11 temas de redação sobre saúde para vestibulares e Enem

11 temas de redação sobre saúde para vestibulares e Enem

Tabagismo, saúde mental, aumento da obesidade e relação médico-paciente são alguns dos temas de redação sobre saúde citados; confira todos abaixo

Saúde é o tema que mais preocupa 26% da população, segundo pesquisa do DataSenado, divulgada em 2023, com índices que chegam a mais de 30% entre pessoas de menor escolaridade e renda.

No Brasil o curso de graduação mais importante é Medicina, que além de mostrar a importância do tema, aponta para o alto número de vagas e empregabilidade, também por existir o Sistema Único de Saúde (SUS), que emprega muitos desses profissionais.

Mas, para além dos empregos, o SUS promove atendimento a todos os indivíduos, sendo o responsável por pontos como vacinação, manutenção e regulamentação de bancos de sangue e doação de órgãos, além de toda a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), que inclui a Vigilância Sanitária, e é de responsabilidade do SUS.

Os temas de redação sobre saúde são diversos e incluem venda de alimentos ultraprocessados, aumento da obesidade no Brasil, doação de órgãos, tabagismo, saúde mental e até mesmo a questão médico-paciente.

Lembrando que as bancas são distintas, portanto, é necessário observar as características de cada prova em seus editais e nas redações dos últimos anos, que podem indicar tendências para estudos.

Confira também os comentários do professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, Fernando Andrade, sobre os temas e as várias possibilidades para os próximos anos. Confira abaixo!

Pacote Vestibulares Platinum

Conheça nosso curso

Cuidados necessários para melhoria das condições básicas de saúde (FCM-MG 2024/2)

A Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) usou a melhoria das condições básicas de saúde no Brasil como tema de redação para os candidatos ao curso de Medicina no vestibular 2024/2 da instituição.

A banca solicitou que os candidatos produzissem um texto “relacionando os três níveis de cuidado necessários para a melhoria das condições básicas de saúde: o cuidado pessoal, consigo e com o próximo; o cuidado profissional, entre os agentes da saúde e seus pacientes; e o cuidado estatal/institucional dirigido a toda população”.

Era necessário também, apontar possibilidades de ações mais imediatas e até mesmo critérios éticos a serem respeitados. No caderno de prova, foram citados trechos do livro “Quarto de Despejo”, da escritora Carolina Maria de Jesus, e uma charge do cartunista Lute, disponibilizado abaixo.

charge-temas-de-redação-saúde-lute-esgoto

Venda de alimentos ultraprocessados (Simulado Unicamp 2022)

Um dos simulados preparatórios para a Unicamp do Estratégia Vestibulares tinha como proposta discutir a venda de alimentos ultraprocessados, solicitando aos alunos que redigissem uma carta aberta aos pais e à comunidade escolar.

No cenário proposto, a cantina da escola estava oferecendo alimentos considerados proibidos, mas eles contavam com a anuência dos pais sobre o problema. Foi solicitado também que não houvesse culpabilização direta dos donos da cantina. 

Como textos base foram utilizados trechos dos artigos “Comercialização de alimentos em cantinas escolares”, “Alimentos ultraprocessados elevam risco de doenças cardiovasculares” e “Os perigos dos alimentos ultraprocessados e industrializados

Aumento de pessoas com transtornos psiquiátricos no Brasil e no mundo (Simulado Uece 2022)

Em outro simulado do EV, desta vez para o vestibular Uece, foi solicitado uma redação que abordou, como tema principal, o aumento de pessoas com transtornos psiquiátricos. Duas propostas foram feitas:

Proposta 1
Escreva um artigo de opinião, adotando um posicionamento acerca do despreparo do nosso país, incluindo aí a sociedade em geral e as autoridades, para lidar com doenças mentais de pessoas próximas. Suponha que este seu texto será publicado na seção “Opinião” do jornal de maior circulação da sua cidade.

Proposta 2
Escreva um relato pessoal, que poderá ser publicado em uma revista eletrônica de um hospital psiquiátrico com a finalidade de incentivar os familiares a serem mais compreensivos com o portador de algum tipo de transtorno, narrando alguma mudança de comportamento do indivíduo que exigiu paciência e acolhimento.

Como texto de suporte, o exercício continha trechos do artigo “Transtorno mental: as dificuldades enfrentadas pela família e como superá-las”.

Ações para cuidar da saúde mental do trabalhador (Encceja 2023)

O tema de redação da prova de Ensino Médio do Encceja 2023 foi “ações para cuidar da saúde mental do trabalhador”. O Inep, responsável pela realização da prova, não divulgou o caderno de prova com a proposta completa.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

A alimentação e o aumento da obesidade no Brasil (Simulado Enem 2021)

Uma das propostas feitas pelo EV como simulado para o Enem 2021 utilizou temas como sedentarismo e o aumento da obesidade no País como debates principais. 

Os textos utilizados na proposta citavam dados do Ministério da Saúde como a porcentagem da população brasileira que está acima do peso, trechos do artigo “Fome e obesidade: dois fatores sociais decorrentes da insegurança alimentar” e os dois infográficos abaixo:

Alimentação saudável no Brasil: caminhos, possibilidades e reflexos (Uesb 2024)

A edição 2024 do vestibular Uesb trouxe a alimentação do brasileiro como tema principal para ser desenvolvido em sua redação.  A discussão também envolveu os ultraprocessados e formas para se estimular uma alimentação mais saudável.

Foram utilizados como textos motivadores a reportagem “Na pandemia, Brasil teve até 22% da população com dificuldade para obter uma alimentação saudável, diz ONU” e o infográfico exposto abaixo, presente na reportagem “Crianças que consomem alimentos ultraprocessados se tornam adultos mais obesos” e que ilustra bem a problemática do tema.

+ Uesb 2024: gabaritos preliminares e cadernos de prova estão disponíveis

ultraprocessados-temas-de-redação-saúde-uesb-2024-vestibular

Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil (Enem 2021 — Reaplicação)

O Enem reaplicação edição 2021 trouxe como tema a saúde, a ciência e a participação das mulheres nesses espaços como discussão central da redação. Fez parte da discussão as histórias de Anna Nery, enfermeira do Exército Brasileiro na Guerra do Paraguai, e da pesquisadora Adriana Melo, pioneira na identificação da relação do zika vírus com a microcefalia.

Além dos dois trechos citados, a proposta tinha um relato real sobre o cotidiano de uma médica na linha de frente da pandemia de Covid-19 e uma charge do artista BANKSY, todas disponíveis na imagem abaixo.

+ Enem: confira as provas anteriores do exame com gabaritos completos

enem-2021-reaplicação-redação-tema-vestibulares-proposta

O estímulo à doação de órgãos no Brasil (Simulado Enem 2021)

Outro tema utilizado em um simulado, também do Enem, pelo Estratégia Vestibulares, foi a doação de órgãos no Brasil. 

Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e do Ministério da Saúde apontaram, na proposta, que em 2019, foram realizados 27.688 transplantes no país, já o número de doadores efetivos foi 3.768, dados expostos na reportagem “A fila do transplante: quem vem primeiro?”.

Foi utilizado também dois infográficos, mostrados abaixo: o primeiro, sobre a fila de transplantes e a taxa de recusa familiar em doar órgãos no Brasil e o segundo sobre projetos de lei que incentivam a doação de órgãos.

Uso de modelos de linguagem de grande escala pelos médicos (Famema 2024)

A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) trouxe, como tema de redação do vestibular 2024, os Modelos de Linguagem de Grande Escala, que nada mais são do que inteligências artificiais treinadas com grandes volumes de dados da internet. Um exemplo dessa tecnologia, citado pelos textos de apoio, é o ChatGPT.

Os textos de apoio citaram bastante o ChatGPT, mencionando seus usos e as possibilidades de aprimorar os atendimentos dos pacientes, mas com o contraponto feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), solicitando cautela no uso da tecnologia. Confira, abaixo, os trechos utilizados pela banca:

tema-de-redacao-famema-2024-textos-de-apoio

A questão médico-paciente na atualidade (FCM-MG Medicina 2024)

Por ser um vestibular específico sobre Medicina, a FCM-MG consegue aplicar temas de redação mais próximos à área, e o debate sobre a questão médico-paciente na atualidade atende esses requisitos.

Parte da proposta solicitou aos candidatos que considerassem “o autoritarismo e o

tratamento não humanitário de alguns médicos, que, por não estarem atentos às demandas do paciente, são capazes de “silenciar” e “cassar-lhe” a palavra e o desejo”.

Dois textos de apoio foram utilizados na proposta e estavam disponíveis no caderno de prova: um trecho do livro “Tropical sol da liberdade”, de Ana Maria Machado, e a charge (veja abaixo) do chargista Bruno.

charge-mais-médicos-bruno-tema-redação-vestibular

Como lidar com a prevalência do tabagismo no Brasil (Simulado Enem 2021)

Um dos simulados do EV para o Enem 2021 utilizou temas relacionados ao tabagismo como o uso de cigarros eletrônicos, o fato do uso de cigarros ser um fator de risco para o Covid-19 e câncer e a política nacional de controle do tabaco para formular a proposta de redação sobre o tema.

As reportagens “Cigarro eletrônico é porta de entrada para o tabagismo, diz estudo do INCA” e “Tabagismo mata quase 8 mi no mundo e é fator de risco para Covid-19 e câncer”, além do gráfico (confira abaixo) sobre a queda da prevalência de fumantes adultos e as ações de controle do tabagismo foram utilizados como textos de apoio.

Estude para o Enem e outros vestibulares

Curso Interativo Vestibulares - Química - Prof. Gabriel Prazeres

Curso Interativo Vestibulares - Química - Prof. Gabriel Prazeres
12x R$ 33,33
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 360,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Artes - Prof.ª Celina Gil

Curso Interativo Vestibulares - Artes - Prof.ª Celina Gil
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Filosofia - Prof.ª Fernando Andrade

Curso Interativo Vestibulares - Filosofia - Prof.ª Fernando Andrade
12x R$ 16,66
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 180,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Bruna Klassa

Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Bruna Klassa
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Carol Negrin

Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Carol Negrin
12x R$ 33,33
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 360,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Espanhol - Prof.ª Nailla Malta

Curso Interativo Vestibulares - Espanhol - Prof.ª Nailla Malta
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof.ª Priscila Lima

Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof.ª Priscila Lima
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof. Saulo Takami

Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof. Saulo Takami
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Gramática e Interpretação de Texto - Prof.ª Celina Gil

Curso Interativo Vestibulares - Gramática e Interpretação de Texto - Prof.ª Celina Gil
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - História - Prof. Marco Túlio

Curso Interativo Vestibulares - História - Prof. Marco Túlio
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Discussões sobre o tema: políticas públicas, novas tecnologias e desafios para a saúde

O professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, Fernando Andrade, comentou sobre o tema e propôs também um desafio. O tema, segundo ele, é até subexplorado pelas bancas. “As possibilidades de discussão sobre o tema saúde são amplas. Taí um tema que é bem explorado por algumas bancas, sobretudo nos vestibulares para o curso de Medicina, mas acho, até que subexplorado no geral”. 

Fernando subdividiu o tema em cinco núcleos: políticas públicas, relação médico-paciente, impacto de tecnologias e dilemas bioéticos, estilo de vida e saúde e desafios para a saúde. Confira as ideias, também filosóficas, do professor:

  • A ideia de que o homem tem direito à saúde e de que cabe ao Estado cuidar dessa área ou pelo menos regulá-la (núcleo de políticas públicas);
  • No passado, segundo a ética médica, estabelecia-se uma relação entre médico, que detinha o poder de saber, e o paciente que estava imerso em ideias e valores pré concebidos (núcleo de relação médico-paciente);
  • Atualmente, a situação se tornou complexa. A tecnologia criou demandas que não existiam, já que se pode não só tornar o corpo saudável, mas moldá-lo segundo os desejos do paciente. (núcleo impacto da tecnologia e dilemas bioéticos);
  • As pressões próprias de um estilo de vida marcado pelo neoliberalismo que traz uma série de implicações: doenças mentais, lançamento de produtos lucrativos mas não saudáveis,  estilos de vida que não promovem a saúde e a saúde como algo lucrativo. (núcleo de estilo de vida e saúde); e
  • Há que se mencionar os desafios, podemos voltar à questão da tecnologia, uma vez que não sabemos para onde a Inteligência Artificial vai nos levar nessa área, mas, sobretudo, há a questão levantada pela pandemia: a possibilidade de novas ameaças por vírus desconhecidos ou pela mudança brusca do ambiente físico em que vivemos (alteração climática). Nesse tópico é interessante considerar também o desafio de se reposicionar a função do médico e promover uma saúde mais inclusiva de acordo com as lutas sociais (núcleo de desafios para a saúde).

O professor propôs um desafio que envolve relacionar os temas com os núcleos descritos acima.

  1. Políticas públicas;
  2. Relação médico-paciente;
  3. Impacto de tecnologias e dilemas bioéticos;
  4. Estilo de vida e saúde; e
  5. Desafios para a saúde.

Sugestão do professor: cirurgias plásticas

As cirurgias plásticas são um assunto que podem aparecer nos próximos vestibulares, e é a sugestão do professor para o tema, além dos citados acima. “Você pode perceber que um tema pode pertencer a dois núcleos por exemplo. Nesse caso, se você conseguisse percorrer todos os núcleos, provavelmente se veria desafia a entender a saúde de diversas perspectivas o que lhe daria um ganho argumentativo”.

Fernando destaca suas preferências dentre os temas citados. “Eu gosto especialmente do núcleo “estilo de vida e saúde”, porque, de uma forma ou de outra, os argumentos que você pode utilizar nesse núcleo podem ser utilizados em outros. Afinal, as questões que entendemos hoje como sendo relacionada à saúde tem a ver, direta ou indiretamente, com nosso estilo de vida”. 

Um dos alertas ditos pelo professor é escapar da análise senso comum de que o problema passa pela falta de controle do sujeito. “Vivemos na sociedade do consumo e da eficácia, na qual a satisfação ao desejo provocado pelo Marketing e a pressão sobre o indivíduo nos afeta constantemente”, afirma.

Os “queridinhos” do professor são os temas relacionados aos ultraprocessados e dos desafios bioéticos que surgiram com a evolução de novas tecnologias.

“Ao tratar do tema dos ultraprocessados, por exemplo, pense no argumento do lucro, do produto, da lógica da empresa, do lobby no Congresso para que não haja regulamentação, no apelo ao consumidor, na chamariz daquilo que dá prazer, antes de culpabilizar o indivíduo”, comenta Fernando. 

Resposta do desafio

  • Políticas públicas: doação de órgãos, tabagismo e saúde mental de trabalhadores;
  • Relação médico-paciente: questão médico-paciente na atualidade;
  • Impacto de tecnologias e dilemas bioéticos: alimentação saudável e uso de IA pelos médicos; 
  • Estilo de vida e saúde: alimentos ultraprocessados, aumento da obesidade, transtornos psiquiátricos e alimentação saudável; e
  • Desafios para a saúde: mulheres nas ciências. 

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como cursos, simulados preparatórios e correção de redações. Não deixe de conferir esses e mais artigos que podem te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA - Estratégia Vestibulares 1

Você pode gostar também