Reagentes e produtos: o que são, concentração, reação química

Reagentes e produtos: o que são, concentração, reação química

Os reagentes e produtos de uma reação química são as substâncias que interagem em conjunto, de forma que os compostos iniciais são transformados em outras moléculas. Alterações na concentração dos reagentes e produtos, ou na pressão do sistema podem resultar em resultados diferentes no meio observado. 

Acompanhe este artigo e saiba mais sobre os reagentes e produtos, quais são as características de um sistema em que ocorreu transformações químicas, como identificá-los em um sistema e em uma equação. Veja também resoluções comentadas de questões de vestibulares que abordam esse tema. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que são reagentes e produtos?

Reagentes são as substâncias que são adicionadas em um sistema, em conjunto, de forma que as moléculas colidam entre si e possam interagir. Essa conexão pode se dar tanto no sentido de formar ligações iônicas, metálicas ou covalentes. 

Quando as configurações químicas das moléculas são alteradas, são formadas novas substâncias dentro desse ambiente. Por vezes isso pode significar mudanças visíveis no sistema — isso indica que os reagentes relacionaram-se entre si, formando os produtos. 

Dessa forma, em uma reação química, os reagentes são as moléculas que estão descritas do lado inicial da seta, geralmente, no lado esquerdo dela. Por sua vez, os produtos são o resultado dessa interação, ou seja, estão apontados pela seta e ficam, na maioria das vezes, no lado direito.

No cotidiano, a sociedade lida o tempo todo com reagentes e produtos. Essa realidade é tão comum que, grande parte dos indivíduos não têm conhecimento aprofundado sobre química, mas conseguem desenvolver diversas reações químicas. 

Por exemplo, quando uma palha de aço é deixada em repouso sobre uma superfície úmida, ao longo do tempo, forma-se a ferrugem. De forma simplificada, os reagentes são o material da palha de aço, o ar e a água, que resultam na formação do produto conhecido como ferrugem.

Outra situação significativa é a combustão do gás em um fogão, quando um gás liquefeito de petróleo (GLP, o gás de cozinha) reage com o oxigênio, liberando produtos, além de energia em forma de calor. 

H2O2 (l) → H2O(l) + ½ O2 (g) 

Quando ocorre um machucado na pele e, por precaução, a água oxigenada é jogada contra tecido, é possível observar a formação de bolhas. Nesse caso, a água oxigenada é um reagente que está sendo transformada, gerando água e oxigênio. Além disso, há presença da enzima catalase, um catalisador que acelera a alteração do reagente em produto.

Reação química: reagentes e produtos

Uma reação química só acontece quando os reagentes passam por algum tipo de transformação, com a geração de produtos. Mas, afinal, como é possível perceber que está ocorrendo uma reação entre as substâncias?

Nem sempre é fácil perceber essas transformações a olho nu, mas, no ambiente laboratorial, os cientistas possuem medidores e marcadores que indicam a ocorrência de reações químicas. Por outro lado, alguns sinais são visíveis ou até mesmo podem  ser acessados por outros órgãos do sentido humano.

Alguns reagentes, quando colocados em contato, alteram as cores do sistema. Por exemplo, a substância fenolftaleína, reage com compostos básicos e muda de cor, formando um produto com tonalidade rosa. 

Outro exemplo visível das reações químicas são as combustões, como a chama azul observada na boca do fogão. Um experimento interessante também é observar a mudança na tonalidade do fogo quando alguns grãos de sal caem sobre ele — isso indica que reagentes diferentes resultam em produtos diferentes e alterações diferentes dentro do mesmo sistema. 

exemplo de combustão - reagentes e produtos
Imagem: Reprodução/Wikimedia

O calor, percebido pelo sentido tátil e térmico, pode ser indicativo de que os reagentes estão se transformando em produtos. A combustão da gasolina e seus componentes, tão importante para a movimentação dos veículos automotores, libera uma quantidade significativa de calor a cada momento. Esse calor indica a ocorrência da reação química que está descrita a seguir.

C8H18 (g) + 25/2 O2 (g) → 8 CO2(g) + 9 H2O(l)

O odor é um outro indicativo importante de que reagentes estão formando produtos com cheiros característicos. Por exemplo, o ácido sulfídrico (H2S) tem um aroma fétido muito simbólico, como o famoso “cheiro de ovo podre”. 

reagentes e produtos: efervescência
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Por fim, a liberação de gases no sistema também aponta para uma reação química. Em geral eles são visualizados por meio de bolhas que se formam na superfície, como quando o bicarbonato de sódio reage com o vinagre. Outro exemplo cotidiano é a inserção de sais de fruta em copos d’água, em que se observa uma efervescência. 

+ Veja mais: Química geral: o que é e principais assuntos

Concentração de reagentes e produtos

Em um sistema, a concentração de reagentes e produtos pode ser determinante para a rapidez com que o processo químico acontece. 

Para que a reação ocorra, é importante que as moléculas colidam com a maior eficiência possível. Como na natureza nada é perfeito, muitas vezes esses encontros não são eficazes na formação de produtos. Por isso, quanto mais moléculas interagem entre si, maiores as chances de transformação.

Diante disso, existe a cinética química, que propõe leis e fórmulas em que se observa que, quanto maior a concentração de reagentes em um sistema, mais rapidamente acontecerá a transformação e a formação de produtos.

Tipos de reações químicas

A maneira com os reagentes interagem e a configuração dos produtos formados pode ser classificada em diferentes tipos de reações químicas, que estão representadas na figura abaixo e serão explicadas a seguir. 

reações químicas: reagentes e produtos
Imagem: Reprodução/Wikimedia
  • Adição: é o tipo de reação em que as moléculas de reagentes se ligam para formar um produto;
    A + B => AB
  • Decomposição: acontece quando uma molécula reagente é inserida em um meio que induz a quebra de suas ligações, formando dois produtos “separados”;
    AB => A + B
  • Simples troca: quando uma parte do reagente AB é transferida para o reagente C, resultando em uma nova configuração química em ambos os reagentes; e
    AB + C => AC + B
  • Dupla troca: os reagentes trocam grupos químicos entre si, como em AB + CD => AD + CB.

+ Veja mais em: Reações inorgânicas: definição, tipos e questões de vestibular

Questão de vestibular sobre reagentes e produtos

UFMG – Todos os fenômenos descritos são exemplos de reações químicas, exceto:

a) dissolução de um comprimido efervescente.
b) eletrólise da água.
c) enferrujamento de um prego exposto ao ar.
d) fusão de parafina.
e) queima de uma vela.

Para ser considerado uma reação química, o processo deve acontecer de forma a alterar estruturas e moléculas químicas. Na dissolução de comprimidos, na eletrólise da água, no enferrujamento de materiais e na combustão deles, observa-se a formação de novos compostos químicos. 

A fusão da parafina, entretanto, é um processo puramente físico: o material era sólido e torna-se líquido sob ação do calor. Conforme a alternativa D.

Estude para o vestibular com a Coruja!

A faculdade dos seus sonhos tem provas de primeira e segunda fase? O Estratégia Vestibulares pode te ajudar! Nossos simulados são construídos com base no modelo de provas da sua banca, com gabarito e correção, inclusive para os exercícios discursivos da segunda fase. Clique no banner e saiba mais.

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja também:

Você pode gostar também