chamadas de hidróxidos, agrupa as substâncias que não tem cadeia carbônica e que, quando colocadas em contato com a água, liberam o ânion OH. Esse grupo químico é chamado de hidroxila e confere uma propriedade básica (ou alcalina) para o meio.

De modo semelhante ao que vimos anteriormente, as bases também podem ser classificadas conforme o grau de dissociação que sofrem. As bases fortes possuem um alto pH, que indica baixa acidez e alta alcalinidade; os compostos mais fracos possuem baixo pH, demonstrando uma alta acidez e pouca propriedade básica.

Uma das bases inorgânicas mais conhecidas é a soda cáustica, descrita pela fórmula NaOH (hidróxido de sódio). Ela está presente em diversos produtos de limpeza e pode ser utilizada para a fabricação de sabão caseiro, feito pela união entre soda cáustica e gorduras.

Óxidos

No caso da função inorgânicas dos óxidos, existem apenas substâncias formadas por dois elementos químicos, na quantidade de átomos necessária para a estabilização da molécula, por exemplo Al2O3, CO ou FeO.

Como sugere o nome, um elemento químico é obrigatório para a constituição de um óxido, é o oxigênio. Com base no que aprendemos até aqui, então, os óxidos são formados por átomos de oxigênio relacionados com átomos de outro elemento X.

É importante que esse elemento X seja menos eletronegativo que o óxido. Como o oxigênio tem um comportamento extremamente negativo, apenas o flúor tem essa característica mais forte do que ele. Dessa forma, X é qualquer elemento da tabela periódica, exceto pelo flúor.

A reação entre óxidos com bases ou ácidos forma os sais. Para isso, quando reagimos óxidos formados por oxigênio + metal com os ácidos, há formação de sal e água. Para os óxidos constituídos de oxigênio e um elemento ametálico, a formação de sal e água se dá pela reação com substâncias básicas.

Um dos principais óxidos que costumam cair nos vestibulares é o óxido de cálcio (CaO). Ele é popularmente conhecido como cal e pode ser utilizado na construção civil, mas tem papel importante na correção do pH do solo, no campo da agricultura.

+ Veja também: Reações inorgânicas: definição, tipos e questões de vestibular

Sais

Os sais são compostos formados por ligações iônicas, quando um ânion interage com um cátion para formar uma substância, como na relação entre o Na+ e o Cl, que constitui o cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal de cozinha.

Considere o exemplo acima e perceba que a forma dessas moléculas, à temperatura e pressões normais, é dada por sólidos cristalinos. Além disso, note que os sais não evaporam mesmo se colocados dentro de uma panela vazia, aquecida pelo fogão. Esse comportamento é devido à alta temperatura de ebulição observada para os compostos dessa função inorgânica.

A condução de eletricidade também é observada quando colocamos os sais em uma solução aquosa, pela possibilidade das cargas elétricas transitarem pelo meio. Por fim, lembre-se que os sais têm sabor salgado.

Questão sobre funções inorgânicas

(PUC-RIO 2008)

Cloreto de sódio é um composto iônico que se encontra no estado sólido. Dissolvido em água, se dissocia completamente. Acerca desse sal, é INCORRETO afirmar que:

A) tem fórmula NaCl.
B) no estado sólido, a atração entre os seus íons é muito forte e por essa razão possui elevado ponto de fusão.
C) em solução aquosa, conduz corrente elétrica muito bem.
D) a ligação entre os seus íons é por covalência.
E) HCl e NaOH são o ácido e a base que dão origem a esse sal.

A alternativa D é incorreta porque todos os sais são constituídos a partir de ligações iônicas.

Estude para o Enem com o Estratégia Vestibulares!

Diversas questões comentadas a passo a passo, fórum de dúvidas, professores especialistas e aulas didáticas. Você encontra tudo isso na Coruja! Aqui você só tem vantagens: o curso é focado na prova do Enem e o material didático está disponível em pdf, online e em aulas gravadas ou ao vivo, no canal do YouTube do Estratégia Vestibulares. Clique no banner e aproveite!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também