13 citações de Ziraldo para usar na redação
Foto: Divulgação

13 citações de Ziraldo para usar na redação

O quadrinista, que revolucionou a literatura brasileira, pregava a importância da leitura e da imaginação; conheça algumas de suas citações

Ziraldo Alves Pinto, um dos primeiros quadrinistas brasileiros, faleceu na tarde do último sábado, 06 de abril, aos 91 anos, deixando o seu legado na literatura brasileira. Responsável por criar o Menino Maluquinho e a Turma do Pererê, o escritor defendia a importância da leitura e da imaginação, principalmente durante a infância.

Em homenagem à vida e ao trabalho do quadrinista, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo para explicar melhor quem foi Ziraldo, além de listar algumas de suas citações que podem ser usadas nas redações dos vestibulares e do Enem. Acompanhe!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Navegue pelo conteúdo

Quem foi Ziraldo?

Ziraldo Alves Pinto, conhecido como Ziraldo, nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga, no estado de Minas Gerais. Além de cartunista e chargista, atuou também como escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista.

Ziraldo é principalmente conhecido por suas obras infantis, entre elas o icônico “O Menino Maluquinho”, publicado pela primeira vez em 1980. A história do garoto de sorriso largo que usava uma panela na cabeça conquistou leitores de várias gerações, tornando-se um clássico da literatura infantojuvenil brasileira. O escritor acreditava que o protagonista gerava identificação nos jovens leitores e, por isso, fez tanto sucesso.

Ele foi também um dos pioneiros na publicação de revistas em quadrinhos no Brasil. Em 1959, Ziraldo criou a Turma do Pererê, uma série de histórias em quadrinhos que se tornou extremamente popular entre o público infantil brasileiro. A obra acompanhava a história do próprio saci Pererê e seu melhor amigo Tininim, um garoto indígena, além de diversos animais da floresta, como a onça Galileu e o jabuti Moacir.

Foto: Turma do Pererê/Divulgação.

Além de sua importância na literatura infantojuvenil brasileira, o cartunista também foi responsável por fundar o periódico “O Pasquim”, que marcou época no Brasil ao abordar temas políticos e sociais de forma crítica durante a ditadura militar.

Ziraldo conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais por seu trabalho. Entre eles o Prêmio Jabuti (1980), na categoria Melhor Livro, por “O Menino Maluquinho”; o Prêmio Nobel Internacional do Humor (1969), no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas; e o Prêmio Merghantealler, em 1969, 2004 e 2005, concedido pela Associação Nacional de Imprensa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a vida de Ziraldo, veja algumas de suas citações para usar nas redações dos vestibulares e do Enem:

1 –“O livro é o alimento da alma.”

2 – “Adulto vive tendo saudades da vida que passou. Criança tem saudades do futuro.” – Ziraldo em O Pensamento Vivo do Menino Maluquinho

3 – “O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler.”

4 – “Não fossem os amigos de infância e o espelho, a gente nunca saberia que está ficando velho.” 

5 – “Quando eu crescer, quero deixar de ser ignorante para ser inteligente.” –  O Menino Maluquinho

6 – “Ler é mais importante que estudar.” – em entrevista para o Estadão, em 2012

7 – “Ainda estamos lendo por dever – as crianças – e não por prazer. Temos de avisar aos professores: ninguém tem de tirar nota boa porque lê, ninguém tem de ser premiado porque lê. Ler já é o prêmio. Gostar de ler, a distinção” –  em entrevista para o Estadão, em 2012

8 – “E foi aí que todo mundo descobriu que ele não tinha sido um menino maluquinho. Ele tinha sido era um menino feliz!” – O Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 1980.

9 – “Todo lado tem seu lado. Eu sou o meu próprio lado, e posso viver ao lado do seu lado, que era meu.” – O Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 1980.

10 – “Seu filho não pode chegar à internet sem passar pelo livro. Se não for capaz de escrever o que pensa e entender o que lê, vai pra internet pra virar um idiota.”

11 – “Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira.”

12 – “Nós nascemos vocacionados para ler, como nascemos vocacionados para a música, para ser pintor e jogador de futebol. O que precisamos é fazer com pessoas que não nascem vocacionadas para ler também descubram o infinito prazer que há em ler” – em entrevista para a revista Crescer

13 – “Percebo que quando um autor conquista uma geração, ele vive eternamente no coração dessas pessoas.” – em entrevista para a revista Crescer

Arrase na redação com o Estratégia Vestibulares

Você quer ter todas as suas redações corrigidas e com feedback? Saiba que o Estratégia Vestibulares oferece isso! Aqui você pode enviar um número ilimitado de redações para serem corrigidas por nossos professores, que respondem com dicas de onde e como melhorar.

Além disso, a Coruja oferece aulas dinâmicas, um Banco de Questões super completo, salas VIP, monitorias e cursos focados em diversas bancas de vestibulares do Brasil. Clique no banner e conheça melhor o Estratégia Vestibulares!

Black November Lote 1
Você pode gostar também