Número de oxidação (nox): o que é, como calcular, tabelas

Número de oxidação (nox): o que é, como calcular, tabelas

Nox é uma abreviação padrão para o número de oxidação de um elemento químico. Diz respeito a quantidade de carga elétrica que os átomos daquela espécie podem admitir quando estão dispostas em ligações iônicas. 

Conhecer esse valor é importante tanto para compreender as conexões iônicas, como entender as reações de oxirredução, que muitas vezes precisam ser balanceadas a partir do número de oxidação. Saiba mais sobre os conceitos e valores em nox ao ler este artigo. Vamos lá?

Conceito de número de oxidação

Além de representar a carga elétrica admitida quando o elemento está em ligação iônica, o nox também é a mudança elétrica parcial que pode ser observada nos casos em que o átomo faz ligação covalente. 

Afinal, mesmo no compartilhamento eletrônico, há uma diferença entre qual estrutura atômica atrai mais ou menos os elétrons. Pode ser, por exemplo, que a nuvem eletrônica fique mais próxima ao átomo mais eletronegativo, tornando o nox negativo, ao mesmo tempo que o outro átomo que compartilha fica com número de oxidação mais positivo.

De toda forma, afinal, o nox representa a quantidade de elétrons que um átomo perdeu ou ganhou de sua camada de valência. Nessa matéria da química, esses processos podem ser chamados de oxidação ou redução. 

A redução acontece quando o elemento está ganhando elétrons. Para memorizar, pense que essas partículas subatômicas possuem carga negativa e estão “reduzindo”. Nesse caso, o nox do elemento está diminuindo: se ele tem 3 elétrons faltando em sua órbita (carga positiva = +3), com a redução de um elétron, estarão faltando 2.

Ao mesmo tempo, a oxidação é o processo que ocorre quando o átomo ganha elétrons do meio. Um elemento que possui 2 elétrons a mais (carga negativa = -2) em sua camada de valência pode ser oxidado e ficar com carga elétrica neutra, quando ganhar 2 elétrons de outro átomo. 

Dessa forma, então, toda vez que o número de nox aumentar trata-se de uma oxidação e, quando o nox diminui, ocorre uma redução. Como está descrito na tabela abaixo.

ReduçãoOxidação
Número de oxidação diminuiNúmero de oxidação aumenta
Ganho de elétronsPerde elétrons
Exemplos-2 → -3+4 → +1+ 2 → 0Exemplos-2 → -10 → +5+2 → +4

Valores de nox

Para calcular o número de oxidação de um átomo, é importante conhecer algumas regras a respeito desse conceito. Depois de consideradas todas elas, fica mais fácil de encontrar o nox dos elementos que não estão listados nas normas. Acompanhe. 

Nox de substâncias simples

O nox de substâncias simples, ou seja, moléculas que possuem átomos de um só elemento é sempre igual a zero. Então, o número de oxidação do O2, N2, F2, Na, Fe, Al, H2 é 0.

Nox de íons de um só átomo

No caso de íons, o nox é igual a sua carga elétrica. Isso indica que os ânions possuem nox negativo e cátions têm nox positivos. Então como exemplo, o nox de H+ é +1 e o nox de F-1 é -1. 

Nox de íons de mais de um átomo

Quando os íons são constituídos pela união de vários átomos, a soma dos nox dos elementos fornece o nox daquele íon. Por exemplo, em SO4-2 o nox é -2 porque:

  • Nox S = +6, nesse composto;
  • Por tabela, nox O = -2, multiplicado pelo número de átomos é tal que -2.4=-8;
  • A soma entre + 6 + (-8) = -2 → nox do íon.

Substâncias iônicas ou moleculares

Se os átomos estão ligados por conexões covalentes ou iônicas que se equilibram, o nox daquela substância será igual a 0. Como é o caso do NaCl (Na+Cl). 

Tabela de nox fixo 

Alguns elementos e famílias possuem o valor de nox fixo e é importante decorar a maior parte deles, o que facilita quando precisar descobrir o número de oxidação dos átomos que variam em nox.

Elementos NoxTipo de ligação ou situaçãoExemplo
Metais alcalinos (IA)Li, Na, K, Rb, Cs e Fr+1Substâncias compostasNaClKOH
Metais alcalinos terrosos (IIA)Be, Mg, Ca, Sr, Ba e Ra+2Substâncias compostasCa(OH)2MgCl2
Prata (Ag)+1Substâncias compostasAgOH
Zinco (Zn)+2Substâncias compostasZnCl2
Alumínio (Al)+3Substâncias compostasAl(OH)3
Enxofre (S)-2Substâncias em que o enxofre é o elemento mais eletronegativoAu2S
Halogênios (F, Cl, Br e I)-1Substâncias compostas em que o enxofre é o halogênio mais eletronegativoNaClHFHI
Oxigênio (O)-2Na maior parte das substâncias compostasH2O
Oxigênio (O)-1Em peróxidosH2O2
Oxigênio (O)-1/2Em superóxidosBaO4
Oxigênio (O)+2 ou +1Em fluoretos OF2  
O2F2
Hidrogênio (H)+1 Ligado a ametais (átomos mais eletronegativos que o H)HF
Hidrogênio (H)-1Ligado a metais (átomos mais eletronegativos que ele)NaH

Como calcular o nox?

Para encontrar o nox de um átomo em uma molécula qualquer, é importante levar em consideração as regras acima apresentadas. Assim, se o elemento tiver um valor de nox variável ou desconhecido por você, é possível fazer cálculos (somas e multiplicações) e encontrar esse número de oxidação. 

Lembre-se sempre que, em uma substância composta, o valor do nox é multiplicado pelo número de átomos do elemento. Observe como será calculado o nox do enxofre na molécula de ácido sulfúrico (H2SO4).

H2SO4

Perceba que a fórmula não apresenta um íon, mas uma substância estável de carga total igual a zero. Então, a soma entre os nox dos 7 átomos deve ser igual a 0. 

nox H * 2  + nox S + nox O * 4 = 0

Por convenção, é adotado que o nox do oxigênio é igual a -2 na maior parte das substâncias compostas. Assim como o átomo de hidrogênio tem nox +1 quando está ligado a compostos menos eletronegativos do que ele. Com esses valores, vamos realizar os cálculos:

nox H * 2  + nox S + nox O * 4 = 0

1 * 2  + nox S + -2 * 4 = 0

2 + nox S – 8 = 0 

nox S – 6 = 0

nox S = 6

+ Veja também: Oxirredução: troca de elétrons e balanceamento
O que cai sobre Eletroquímica no Enem?

Questões sobre nox no vestibular

(Puccamp–SP) Descobertas recentes da Medicina indicam a eficiência do óxido nítrico (NO) no tratamento de determinado tipo de pneumonia. Sendo facilmente oxidado pelo oxigênio e NO2, quando preparado em laboratório, o ácido nítrico deve ser recolhido em meio que não contenha O2. Os números de oxidação do nitrogênio no NO e NO2 são, respectivamente:

a) +3 e +6.
b) +2 e +4
c) +2 e +2.
d) Zero e +4.
e) Zero e +2.

Estude com o Estratégia Vestibulares!

A Coruja facilita seus estudos do começo ao fim. Aqui você encontra todo o conteúdo didático para a preparação do vestibular, pode tirar suas dúvidas em fóruns online, encontrar dicas a respeito da prova no nosso canal do YouTube e ainda tem acesso aos assuntos da prova em vídeos e áudios gravados. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também