Isomeria óptica: o que é, compostos, exemplos e questões

Isomeria óptica: o que é, compostos, exemplos e questões

A isomeria óptica é a propriedade de compostos que possuem a mesma fórmula molecular, mesma massa molar, mas com isomeria em sua distribuição espacial. Os isômeros opticamente ativos são capazes de desviar o plano de uma luz polarizada. Continue lendo para saber mais!

O que é isomeria óptica?

Isomeria: definição

A isomeria é uma propriedade de compostos químicos, quando duas substâncias diferentes possuem a mesma massa molecular, mesma fórmula molecular, porém sua constituição estrutural difere. 

Diversos tipos de isômeros podem ser observados. Abaixo estão relacionadas as classificações de isomeria plana, acompanhe!

  • Isomeria de função é quando dois compostos de igual fórmula molecular possuem grupos funcionais distintos — como um grupamento álcool em uma molécula e uma carbonila em seu isômero;
  • Isomeria de posição, quando os grupos funcionais ou radicais são adicionados em posições diferentes da cadeia carbônica;
  • Na metameria, os isômeros possuem estrutura diferente porque o heteroátomo está posicionado em lugares distintos do esqueleto carbônico;
  • Compostos isômeros de cadeia são aqueles que apresentam cadeias de classificações diferentes — uma molécula de esqueleto carbônico aberto e saturado, com a mesma fórmula molecular de outra com cadeia fechada e insaturada, por exemplo; e
  • Por fim, a isomeria do tipo tautomeria é quando dois isômeros funcionais apresentam um comportamento de equilíbrio: um se transforma no outro — um exemplo comum seria um álcool em reação equilibrada com uma cetona.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Isomeria óptica

Foram citadas diversas classificações de isomeria, mas nada se falou a respeito da isomeria óptica até aqui. Isso acontece porque esse tipo de isômero apresenta uma semelhança em termos espaciais

Para definir se dois compostos possuem isomeria óptica, é necessário observar o comportamento da luz polarizada ao passar por essas moléculas.

Primeiramente, vamos recordar o que é uma luz polarizada: a luz que vemos no dia a dia é um conjunto de ondas eletromagnéticas que se propagam em diferentes planos. Para polarizar esses feixes luminosos é preciso que eles atravessem um material que vai selecionar um plano específico para que prossigam seu caminho, veja no esquema abaixo:

isomeria óptica - polarização da luz
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Compostos isômeros são aqueles que conseguem desviar o trajeto de uma luz polarizada. Quando uma molécula altera a luz polarizada para o lado direito ela é chamada de isômero dextrógiro. Se a mudança no sentido é para a esquerda, ela é denominada de isômero levógiro.

Como saber se existe isomeria óptica?

A isomeria óptica só pode acontecer quando a molécula possui um carbono assimétrico. Esse tipo de átomo, também chamado de carbono quiral é representado por C* e apresenta ligantes diferentes em cada uma de suas quatro ligações.

A palavra “quiral”, de origem grega, remete ao termo “mão”. Isso acontece porque os isômeros ópticos são “espelhados” entre si, tal qual quando colocamos uma mão de frente para a outra. 

isomeria óptica
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Note, na figura acima, como o átomo de carbono está relacionado com diferentes grupos de ligação: 

  • Um grupo possui a função amina (NH2);
  • O outro ligante é um COOH, ácido carboxílico;
  • A outra ligação está preenchida por um hidrogênio; e 
  • Por fim, os elétrons que sobraram estão sendo compartilhados em um radical carbônico R.

Isômeros opticamente ativos

isomeria óptica - compostos ativos
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Isômeros opticamente ativos também podem ser chamados de enantiômeros. A estrutura deles é completamente espelhada e, quando colocado um acima do outro, não pode haver correspondência entre os átomos.

Ao observar uma só fórmula estrutural, é possível determinar o número de isômero ópticos para aquele composto. Seja n o número de carbonos assimétricos na molécula, haverão 2n enantiômeros daquela fórmula molecular.

Isômeros opticamente inativos

Quando uma quantidade equimolar de moléculas dextrógiras e levógiras é misturada, chama-se de uma mistura racêmica. Como ambos os compostos apresentam atividade oposta na luz polarizada, a função óptica de um isômero é apagada pelo desvio empregado pelo outro enantiômero. 

Logo, a interferência de uma molécula na outra diminui o desvio óptico da outra, a mistura racêmica é considerada opticamente inativa.

Sendo n o número de carbonos assimétricos, com n>1, a quantidade de isômeros opticamente inativos é dada por 2n-1.

Isomeria óptica em compostos cíclicos

A isomeria óptica aparece em compostos cíclicos quando a molécula apresenta um carbono quiral. Esse átomo tem dois ligantes fora do ciclo, e a sequência horária de ligantes cíclicos é diferente da sequência de átomos observados no sentido anti-horário, observe:

isômeros ópticos - carbono quiral
Imagem: Adaptação/Wikimedia

Para o enantiômero A:

  • Os ligantes fora do ciclo são hidrogênio e grupo metil;
  • A sequência horária a partir do carbono quiral é O, CH2, CH2, CH2
  • A sequência anti-horária partindo do mesmo carbono assimétrico é dada por  CH2, CH2, CH2, O; e 
  • Esses tópicos afirmam a quiralidade do carbono, mesmo que disposto em um composto cíclico.

Circunstância semelhante acontecerá com o isômero B, com dois ligantes não inclusos no ciclo e sequências horária e anti-horária diferentes.

Questão de vestibular sobre isomeria óptica

FATEC 2015

A história do seriado Breaking Bad gira em torno de um professor de Química do ensino médio, com uma esposa grávida e um filho adolescente que sofre de paralisia cerebral. Quando é diagnosticado com câncer, ele abraça uma vida de crimes, produzindo e vendendo metanfetaminas. O uso de drogas pode desestabilizar totalmente a vida de uma pessoa, gerando  consequências devastadoras e permanentes. Muitas vezes, toda a família é afetada. As metanfetaminas são substâncias relacionadas quimicamente com as anfetaminas e são um potente estimulante que afeta o sistema nervoso central.

(http://tinyurl.com/pffwfe6 Acesso em: 13.06.2014. Adaptado)

A metanfetamina, N-metil-1-fenilpropano-2-amina, fórmula C10H15N , apresenta os isômeros representados pelas fórmulas estruturais: 

questão sobre isomeria óptica
Imagem: Reprodução/Wikimedia

A análise das estruturas nos permite concluir, corretamente, que os compostos são isômeros

a) de cadeia.
b) de posição.
c) de função.
d) geométricos.
e) ópticos.

Somente ao olhar a figura, podemos observar que ocorre um “espelhamento” entre as duas fórmulas estruturais. Vamos procurar, então, um carbono assimétrico para confirmar a suspeita. 

O carbono quiral está na porção não cíclica da molécula, e seus ligantes são: CH3,H, HNCH3, e a cadeia carbônica. Assim, a alternativa correta é a letra E.

Estude mais química com a Coruja!

Conheça os cursos preparatórios para o Enem do Estratégia Vestibulares. As aulas são específicas para cada área do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza, humanidades e redação. Treine o conhecimento por meio de simulados, questões e tire suas dúvidas nos fóruns online. Quer saber mais? Clique no banner abaixo. 

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também