11 citações de professores para usar na redação
Foto: Drazen Zigic no Freepik

11 citações de professores para usar na redação

Em comemoração ao Dia dos Professores, o Portal Estratégia Vestibulares listou 11 citações de alguns educadores para você usar nas redações dos vestibulares e do Enem

No Brasil, em 15 de outubro é comemorado o Dia dos Professores. Além de ser uma oportunidade de expressar gratidão e apreço pelos educadores, a data também é uma reflexão sobre a importância da educação e da valorização dos profissionais que dedicam parte de suas vidas ao ensino.

A data comemorativa, apesar de ser amplamente difundida, não é um feriado nacional, mas um feriado escolar, criado a partir do Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963. Ou seja, embora as instituições educacionais possam parar suas atividades nesse dia, a maioria das pessoas continua trabalhando e as atividades do governo não são afetadas.

Em comemoração a essa data especial, o Portal Estratégia Vestibulares agrupou 11 citações ditas por professores de todo o globo para você usar nas redações dos vestibulares e do Enem. Acompanhe!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como se tornar professor?

Os professores desempenham papel fundamental na sociedade, já que influenciam o desenvolvimento educacional e intelectual de estudantes em todos os níveis, bem como sua formação como cidadãos responsáveis e ativos na sociedade. Existem diversos tipos de professores, cada um com suas especializações e áreas de atuação. 

No Brasil, os professores da educação infantil são os responsáveis pela introdução das crianças ao ambiente escolar, sendo os primeiros educadores da vida de uma pessoa. Os professores do ensino fundamental acompanham o desenvolvimento das habilidades básicas em disciplinas como Matemática, Português, Ciências e História. Já os professores do ensino médio aprofundam o conhecimento em áreas específicas como Química, Física, Literatura, Inglês e Filosofia. 

Já na idade adulta, somos moldados pelos professores do ensino superior, que lecionam em universidades sobre suas áreas de conhecimento e desempenham um papel importante na formação acadêmica e na pesquisa. Além disso, os instrutores de cursos técnicos e profissionalizantes também possuem responsabilidade com o ensino e formação do indivíduo.

Para se tornar um professor no Brasil, os cursos de graduação mais comuns incluem a Licenciatura em Pedagogia, que capacita para o ensino nos primeiros anos da educação básica e na educação infantil.  

Para lecionar disciplinas específicas no ensino fundamental e médio, como Matemática, Biologia, História, Sociologia e outras, é necessário concluir uma licenciatura na área desejada. Além disso, os cursos de Letras são uma opção para quem deseja ser professor de Literatura e Línguas, incluindo Português. 

No contexto brasileiro, também é relevante mencionar o Magistério, um curso técnico de nível médio que habilita os formandos a atuarem como professores nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil.

A formação de professores no Brasil é um processo fundamental para garantir a qualidade da educação. Além dos cursos de graduação, muitos professores buscam especializações e cursos de aperfeiçoamento ao longo de suas carreiras para melhor atender às demandas em constante evolução da sala de aula. 

Citações de professores

Confira agora 11 citações ditas por professores de todo o mundo que podem ser usadas nas redações dos vestibulares.

1- “(…) ⁠Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.” – Emília Ferreiro

Emília Ferreiro é uma psicóloga e pesquisadora argentina conhecida por seu trabalho no campo da psicologia do desenvolvimento e da educação, com foco especial na aquisição da linguagem, alfabetização e leitura em crianças. Ela nasceu em 1937 na cidade de Rosário, na Argentina, e realizou grande parte de suas pesquisas e estudos na Argentina e no México.

2- “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” – Paulo Freire

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, na cidade de Recife, em Pernambuco. O educador brasileiro desenvolveu a Pedagogia do Oprimido, um método de ensino que enfatiza a conscientização, a participação ativa dos alunos e a aprendizagem como um processo de emancipação.

3- “O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano. Mas o que seria o oceano se não infinitas gotas?” – Isaac Newton

Além de ter influenciado os campos da física, astronomia e matemática, Isaac Newton também foi professor. O cientista lecionou na Universidade de Cambridge, onde ocupou a cátedra lucasiana (cadeira de matemática da instituição). 

4- “Nada na vida deve ser temido, somente compreendido. Agora é hora de compreender mais para temer menos.” – Marie Curie

A cientista polonesa-francesa, conhecida por suas contribuições na área da radioatividade, foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e a única pessoa a ganhar Prêmios Nobel em duas áreas diferentes (Física e Química). Além disso, ela foi a primeira mulher a lecionar na Universidade de Sorbonne, em Paris, onde desempenhou um papel significativo na formação de uma geração de cientistas.

5- “Lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo, para os seus pés. Tente achar sentido no que você vê e pergunte sobre o que faz o Universo existir. Seja curioso.” – Stephen Hawking 

Stephen Hawking foi um físico teórico britânico conhecido por suas contribuições para a cosmologia e a física teórica. Ele passou grande parte de sua carreira acadêmica na Universidade de Cambridge, onde ocupou a prestigiosa Cátedra Lucasiana de Matemática, uma posição que também foi ocupada por Isaac Newton, como citado anteriormente.

6- “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram.” – Jean Piaget

O psicólogo suíço Jean Piaget moldou nossa compreensão do desenvolvimento cognitivo infantil. O professor identificou diferenças significativas no raciocínio das crianças em comparação com os adultos, o que o fez desenvolver uma abordagem educacional específica para atender às necessidades desse estágio de desenvolvimento, transformando a pedagogia tradicional.

7- “A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos.” – Hannah Arendt

Hannah Arendt foi uma filósofa e pensadora política de origem alemã, naturalizada norte-americana, amplamente reconhecida por seus escritos sobre política, totalitarismo, poder e moral. 

Embora seja mais conhecida por suas contribuições para a filosofia e teoria política, Hannah Arendt também teve uma carreira acadêmica e atuou como professora na Universidade de Chicago e na New School for Social Research, em Nova Iorque, onde trabalhou até sua morte, em 1975.

8- “O teatro e a educação devem caminhar juntos; educar não é só ensinar a ler e escrever, é ensinar a pensar e sentir o mundo de outras formas.” – Fernanda Montenegro

A renomada atriz brasileira já recebeu inúmeros prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio Emmy Internacional, e a indicação ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação no filme “Central do Brasil” (1998). Porém, o que poucos sabem é que além de seu trabalho no teatro, Fernanda Montenegro já foi professora. No início de sua carreira, a dramaturga dava aulas de Português para estrangeiros na escola de idiomas em que aprendia francês e inglês.

9- “A raça humana não pode prosperar enquanto não aprender que há tanta dignidade em cultivar campos quanto em escrever um poema.” – Booker T. Washington

Booker Taliaferro Washington nasceu no condado de Franklin, Virginia, em 1856. Ele e seus irmãos moravam com a mãe em uma fazenda, onde eram escravos. Após a Guerra Civil, eles se mudaram para Charleston, quando Booker despertou seu interesse pela educação. 

Ele ficou conhecido por fundar, junto com Samuel C. Amstrong, uma escola para negros, chamada Tuskegee Normal and Industrial Institute (hoje conhecida como Universidade Tuskegee). Washington dedicou sua vida ao avanço da educação e à melhoria das oportunidades para a comunidade afro-americana no sul dos Estados Unidos. 

10- “São incompressíveis certamente a alimentação, a moradia, o vestuário, a instrução, a saúde, a liberdade individual, o amparo da justiça pública, a resistência à opressão etc.; e também o direito à crença, à opinião, ao lazer e, por que não, à arte e à literatura.” – Antônio Cândido

Antônio Cândido, renomado crítico literário e escritor brasileiro, também deixou um marcante legado como professor. Ele lecionou por 50 anos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, na qual buscou uma abordagem interdisciplinar, que combinava literatura, crítica e história. Cândido é conhecido, principalmente, por defender o direito de todos à literatura.

11- “O saber deve ser como um rio, cujas águas doces, grossas, copiosas, transbordem do indivíduo, e se espraiem, estancando a sede dos outros. Sem um fim social, o saber será a maior das futilidades.” – Gilberto Freyre

Gilberto Freyre foi um influente sociólogo, escritor e professor universitário brasileiro. Ele é mais conhecido por sua obra “Casa-Grande & Senzala” (1933), livro que aborda a história da formação da sociedade brasileira, com ênfase nas relações raciais, culturais e sociais.

Arrase na redação com o Estratégia Vestibulares

Você quer ter todas as suas redações corrigidas e com feedback? Saiba que o Estratégia Vestibulares oferece isso! Aqui você pode enviar um número ilimitado de redações para serem corrigidas por nossos professores, que respondem com dicas de onde e como melhorar.

Além disso, a Coruja oferece aulas dinâmicas, um Banco de Questões super completo, salas VIP, monitorias e cursos focados em diversas bancas de vestibulares do Brasil. Clique no banner e conheça melhor o Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também