7 citações sobre desemprego para usar na redação

7 citações sobre desemprego para usar na redação

Confira algumas citações sobre desemprego que podem ser utilizadas nas redações dos vestibulares brasileiros e no Enem

Em junho de 2023, a taxa de desemprego no Brasil chegou a 8%, menor índice desde 2014, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que por sua vez é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa é um avaliador socioeconômico de um país, compondo um cenário que abrange o mercado de trabalho, as movimentações financeiras e expectativas para os próximos meses e anos, e até mesmo a renda média da população e suas aspirações.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Atualmente, além do PNAD, é possível encontrar pesquisas que medem a taxa, com indicadores distintos, feitas pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e Ministério do Trabalho e Previdência Social.

O Portal Estratégia Vestibulares separou 7 citações sobre desemprego em contextos e épocas distintas, e que podem ser utilizadas nas redações dos vestibulares brasileiros e do Enem, além de compor o repertório sociocultural sobre o assunto. Confira!

1 — “De todos os aspectos da miséria social nada é tão doloroso quanto o desemprego”. — Jane Addams

Jane Addams foi a segunda mulher a ganhar o prêmio Nobel da Paz, em 1931, pelo trabalho social desenvolvido nos Estados Unidos. Foi ativista, socióloga, filósofa e assistente social, sendo reconhecida também pelo seu comportamento pacifista e por lutar em prol dos direitos das mulheres.

9 citações filosóficas para usar na redação

2 — “Estamos sendo atingidos por uma nova doença da qual muito ouviremos falar nesses próximos anos: o desemprego tecnológico”. — John Maynard Keynes

O economista britânico John Maynard Keynes foi membro do Partido Liberal e teórico da macroeconomia, cuja sua base de pensamento é conhecida como keynesianismo. Foi defensor do livre mercado, principalmente após a Segunda Guerra Mundial.

3 — “O trabalho precário, informal, intermitente é a antessala do desemprego.” — Ricardo Antunes

Ricardo Antunes é professor de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e um dos maiores especialistas brasileiros quando o assunto é mundo do trabalho. A frase citada foi retirada de entrevista para o Portal Brasil de Fato.

4 — “O desemprego do homem deve ser tratado como tragédia e não como estatística econômica”. — Papa João Paulo II

Karol Józef Wojtyła foi o 264º papa, eleito em 1978. Ao se eleger, escolheu o nome João Paulo II, em homenagem também ao seu antecessor — João Paulo I —, que faleceu após apenas 33 dias de sua posse. Foi o primeiro papa a visitar o Brasil, e veio ao País em três oportunidades.

5 — “Um povo educado não aceitaria as condições de miséria e desemprego como as que temos”. — Florestan Fernandes

Florestan Fernandes foi sociólogo, considerado inclusive o patrono da Sociologia brasileira. De origem humilde, Florestan também foi eleito deputado federal e participou da assembleia nacional constituinte. Venceu o prêmio Jabuti em 1964 com o livro “Corpo e Alma do Brasil”.

Filósofos brasileiros: veja 17 pensadores que você precisa conhecer

6 — “A falta de trabalho destrói pessoas”. — Katharine Hepburn

A atriz hollywoodiana Katharine Hepburn foi uma das figuras mais importantes da indústria cinematográfica da história. Reservada, Hepburn foi uma das responsáveis por quebrar padrões de atuação e dos papeis femininos, trazendo em algumas obras questões feministas da época. 

7 — “Quando você tem 7% desempregados, tem 93% trabalhando”. — John F. Kennedy

John Fitzgerald Kennedy, conhecido também como JFK, foi presidente dos Estados Unidos de 1961 a 1963, quando foi assassinado em meio a um desfile em carro aberto na cidade de Dallas, no Texas. Como presidente, atuou em pontos como políticas fiscais, direitos civis, imigração e diversas questões que envolviam a Guerra Fria, principal conflito mundial da época.

180 citações por temas para usar na redação

Conte com o Estratégia Vestibulares!

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos exclusivos, com materiais multimídia e desenvolvidos de acordo com cada banca de vestibular. Além disso, é possível ter o apoio do Banco de Questões do EV, com mais de 270 mil perguntas respondidas, mentorias personalizadas e muito mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também