9 citações de mulheres importantes para usar na redação

9 citações de mulheres importantes para usar na redação

O Portal Estratégia Vestibulares separou nove citações sobre de mulheres importantes e que podem ser usadas como repertório sociocultural na redação

No dia 08 de março é celebrado o Dia Internacional das Mulheres, que se iniciou em 1910 após a sugestão de Clara Zetkin, uma professora, jornalista e política alemã. Além disso, a data comemorativa teve origem no movimento operário e tornou-se um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Posteriormente, em 25 de março de 1911, mais de 140 trabalhadores, e em sua maioria mulheres, morreram queimados em um incêndio em uma fábrica têxtil em Nova York, nos Estados Unidos, devido às condições precárias do local. Assim, o episódio deu início a diversas modificações nas leis trabalhistas, principalmente às trabalhadoras mulheres.

Pensando na importância dessa celebração, e para ajudar os estudantes a aumentarem seu repertório sociocultural, além contribuir na argumentação e contextualização de uma redação, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu diversas citações de mulheres importantes da história.

A seguir, confira citações que poderiam ser usadas em múltiplas propostas de redação com temáticas sobre feminismo, felicidade, empoderamento, luta, autoconfiança, sucesso e muito mais como “A tristeza em tempos de felicidade compulsória”, da Unesp 2022, e “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”, do Enem 2021.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

“A fórmula da felicidade e do sucesso é simplesmente ser você mesmo da maneira mais sincera que puder.” – Meryl Streep

Mary Louise Streep, conhecida pelo nome artístico Meryl Streep, é uma atriz norte-americana prestigiada mundialmente. A atriz já concorreu 20 vezes ao Oscar, vencendo três vezes e soma mais de 29 indicações ao Prêmio Globo de Ouro, além de outras indicações como BAFTA, César Honorário e MTV Movie Award.

Graduou-se em teatro dramático no Vassar College e fez mestrado em artes dramáticas na Universidade de Yale. Com isso, participou de montagens teatrais e estreou na Broadway no musical “Happy End”, sendo esse o início de sua jornada como protagonista em grandes obras.

“A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos.” – Jane Austen

Em meados do século XIX, a escritora inglesa Jane Austen, considerada uma das maiores romancistas da literatura inglesa, ganhou ainda mais destaque por suas obras. Ao longo de sua infância, já demonstrava seu amor pela literatura, e aos 17 anos escreveu seu primeiro título chamado “Lady Susan”.

Romances como “Orgulho e Preconceito”, “Razão e Sensibilidade” e “Persuasão” marcaram uma nova era da literatura romântica e tornaram-se clássicos da dramaturgia inglesa. Além disso, diversas obras da autora foram adaptadas para o cinema e televisão.

“Doer, dói sempre. Só não dói depois de morto. Porque a vida toda é um doer.” – Rachel de Queiroz

Rachel de Queiroz foi uma tradutora, escritora, romancista, jornalista e cronista que marcou a literatura e dramaturgia brasileira. Em 1977, a autora tornou-se a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e a primeira mulher coroada com o Prêmio Camões.

Dada sua importância, foi nomeada com diversas premiações e possui mais de 22 obras publicadas, sendo muitas dessas usadas como obras literárias cobradas nos vestibulares. Além disso, é considerada uma das maiores autoras da segunda geração do modernismo, destacando-se os romances “O Quinze”, “As Três Marias” e “Dôra, Doralina”.

“É a confiança em nossos corpos e mentes que nos permite buscar novas aventuras.” – Oprah Winfrey

A apresentadora, jornalista, atriz, empresária, repórter, produtora, psicóloga, editora e escritora norte-americana Oprah Gail Winfrey, é vencedora de diversos prêmios Emmy com o programa “The Oprah Winfrey Show”. Seu programa de televisão é considerado o talk show com a maior audiência da história da televisão norte-americana.

Em 1985 a apresentadora atuou pela primeira vez no filme “A Cor Púrpura”, produzido por Steven Spielberg, e um ano após foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. Ademais, Oprah é dona das revistas “The Oprah Magazine” e “At Home”, e publicou livros conhecidos, como “As coisas Que a Vida Me Ensinou” e “O Que É Que Lhe Aconteceu”.

“É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.” – Simone de Beauvoir

Na década de 80, Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, mais conhecida por Simone de Beauvoir, foi uma escritora, intelectual, teórica, ativista política, feminista francesa, e grande influenciadora do movimento existencialista e feminismo moderno.

Além disso, sua importância é tanta que já teve citações próprias usadas em uma questão da prova objetiva de Ciências Humanas na edição do Enem 2015. Nesta ocasião, era exigido que os estudantes assinalassem a resposta que indicava a marca em que a proposição da autora contribuiu para estruturar um movimento social.

“Levanto a minha voz, não para que eu possa gritar, mas para que aqueles sem voz possam ser ouvidos.” – Malala Yousafzai

Malala Yousafzai é uma jovem e ativista paquistanesa que ficou conhecida mundialmente após ser baleada em seu rosto quando estava a caminho da escola. Aos 15 anos, foi alvo de membros do Talibã após defender em seu blog o direito à educação para as meninas de sua região.

Após escrever um livro que revela a realidade do seu país, Malala foi consagrada como a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz, tornando-se um símbolo da luta das mulheres pela igualdade e educação.

“Pessoas felizes vão fazer os outros se sentirem assim” – Anne Frank

A jovem alemã de origem judia, Anne Frank, escreveu um diário descrevendo sua adolescência e os horrores vividos no período de isolamento do Holocausto, antes de ser levada para o campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha. 

Em 1947, a obra com título “O Diário de Anne Frank”, foi publicada por seu pai, Otto Frank, o único sobrevivente da família. O exemplar foi traduzido em mais de 30 idiomas, recebeu três premiações do Oscar e tornou-se um filme biográfico.

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. – Madre Teresa de Calcutá 

Entre 1910 e 1997, Madre Teresa de Calcutá foi uma missionária católica conhecida como a feira dos pobres ou a santa das sarjetas. Ainda na adolescência, ingressou na Casa das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, e criou a Congregação Missionária da Caridade.

Após dedicar-se fortemente a ajudar os demais, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, sendo beatificada e canonizada pela igreja católica. Em setembro de 1997, Madre Teresa faleceu após sofrer uma parada cardíaca.

“Sucesso não é quanto dinheiro você ganha, mas a diferença que você faz na vida das pessoas.” – Michelle Obama

A advogada norte-americana, Michelle Obama, foi a 46° primeira-dama dos Estados Unidos e primeira afro-descendente a ocupar o posto, entre 2009 e 2016. Apesar de seu envolvimento na política, a ex-primeira-dama se destacava em outros aspectos, como sendo estudante, líder inspiradora e escritora.

Em 2018, publicou sua autobiografia “Minha História” que posteriormente tornou-se um documentário da plataforma de streaming Netflix. Na produção, Michelle Obama conta como exerceu o cargo, lidou com críticas e desenvolveu o lançamento da sua biografia.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como cursos, simulados preparatórios e correção de redações. Confira como podemos te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também