Tabela Periódica completa e atualizada: histórico, organização, propriedades e mais!

Tabela Periódica completa e atualizada: histórico, organização, propriedades e mais!

Conhecer a tabela periódica completa e atualizada é importante para o estudo pré-vestibular. Essa ferramenta da química fornece, organizadamente, informações sobre os elementos químicos, a possibilidade de interação entre eles e as propriedades atribuídas.

Para te ajudar a entender a disposição dos elementos químicos, o agrupamento deles em grupos e períodos, além de conhecer as propriedades periódicas que podem ser observadas na tabela, o Estratégia Vestibulares preparou o resumo abaixo.

Ao fim de sua leitura, você pode treinar seu conhecimento e ver como o assunto é cobrado na prova: foram selecionadas questões de vestibulares sobre a Tabela Periódica, com resolução e gabarito. Confira!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é Tabela Periódica?

A tabela periódica é um modelo criado para organizar os elementos químicos conhecidos pelos seres humanos, conforme suas semelhanças e diferenças entre si. 

O tamanho dos átomos, a quantidade de elétrons na camada de valência, o comportamento do material e outras características foram levadas em consideração, constituindo a tabela periódica completa e atualizada que utilizamos nos dias de hoje.

Em sua última versão, ela possui 118 elementos — dos quais 92 são encontrados na natureza e 26 são artificiais. Por convenção, eles estão dispostos cada um em um quadrado, juntamente com o número de prótons presentes em seu núcleo, representado por Z.

O Z de um elemento químico é o que o identifica. Isso acontece porque o número de prótons do elemento não se altera facilmente, somente em reações químicas do tipo nuclear, que não são recorrentes no dia a dia. 

Geralmente, os outros constituintes de um átomo são variáveis ao longo do tempo, com os processos e reações químicas. Então, é possível que elementos diferentes apresentem o mesmo número de nêutrons e/ou de elétrons, mas nunca o mesmo valor de prótons. 

Breve histórico da Tabela Periódica

A tabela periódica foi criada, primeiramente em 1869, quando o químico russo Dmitri Mendeleev montou uma organização mais simples dos sessenta elementos conhecidos até aquela época.

O arranjo dos símbolos nos quadradinhos partia do princípio de que alguns elementos possuíam propriedades e características muito semelhantes e, por isso, deveriam ser agrupados próximos. 

Com o passar dos anos essa disposição foi sendo aprimorada, novas características e elementos foram descobertos e a tabela periódica está sempre passando por atualizações, conforme a ciência avança.

A principal função da tabela é, portanto, facilitar a identificação, classificação e descrição dos elementos, conforme sua posição nessa ferramenta.

Como ler a tabela periódica?

Na tabela periódica, a representação de um elemento químico é dada por uma ou duas letras, que é um símbolo utilizado internacionalmente. Essa simbologia parte do nome do átomo escrito em latim ou grego.  Por exemplo, o S utilizado em enxofre parte da palavra latina Sulphur.

Outros símbolos famosos: H = hidrogênio, O = oxigênio = , F = flúor, Hg = mercúrio (hydrargyrum), Ca = cálcio, Na = sódio (Natrium), K = potássio (Kallium), Cu = cobre (Cuprum), e entre outros.

Veja, na figura abaixo, um exemplo da representação química periódica:

A disposição dos elementos da tabela é dada pela ordem crescente de Z, no sentido de leitura ocidental: da esquerda para a direita, de cima para baixo. Ou seja, o primeiro elemento tem Z=1 (Hidrogênio), enquanto o último terá Z=118 (Oganesson).

Para consultar a tabela periódica, pode ser importante ter em mãos uma dessas informações: símbolo, nome e número de prótons.

Organização da Tabela Periódica

tabela periódica
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Grupos

Os grupos periódicos, anteriormente chamados de famílias, são as colunas da Tabela. Em cada uma delas, os elementos possuem características físico-químicas semelhantes — a única exceção a essa regra é o Hidrogênio, que não segue todas as propriedades do grupo a que pertence.

Os elementos químicos que estão na mesma família possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência, mesmo que o número de elétrons totais seja diferente. 

Isso implica na forma como elas interagem com outras substâncias.Veja um exemplo: os elementos químicos do grupo 2 formam cátions bivalentes (Ca2+, Mg2+), enquanto os elementos do grupo 17 (Cl, F) constituem ânions monovalentes. A interação entre essas famílias dá origem a substâncias como: CaCl2, CaF2, MgCl2, MgF2

Conheça agora os grupos periódicos:

  • Grupo 1: Metais Alcalinos;
  • Grupo 2: Metais Alcalino-terrosos;
  • Grupo 13: Família do Boro;
  • Grupo 14: Família do Carbono;
  • Grupo 15: Família do Nitrogênio;
  • Grupo 16: Calcogênios (do Oxigênio);
  • Grupo 17: Halogênios (do Flúor); e
  • Grupo 18: Gases Nobres.

Os grupos de 3 a 11 são formados por elementos de transição, que possuem características semelhantes tanto com o lado esquerdo da tabela, quanto com o lado direito. Por isso, eles ficam no meio, conforme propôs Mendeleev.

+ Veja também: Forças intermoleculares: iônica, covalente, metálica, dipolos e hidrogênio

Períodos

Os períodos da tabela periódica são as linhas horizontais da estrutura. Todos os elementos de mesmo período possuem, necessariamente, o mesmo número de camadas eletrônicas.

O período dos lantanídeos e actinídeos possuem, cada um, 15 elementos. Para evitar que a Tabela ficasse muito longa, essas linhas são escritas abaixo da estrutura, como você pode observar nas linhas verdes abaixo:

tabela periódica
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Propriedades periódicas

A forma como a tabela periódica é organizada favorece reconhecer propriedades dos átomos, como o tamanho do raio atômico, a afinidade dele por elétrons, a qualidade metálica ou não metálica, entre outras informações.

Veja um esquema de como esses valores aumentam — a seta indica o aumento da intensidade do que está sendo medida.

propriedades periódicas
Imagem: Reprodução/Wikimedia

+ Veja mais: Química geral: o que é e principais assuntos

Videoaula sobre Tabela Periódica

Quer aprender ainda mais sobre a organização periódica dos elementos químicos? Assista à videoaula gratuita sobre o tema, no canal do YouTube do Estratégia Vestibulares!

Questões de vestibulares sobre Tabela Periódica

Na mitologia grega, Nióbia era a filha de Tãntalo, dois personagens conhecidos pelo sofrimento. O elemento químico de número atômico (Z) igual a 41 tem propriedades químicas e físicas tão parecidas com as do elemento de número atômico 73 que chegaram a ser confundidos.

Por isso, em homenagem a esses dois personagens da mitologia grega, foi conferido a esses elementos os nomes de nióbio (Z = 41) e tãntalo (Z = 73). Esses dois elementos químicos adquiriram grande importância econômica na metalurgia, na produção de supercondutores e em outras aplicações na indústria de ponta, exatamente pelas propriedades químicas e físicas comuns aos dois.

KEAN, S. A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011 (adaptado).

A importância econômica e tecnológica desses elementos, pela similaridade de suas propriedades químicas e físicas, deve-se a

a) terem elétrons no subnível f
b) serem elementos de transição interna.
c) pertencerem ao mesmo grupo na tabela periódica.
d) terem seus elétrons mais externos nos níveis 4 e 5, respectivamente.
e) estarem localizados na família dos alcalinos terrosos e alcalinos, respectivamente.

Na tabela periódica, elementos químicos com propriedades físico-químicas semelhantes estão arranjados na mesma coluna e pertencem ao mesmo grupo. Assim, a alternativa correta é a letra C.

Estude mais sobre química com a Coruja!

Quer estudar para o Enem e não sabe por onde começar? Conheça o curso intensivo Enem do Estratégia Vestibulares. Com ele você terá acesso a aulas, materiais e simulados exclusivos. Clique no banner abaixo e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja também:

Você pode gostar também