7 citações sobre xenofobia para usar na redação

7 citações sobre xenofobia para usar na redação

Confira sete citações sobre xefonofobia que o Portal Estratégia Vestibulares separou e podem ser usadas como repertório sociocultural na sua redação

A xenofobia é um conceito que define o ódio, preconceito, hostilidade e raiva contra pessoas estrangeiras ou forasteiras. No Brasil, a intolerância contra imigrantes tem sido amplamente discutida e é oriunda da divisão entre indígenas, negros e portugueses, desde a formação do País, além da intolerância e discriminação de determinadas nacionalidades e culturas.

Veja também: O que são refugiados e como a questão é tratada no mundo

Por exemplo, a Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR), órgão responsável pelas denúncias de xenofobia contra brasileiros em Portugal, divulgou que as imputações aumentaram 433% desde 2017. Além disso, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ao entrevistar haitianos residentes em Belo Horizonte, constatou que 60% dos entrevistados sofrem xenofobia. Nesta mesma pesquisa, 100% das mulheres haitianas relataram que sofrem xenofobia.

Para ajudar os estudantes a aumentarem seu repertório sociocultural, além contribuir na argumentação e contextualização de uma redação, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu 7 citações sobre xenofobia.

A seguir, confira citações que poderiam ser usadas em propostas de redação como do Enem 2012 “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI” e da Unesp 2015 “O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil”.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

“[O conceito de xenofobia é] Atitudes, preconceitos e comportamentos que rejeitam, excluem e frequentemente difamam pessoas, com base na percepção de que eles são estranhos ou estrangeiros à comunidade, sociedade ou identidade nacional”. – ACNUR

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), define o conceito de xenofobia como apresentado acima. A agência da ONU busca proteger e oferecer assistência a pessoas refugiadas, apátridas e deslocadas no mundo todo. Criada em meados de 1950, tornou-se referência em ajudar milhões de pessoas até hoje.

“A única maneira de vencer a xenofobia é pela linguagem. Espontaneamente, nós gostamos daquilo que é semelhante. Para gostar do diferente, é preciso ouvi-lo” – Betty Milan

Elizabeth Milan Magnin, mais conhecida como Betty Milan, é escritora e psicanalista brasileira. Além disso, é autora de romances, ensaios, crônicas e peças de teatro, e suas obras circulam pelo Brasil e outros países, como França, China e Argentina.

Entre tantas obras, atuou no Parlamento Internacional dos Escritores, participou como convidada de honra do Salão do Livro de Paris em 1998 e 2015, e representou a literatura brasileira contemporânea na Feira Internacional do Livro de Miami, nos Estados Unidos, em 2014.

“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, sempre vai existir guerra.” – Bob Marley

Robert Nesta Marley, conhecido mundialmente como Bob Marley, foi um cantor, compositor e guitarrista jamaicano, que ficou conhecido por suas músicas de reggae, tornando o gênero musical reconhecido. Em 1971, assinou um contrato com a Island Records, e posteriormente lançou músicas que alcançaram as primeiras posições das paradas musicais nos Estados Unidos. Em 1997, foi diagnosticado com câncer de pele e se recusou a realizar os tratamentos por questões religiosas. 

Além disso, Bob Marley foi um grande representante do movimento religioso Rastafári e em suas letras defendia a paz mundial e retratava temas da opressão e desigualdades sociais. Durante sua vida, denunciou e condenou o preconceito racial múltiplas vezes, conhecido por sua luta contra a violência.

“Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pela sua personalidade e não pela sua cor de pele.” – Martin Luther King Jr.

Sendo um dos príncipais líderes e simbolos do movimento negro dos Estados Unidos que lutava pela igualdade social e contra a segregação racial, MartinLuther King Jr. viveu entre 1926 e 1968, deixando um grande legado.

Em 1964, King ganhou o Prêmio Nobel da Paz por combater o racismo nos Estados Unidos de forma não violenta. Além disso, era pastor da Igreja Batista, onde baseava suas lutas inspirado por suas crenças cristãs e o ativismo não-violento do indiano Mahatma Gandhi.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” – Nelson Mandela 

O advogado, líder político e ex-presidente da África do Sul, Nelson Rolihlaha Mandela, foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993 sendo considerado o pai da nação sul-africana. Sua importância se dá pela luta contra a opressão racial e por direitos sociais.

Desde 1940, atuou no Congresso Nacional Africano (CNA), um partido político sul-africano que lutava pelos direitos dos negros no país e contra a política segregacionista do apartheid na África do Sul. Em 2013, Nelson Mandela faleceu em decorrência de uma infecção pulmonar.

“O homem conseguiu ir para a Lua mas não conseguiu combater o racismo, a xenofobia entre outros.” – Mohammed Haziz 

Mohhamed Haziz é um muçulmano sunita e instrutor de detetives particulares no Brasil, que viveu no Brasil após ser adotado por uma família brasileira. Durante sua infância estudou em escolas da rede pública de ensino e foi convocado pelo Exército Brasileiro em 1992. 

Tornou-se um dos primeiros educadores jovens a se tornar Oficial Comandante Federal de Guarda Mirim (OCGGM), e o primeiro guarda mirim a concluir todos os cursos do Instituto de Treinamento e Operações de Paz da POTI-EUA. Atualmente, Mohhamed possui 79 Cursos e 158 Certificados Internacionais, relacionados à Guarda Mirim, Guarda Nacional e Exército Brasileiro com Medalhas Intelectuais, sendo 10 de Ouro, 10 de Prata e 08 de Bronze.

”O homem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado” – Jean-Jacques Rousseau

Um dos principais autores sobre a formação do pensamento político e educacional, Jean-Jacques Rousseau, foi um filósofo contratualista e defensor dos princípios “liberdade, igualdade e fraternidade”, além de ser influente para o liberalismo político. 

O pensador tornou-se um dos principais do iluminismo francês e teórico contratualista, além de trabalhar com a ideia da modalidade. Além disso, foi um dos mais renomados contribuintes da Enciclopédia, uma obra ou conjunto de livros com fatos e informações de diversas áreas do conhecimento, e defendia em todas as obras que o ser humano é melhor quando está próximo da natureza.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como cursos, simulados preparatórios e correção de redações. Não deixe de conferir esses e mais artigos que podem te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos!

Você pode gostar também