Obras que retratam situações médicas são muito comuns e podem mostrar os impactos de uma doença, a realidade de hospitais e instalações de saúde, como barreiras da área foram quebradas e médicos que revolucionaram a ciência.
Separamos 15 filmes para quem quer estudar Medicina e que deseja conhecer mais histórias inspiradoras sobre a profissão e a área enquanto busca o sonho da aprovação no curso. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo
Mãos Talentosas (2009)
O filme conta a história real do neurocirurgião Ben Carson, um homem de origem pobre, que teve uma infância difícil, e que não tinha expectativas para seu futuro. Com o incentivo de sua mãe, ele consegue se formar em Medicina, alcançando feitos históricos. Após separar gêmeos siameses da cabeça sem apresentar complicações ou problemas às crianças, torna-se um neurocirurgião reconhecido mundialmente.
Com drama, emoções e superação, o filme inspira médicos e estudantes de todo o mundo a lutarem por seu futuro e conquistas. Além disso, o filme aborda as dificuldades em enfrentar preconceitos que sofre de seus colegas e pacientes.
Clube de Compra Dallas (2013)
Ao ser diagnosticado com AIDS, Ron Woodroof (Matthew McConaughey) passa a lutar contra a indústria farmacêutica para ter acesso a tratamentos alternativos e acaba agindo por contra própria ao contrabandear medicamentos do México para outros ele e outros pacientes.
O filme se passa no final da década de 80 e mostra a crise da AIDS na época e a corrida contra o tempo que muita gente passou para tentar se curar em tratamentos variados e incertos. “Clube de Compra Dallas” venceu três oscars nas categorias Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Maquiagem e Penteados.
Patch Adams: O Amor é Contagioso (1998)
Baseado em uma história real, “Patch Adams: o Amor é Contagioso” tem como personagem principal o médico Hunter Adams, que, ao tentar se suicidar, em 1969, se interna em um sanatório, descobre sua vocação para a Medicina e faz o curso após sair da instituição.
O diferencial dos métodos de Patch Adams (interpretado no filme por Robin Williams) é o fato dele usar o humor e o carinho para curar as pessoas, ideias que entram em conflito com a medicina tradicional, mas que conquistou adeptos ao redor do mundo e atualmente é utilizada em diversos lugares.
Um Homem entre Gigantes (2015)
Baseado em fatos reais, “Um Homem Entre Gigantes” revela como o patologista forense Bennet Omalu (Will Smith), após diagnosticar um trauma cerebral em um jogador de futebol americano, passou a investigar casos semelhantes ao encontrá-los entre os atletas do esporte.
Ao identificar que alguns esportistas desenvolvem Encefalopatia Traumática Crônica, trauma obtido por repetidas concussões, enfrenta dificuldades em estudar os casos e expor para o mundo os riscos que os atletas sofrem. Com a missão de conscientizar as pessoas, o médico enfrenta a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), um dos campeonatos mais lucrativos do mundo.
Nise: O Coração da Loucura (2016)
Um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro é o novo posto de trabalho da doutora Nise da Silveira (Gloria Pires), que acabara de sair da prisão e propõe uma forma de tratamento inovadora a pacientes que sofrem de esquizofrenia, retirando o uso de eletrochoques e lobotomias.
Após ser isolada por seus pares, Nise assume o setor de Terapia Ocupacional, onde passa a aplicar técnicas que envolviam diversas formas de arte, parte fundamental do tratamento proposto por ela.
Quase Deuses (2004)
“Quase Deuses” conta a história real de Vivien Thomas e do Dr. Alfred Blalock, respectivamente um marceneiro negro e um cirurgião branco em um contexto de forte segregação racial na cidade de Nashville, em 1930. Vivien consegue um emprego no laboratório em que trabalha Alfred, que logo percebe a facilidade de aprendizado e outras habilidades do jovem.
A história avança 15 anos e mostra Alfred já como presidente e chefe do departamento de cirurgias de um hospital e Vivien como seu auxiliar no local. Ao pesquisar sobre uma doença conhecida como Bebê Azul, um problema cardíaco, eles encontram a solução: intervenção cirúrgica, algo mal visto na época, pois não acreditavam que o coração pudesse ser operado.
Contágio (2011)
Com elenco recheado de estrelas, “Contágio” é um dos filmes que viralizou com a Pandemia de Covid-19, justamente pelas semelhanças com o que realmente aconteceu e foi mostrado no cinema uma década antes. A obra mostra o avanço rápido e mortal de um vírus transmissível pelo ar e a corrida contra o tempo para encontrar a cura e controlar o pânico da sociedade.
A paciente número um, Beth Emhoff (Gwyneth Paltrow) é contaminada após uma viagem até Hong Kong e sua morte em dois dias já indica uma rápida tragédia e uma pandemia é desencadeada em pouco tempo. O filme foi elogiado por especialistas pela realidade apresentada na obra em comparação a o que poderia acontecer — e aconteceu — sob essas circunstâncias.
O Físico (2013)
“O Físico” conta a história de Rob Cole, jovem inglês do século XI, que vai para a Pérsia (atual Irã), estudar com Ibn Sina, médico, cientista e filósofo que coordena um hospital e possui alto prestígio na comunidade local.
Para isso, o jovem precisa esconder que é cristão, já que a religião é proibida no local, e somente judeus e árabes são permitidos por lá. O filme é baseado no livro de mesmo nome, publicado em 1986 e escrito por Noah Gordon, jornalista conhecido por retratar a evolução da medicina e ética médica.
Coisas Belas e Sujas (2002)
O filme acompanha Okwe (Chiwetel Ejiofor), um nigeriano que trabalha como motorista de táxi e recepcionista de um hotel em Londres. Em uma de suas vistorias, ele descobre um vaso sanitário entupido com um coração humano, fato que começa a desencadear uma série de problemas: ele mora no país ilegalmente e não pode comunicar a polícia.
Ele confia a história a Senay (Audrey Tautou), uma imigrante turca que está legalizando seu visto. Ambos passam a descobrir o segredo que envolve o órgão e a trama se desenvolve entre as decisões tomadas por eles.
Tempo de Despertar (2020)
O filme conta a história de Malcolm Sayer (Robin Williams), um neurologista que trabalha em um hospital psiquiátrico no Bronx, em 1969 e encontra no local vários pacientes “adormecidos”, mas que, de acordo com sua teoria, podem ser despertados se forem medicados da maneira correta.
Após estudos, Malcolm chega a conclusão de que uma nova droga que está sendo usada para tratar o Mal de Parkinson deveria ser utilizada e, ao convencer o diretor do local, eles fazem o acordo de testar em apenas um paciente. Quando o medicamento passa a apresentar bons efeitos, outros pacientes são liberados para utilizar a droga, mas alguns efeitos colaterais passam a surgir no primeiro paciente.
O Escafandro e a Borboleta (2007)
“O Escafandro e a Borboleta” acompanha a história real de Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric), editor de uma revista consagrada, que aos 43 anos sofre um derrame cerebral e fica em coma por 20 dias. Ao acordar, ele se depara com uma rara paralisia e percebe que mexer seu olho esquerdo é o único movimento que lhe resta.
Com sua consciência intacta, Bauby passa a se libertar através de sua memória e imaginação, que permitem escrever o livro em que o filme é baseado. A síndrome do encarceramento, como é chamada, é uma condição raríssima e a obra recebeu quatro indicações ao Oscar.
O Homem Elefante (1980)
John Merrick (John Hurt) é um homem que possui uma condição chamada neurofibromatose múltipla, que fez com que praticamente todo o seu corpo sofresse com deformações. Por conta disso, ele é exibido como monstros em circos que excursionam pelo Reino Unido na era vitoriana.
Considerado incapacitado intelectualmente, John é salvo por um médico e passa a expressar seus conhecimentos e ideias, além de explorar seu lado sentimental a ponto de até mesmo a coroa britânica se sensibilizar com o caso.
Um Estranho no Ninho (1976)
Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson) é um presidiário que simula estar insano para não precisar trabalhar. Por conta disso ele vai parar em uma instituição para doentes mentais, onde passa a estimular os outros internos a se revoltarem contra as normas do local, impostas por uma enfermeira-chefe.
“Um Estranho no Ninho” é uma adaptação do romance homônimo de Ken Kesey e foi o segundo filme da história a vencer os cinco maiores prêmios do Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.
100 Metros (2016)
O filme conta a história real de Ramón Arroyo, um executivo espanhol que foi diagnosticado com esclerose múltipla aos 32 anos e ouviu de seu médico que não conseguiria correr nem 200 metros em um curto período de tempo. Ao decidir lutar contra esse diagnóstico, ele conseguiu completar uma edição do Ironman, que consiste em 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.
O filme mostra todo esse processo, que levou anos, e conta com momentos de crise da doença, superação da depressão pós diagnóstico e todo o início na prática esportiva que o levou a conquistar esse feito.
Para Sempre Alice (2015)
“Para Sempre Alice” tem como personagem principal a renomada professora de linguística Alice Howland, que descobre, após esquecer algumas palavras e se perder pelas ruas de Nova Iorque, que possui Alzheimer.
Com 50 anos de idade, Alice passa a viver problemas e conflitos novos em decorrência da doença, enquanto luta para manter seu estilo de vida e senso de realidade. O filme é inspirado no livro homônimo, escrito por Lisa Genova.
Seja mais um aprovado no vestibular com o apoio do Estratégia
O Estratégia Vestibulares quer que você conquiste sua aprovação na universidade dos seus sonhos. E, para isso, traz cursos completos, com diferenciais exclusivos e inovadores, mentoria personalizada, Banco de Questões e muito mais. Confira agora mesmo!