Tabela Periódica completa e atualizada: histórico, organização, propriedades e mais!

Conhecer a tabela periódica completa e atualizada é importante para o estudo pré-vestibular. Essa ferramenta da química fornece, organizadamente, informações sobre os elementos químicos, a possibilidade de interação entre eles e as propriedades atribuídas.

Para te ajudar a entender a disposição dos elementos químicos, o agrupamento deles em grupos e períodos, além de conhecer as propriedades periódicas que podem ser observadas na tabela, o Estratégia Vestibulares preparou o resumo abaixo.

Ao fim de sua leitura, você pode treinar seu conhecimento e ver como o assunto é cobrado na prova: foram selecionadas questões de vestibulares sobre a Tabela Periódica, com resolução e gabarito. Confira!

O que é Tabela Periódica?

A tabela periódica é um modelo criado para organizar os elementos químicos conhecidos pelos seres humanos, conforme suas semelhanças e diferenças entre si.

O tamanho dos átomos, a quantidade de elétrons na camada de valência, o comportamento do material e outras características foram levadas em consideração, constituindo a tabela periódica completa e atualizada que utilizamos nos dias de hoje.

Em sua última versão, ela possui 118 elementos — dos quais 92 são encontrados na natureza e 26 são artificiais. Por convenção, eles estão dispostos cada um em um quadrado, juntamente com o número de prótons presentes em seu núcleo, representado por Z.

O Z de um elemento químico é o que o identifica. Isso acontece porque o número de prótons do elemento não se altera facilmente, somente em reações químicas do tipo nuclear, que não são recorrentes no dia a dia.

Geralmente, os outros constituintes de um átomo são variáveis ao longo do tempo, com os processos e reações químicas. Então, é possível que elementos diferentes apresentem o mesmo número de nêutrons e/ou de elétrons, mas nunca o mesmo valor de prótons.

Breve histórico da Tabela Periódica

A tabela periódica foi criada, primeiramente em 1869, quando o químico russo Dmitri Mendeleev montou uma organização mais simples dos sessenta elementos conhecidos até aquela época.

O arranjo dos símbolos nos quadradinhos partia do princípio de que alguns elementos possuíam propriedades e características muito semelhantes e, por isso, deveriam ser agrupados próximos.

Com o passar dos anos essa disposição foi sendo aprimorada, novas características e elementos foram descobertos e a tabela periódica está sempre passando por atualizações, conforme a ciência avança.

A principal função da tabela é, portanto, facilitar a identificação, classificação e descrição dos elementos, conforme sua posição nessa ferramenta.

Como ler a tabela periódica?

Na tabela periódica, a representação de um elemento químico é dada por uma ou duas letras, que é um símbolo utilizado internacionalmente. Essa simbologia parte do nome do átomo escrito em latim ou grego.  Por exemplo, o S utilizado em enxofre parte da palavra latina Sulphur.

Outros símbolos famosos: H = hidrogênio, O = oxigênio = , F = flúor, Hg = mercúrio (hydrargyrum), Ca = cálcio, Na = sódio (Natrium), K = potássio (Kallium), Cu = cobre (Cuprum), e entre outros.

Veja, na figura abaixo, um exemplo da representação química periódica:

A disposição dos elementos da tabela é dada pela ordem crescente de Z, no sentido de leitura ocidental: da esquerda para a direita, de cima para baixo. Ou seja, o primeiro elemento tem Z=1 (Hidrogênio), enquanto o último terá Z=118 (Oganesson).

Para consultar a tabela periódica, pode ser importante ter em mãos uma dessas informações: símbolo, nome e número de prótons.

Organização da Tabela Periódica

tabela periódica

Grupos

Os grupos periódicos, anteriormente chamados de famílias, são as colunas da Tabela. Em cada uma delas, os elementos possuem características físico-químicas semelhantes — a única exceção a essa regra é o Hidrogênio, que não segue todas as propriedades do grupo a que pertence.

Os elementos químicos que estão na mesma família possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência, mesmo que o número de elétrons totais seja diferente.

Isso implica na forma como elas interagem com outras substâncias.Veja um exemplo: os elementos químicos do grupo 2 formam cátions bivalentes (Ca2+, Mg2+), enquanto os elementos do grupo 17 (Cl, F) constituem ânions monovalentes. A interação entre essas famílias dá origem a substâncias como: CaCl2, CaF2, MgCl2, MgF2

Conheça agora os grupos periódicos:

• Grupo 1: Metais Alcalinos;
  • Grupo 2: Metais Alcalino-terrosos;
  • Grupo 13: Família do Boro;
  • Grupo 14: Família do Carbono;
  • Grupo 15: Família do Nitrogênio;
  • Grupo 16: Calcogênios (do Oxigênio);
  • Grupo 17: Halogênios (do Flúor); e
  • Grupo 18: Gases Nobres.

Os grupos de 3 a 11 são formados por elementos de transição, que possuem características semelhantes tanto com o lado esquerdo da tabela, quanto com o lado direito. Por isso, eles ficam no meio, conforme propôs Mendeleev.

+ Veja também: Forças intermoleculares: iônica, covalente, metálica, dipolos e hidrogênio

Períodos

Os períodos da tabela periódica são as linhas horizontais da estrutura. Todos os elementos de mesmo período possuem, necessariamente, o mesmo número de camadas eletrônicas.

O período dos lantanídeos e actinídeos possuem, cada um, 15 elementos. Para evitar que a Tabela ficasse muito longa, essas linhas são escritas abaixo da estrutura, como você pode observar nas linhas verdes abaixo:

tabela periódica

Propriedades periódicas

A forma como a tabela periódica é organizada favorece reconhecer propriedades dos átomos, como o tamanho do raio atômico, a afinidade dele por elétrons, a qualidade metálica ou não metálica, entre outras informações.

Veja um esquema de como esses valores aumentam — a seta indica o aumento da intensidade do que está sendo medida.

propriedades periódicas
Imagem: Reprodução/Wikimedia

+ Veja mais: Química geral: o que é e principais assuntos

Videoaula sobre Tabela Periódica

Quer aprender ainda mais sobre a organização periódica dos elementos químicos? Assista à videoaula gratuita sobre o tema, no canal do YouTube do Estratégia Vestibulares!

Questões de vestibulares sobre Tabela Periódica

Na mitologia grega, Nióbia era a filha de Tãntalo, dois personagens conhecidos pelo sofrimento. O elemento químico de número atômico (Z) igual a 41 tem propriedades químicas e físicas tão parecidas com as do elemento de número atômico 73 que chegaram a ser confundidos.

Por isso, em homenagem a esses dois personagens da mitologia grega, foi conferido a esses elementos os nomes de nióbio (Z = 41) e tãntalo (Z = 73). Esses dois elementos químicos adquiriram grande importância econômica na metalurgia, na produção de supercondutores e em outras aplicações na indústria de ponta, exatamente pelas propriedades químicas e físicas comuns aos dois.

KEAN, S. A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011 (adaptado).

A importância econômica e tecnológica desses elementos, pela similaridade de suas propriedades químicas e físicas, deve-se a

a) terem elétrons no subnível f
b) serem elementos de transição interna.
c) pertencerem ao mesmo grupo na tabela periódica.
d) terem seus elétrons mais externos nos níveis 4 e 5, respectivamente.
e) estarem localizados na família dos alcalinos terrosos e alcalinos, respectivamente.

Na tabela periódica, elementos químicos com propriedades físico-químicas semelhantes estão arranjados na mesma coluna e pertencem ao mesmo grupo. Assim, a alternativa correta é a letra C.

Estude mais sobre química com a Coruja!

Quer estudar para o Enem e não sabe por onde começar? Conheça o curso intensivo Enem do Estratégia Vestibulares. Com ele você terá acesso a aulas, materiais e simulados exclusivos. Clique no banner abaixo e saiba mais!