7 citações de Michel Foucault para usar na redação
Foto: Wikimedia Commons

7 citações de Michel Foucault para usar na redação

Responsável por escrever a obra “Vigiar e Punir”, Foucault possui diversas citações interessantes para usar nas redações dos vestibulares e Enem; confira

Michel Foucault foi um filósofo, sociólogo e escritor francês do século XX, conhecido por suas teorias contrárias ao sistema prisional tradicional. Para Foucault, as relações entre o poder, o conhecimento e a subjetividade são usadas, por meio das instituições, como hospitais, escolas e prisões, para o controle social.

As teorias de Foucault, que abordam também a sexualidade, a loucura, a psicanálise e a psiquiatria, possuem grande relevância em diversas áreas além da filosofia e sociologia, como a política, a arte, a antropologia e a psicologia.

Por conta de sua importância, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo para contar mais sobre a história do filósofo e separou 7 de suas citações para você utilizar na redação e arrasar na argumentação. Acompanhe!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quem foi Michel Foucault?

Michel Foucault nasceu no ano de 1926, em Poitiers, na França. Pertencente a uma família de médicos, cresceu em um ambiente intelectual e acadêmico. Sua trajetória acadêmica começou com estudos de filosofia e psicologia na École Normale Supérieure em Paris, onde se destacou por sua erudição e interesse em filosofia da história. 

Seus primeiros trabalhos exploraram a história da loucura e do sistema prisional, estabelecendo o início de sua crítica às instituições sociais, como as escolas, prisões e hospitais.

Ao longo de sua carreira, Foucault abordou temas como a arqueologia do saber, as relações entre poder e disciplina, os regimes de verdade e a formação de identidades. Suas obras mais notáveis incluem “Vigiar e Punir”, que explora a evolução das práticas punitivas (da tortura para o encarceramento), e “A História da Sexualidade”, onde discute a formação das concepções sobre sexualidade ao longo do tempo.

Foucault desafiou noções estabelecidas de verdade e poder, argumentando que o conhecimento é construído dentro de contextos históricos e sociais específicos. Como citado anteriormente, sua abordagem interdisciplinar influenciou campos como a filosofia, sociologia, história e estudos culturais. Durante sua vida, lecionou em diversas universidades ao redor do mundo e foi reconhecido internacionalmente por suas ideias inovadoras e provocativas.

A morte de Michel Foucault em 1984, aos 57 anos, ocorreu no auge de sua carreira acadêmica e pouco depois do lançamento de sua obra “História da Sexualidade, Volume 2: O Uso dos Prazeres”, que prometia, ao todo, seis volumes. 

Sua morte interrompeu uma linha de investigações e estudos que já haviam feito um impacto significativo na filosofia, na teoria social e nos estudos culturais. Confira abaixo algumas citações dessa importante personalidade.

+ Jogos Vorazes: como usar o filme no repertório sociocultural da redação?

1 – “Onde há poder, há resistência” –  História da Sexualidade: A Vontade de Saber

Foucault não vê o poder como algo monolítico e invencível, mas como algo que está constantemente em negociação e transformação, com espaços para a resistência e para a mudança dentro das próprias estruturas de poder. 

Essa perspectiva dinâmica mostra como as relações de poder são complexas e como a resistência pode surgir em diversos pontos, desafiando e remodelando as formas de dominação e controle social.

2 – “As ‘luzes’ que descobriram as liberdades inventaram também as disciplinas.” – Vigiar e punir

Esta citação de Michel Foucault conecta o surgimento das sociedades modernas e a maneira como as instituições disciplinares foram desenvolvidas. Ele argumenta que o surgimento do Iluminismo, com seu enfoque na ciência e na liberdade individual, também influenciou a formação das estruturas disciplinares, que visam controlar os corpos e comportamentos das pessoas.

3 – “A disciplina aumenta as forças do corpo (em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesmas forças (em termos políticos de obediência).” – Vigiar e punir

Por um lado, a disciplina busca aumentar e otimizar as capacidades físicas e produtivas do corpo humano, transformando-o em uma espécie de máquina eficiente para desempenhar tarefas específicas.

Por outro lado, Foucault destaca que esse aumento das forças físicas e produtivas do corpo humano ocorre ao mesmo tempo em que a disciplina opera para diminuir, controlar e regular essas mesmas forças em termos políticos e sociais. 

Ou seja, ao disciplinar os corpos para torná-los mais úteis economicamente, essas práticas também os submetem a um controle político e social, limitando sua autonomia e reduzindo-os a normas e regras.

4 – “O problema não é mudar a ‘consciência’ das pessoas, ou o que elas têm na cabeça, mas o regime político, econômico, institucional de produção da verdade.” – A microfísica do poder

Para o filósofo, a transformação social não está somente na mudança das crenças individuais ou consciências das pessoas. Ele acredita que os regimes de verdade são criados e mantidos por estruturas mais profundas de poder, que estão enraizadas em instituições, práticas e sistemas políticos e econômicos.

5 – “O que não é regulado para a geração ou por ela transfigurado não possui eira, nem beira, nem lei. Nem verbo também. É ao mesmo tempo expulso, negado e reduzido ao silêncio.” – História da Sexualidade: A Vontade de Saber

Michel Foucault argumenta que a sociedade, por meio de suas normas, regras e instituições, regula e determina o que é aceitável, reconhecido e permitido discutir, pensar ou expressar publicamente. Tudo aquilo que não se enquadra nesses parâmetros estabelecidos é muitas vezes excluído do discurso público, invalidado ou até mesmo silenciado.

6 – “O homem é uma invenção recente, e talvez seu fim esteja próximo.” – As palavras e as coisas

Ao afirmar que o homem é uma “invenção recente”, Foucault sugere que a compreensão do ser humano como uma entidade definida por características universais é uma construção histórica e cultural, sujeita a transformações. 

Essa frase também implica que essa concepção do “homem” pode estar se aproximando de um fim, já que existe a possibilidade de novas formas de entender a existência humana surgirem no futuro.

7 – “O novo não está no que é dito, mas no acontecimento de sua volta.” – A ordem do discurso

Esta citação de Foucault aponta para a ideia de que a novidade não está necessariamente no conteúdo específico do que é comunicado, mas sim na maneira como determinadas ideias, discursos ou temas ressurgem e se manifestam em diferentes contextos ou momentos.

Arrase na redação com o Estratégia Vestibulares

Você quer ter todas as suas redações corrigidas e com feedback? Saiba que o Estratégia Vestibulares oferece isso! Aqui você pode enviar um número ilimitado de redações para serem corrigidas por nossos professores, que respondem com dicas de onde e como melhorar.

Além disso, a Coruja oferece aulas dinâmicas, um Banco de Questões super completo, salas VIP, monitorias e cursos focados em diversas bancas de vestibulares do Brasil. Clique no banner e conheça melhor o Estratégia Vestibulares!

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também