Ziraldo Alves Pinto, um dos primeiros quadrinistas brasileiros, faleceu na tarde do último sábado, 06 de abril, aos 91 anos, deixando o seu legado na literatura brasileira. Responsável por criar o Menino Maluquinho e a Turma do Pererê, o escritor defendia a importância da leitura e da imaginação, principalmente durante a infância.
Em homenagem à vida e ao trabalho do quadrinista, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo para explicar melhor quem foi Ziraldo, além de listar algumas de suas citações que podem ser usadas nas redações dos vestibulares e do Enem. Acompanhe!
Navegue pelo conteúdo
Quem foi Ziraldo?
Ziraldo Alves Pinto, conhecido como Ziraldo, nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga, no estado de Minas Gerais. Além de cartunista e chargista, atuou também como escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista.
Ziraldo é principalmente conhecido por suas obras infantis, entre elas o icônico “O Menino Maluquinho”, publicado pela primeira vez em 1980. A história do garoto de sorriso largo que usava uma panela na cabeça conquistou leitores de várias gerações, tornando-se um clássico da literatura infantojuvenil brasileira. O escritor acreditava que o protagonista gerava identificação nos jovens leitores e, por isso, fez tanto sucesso.
Ele foi também um dos pioneiros na publicação de revistas em quadrinhos no Brasil. Em 1959, Ziraldo criou a Turma do Pererê, uma série de histórias em quadrinhos que se tornou extremamente popular entre o público infantil brasileiro. A obra acompanhava a história do próprio saci Pererê e seu melhor amigo Tininim, um garoto indígena, além de diversos animais da floresta, como a onça Galileu e o jabuti Moacir.
Além de sua importância na literatura infantojuvenil brasileira, o cartunista também foi responsável por fundar o periódico “O Pasquim”, que marcou época no Brasil ao abordar temas políticos e sociais de forma crítica durante a ditadura militar.
Ziraldo conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais por seu trabalho. Entre eles o Prêmio Jabuti (1980), na categoria Melhor Livro, por “O Menino Maluquinho”; o Prêmio Nobel Internacional do Humor (1969), no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas; e o Prêmio Merghantealler, em 1969, 2004 e 2005, concedido pela Associação Nacional de Imprensa.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a vida de Ziraldo, veja algumas de suas citações para usar nas redações dos vestibulares e do Enem:
1 –“O livro é o alimento da alma.”
2 – “Adulto vive tendo saudades da vida que passou. Criança tem saudades do futuro.” – Ziraldo em O Pensamento Vivo do Menino Maluquinho
3 – “O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler.”
4 – “Não fossem os amigos de infância e o espelho, a gente nunca saberia que está ficando velho.”
5 – “Quando eu crescer, quero deixar de ser ignorante para ser inteligente.” – O Menino Maluquinho
6 – “Ler é mais importante que estudar.” – em entrevista para o Estadão, em 2012
7 – “Ainda estamos lendo por dever – as crianças – e não por prazer. Temos de avisar aos professores: ninguém tem de tirar nota boa porque lê, ninguém tem de ser premiado porque lê. Ler já é o prêmio. Gostar de ler, a distinção” – em entrevista para o Estadão, em 2012
8 – “E foi aí que todo mundo descobriu que ele não tinha sido um menino maluquinho. Ele tinha sido era um menino feliz!” – O Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 1980.
9 – “Todo lado tem seu lado. Eu sou o meu próprio lado, e posso viver ao lado do seu lado, que era meu.” – O Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 1980.
10 – “Seu filho não pode chegar à internet sem passar pelo livro. Se não for capaz de escrever o que pensa e entender o que lê, vai pra internet pra virar um idiota.”
11 – “Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira.”
12 – “Nós nascemos vocacionados para ler, como nascemos vocacionados para a música, para ser pintor e jogador de futebol. O que precisamos é fazer com pessoas que não nascem vocacionadas para ler também descubram o infinito prazer que há em ler” – em entrevista para a revista Crescer
13 – “Percebo que quando um autor conquista uma geração, ele vive eternamente no coração dessas pessoas.” – em entrevista para a revista Crescer
Arrase na redação com o Estratégia Vestibulares
Você quer ter todas as suas redações corrigidas e com feedback? Saiba que o Estratégia Vestibulares oferece isso! Aqui você pode enviar um número ilimitado de redações para serem corrigidas por nossos professores, que respondem com dicas de onde e como melhorar.
Além disso, a Coruja oferece aulas dinâmicas, um Banco de Questões super completo, salas VIP, monitorias e cursos focados em diversas bancas de vestibulares do Brasil. Clique no banner e conheça melhor o Estratégia Vestibulares!