Os desastres naturais são eventos de grande escala causados por fenômenos da natureza que resultam em danos significativos à vida, às propriedades e ao meio ambiente. Alguns exemplos são terremotos, furacões, inundações, deslizamentos, tsunamis e erupções vulcânicas. Apesar desses eventos se originarem de processos naturais, a forma como a sociedade responde e lida com eles tem influência nos danos causados.
Por exemplo, um governo negligente pode não garantir a infraestrutura adequada, sistemas de alerta precoce e respostas adequadas aos desastres. Em muitos casos, comunidades mais vulneráveis são afetadas de maneira desproporcional, devido à ausência de planejamento eficaz e recursos suficientes destinados à prevenção e à recuperação aos desastres.
Além disso, a ação humana, como o desenvolvimento urbano não planejado em áreas de alto risco, desmatamento desenfreado e emissão excessiva de gases, também pode contribuir para a intensificação e frequência de desastres naturais.
O Furacão Katrina (2005) nos Estados Unidos destacou a desigualdade social e as falhas na resposta do governo. Já o Tsunami do Oceano Índico (2004), que devastou a costa de países como Sri-Lanka, Indonésia, Tailândia, Maldivas, Índia, Bangladesh, Mianmar e Malásia, mostra os impactos dos tsunamis em comunidades despreparadas.
Os desastres naturais podem ser cobrados em questões de vestibulares e até mesmo em temas de redação. Por isso, o Portal Estratégia Vestibulares separou sete filmes que abordam esses eventos para você acrescentar ao seu repertório sociocultural. Confira!
Navegue pelo conteúdo
1 – O Impossível (2012)
Dirigido por Juan Antonio Bayona, retrata a história real da família Alvarez-Belon, que passava as férias em um resort na Tailândia quando o tsunami do Oceano Índico de 2004 atingiu a costa. Maria, Henry e seus três filhos são separados e lutam pela sobrevivência em meio ao caos e devastação até se encontrarem novamente.
2 – 2012 (2009)
O filme 2012, dirigido por Roland Emmerich, aborda eventos apocalípticos, incluindo desastres naturais extremos e a possibilidade do fim do mundo em 21 de dezembro de 2012, de acordo com interpretações do calendário maia.
A trama segue várias histórias interligadas enquanto o mundo enfrenta uma série de desastres globais, como terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas, causados por um aumento repentino da atividade solar. Enquanto os governos tentam tomar medidas para preservar a humanidade, um escritor de ficção científica tenta salvar sua família e encontrar um lugar seguro antes que o planeta seja devastado.
3 – Presságio (2009)
“Presságio” é um filme de ficção científica e suspense, dirigido por Alex Proyas. A trama gira em torno de um professor de astrofísica, interpretado por Nicolas Cage, que descobre um padrão numérico criptografado em uma cápsula do tempo enterrada por uma escola 50 anos antes.
Esses números aparentemente aleatórios preveem datas, coordenadas geográficas e o número de vítimas em grandes desastres, incluindo alguns que ainda não ocorreram, sendo um deles, um terremoto. Ao tentar desvendar o significado desses números, o professor percebe que está lidando com uma sequência de eventos catastróficos e precisa tomar medidas para tentar salvar as pessoas das tragédias iminentes.
4 – Parasita (2019)
A obra coreana, dirigida por Bong Joon-ho, venceu o Oscar de 2020, na categoria Melhor Filme. A história acompanha as interações complexas entre duas famílias: os Kim, uma família pobre que vive em condições precárias, e os Park, uma família rica. Os Kim começam a trabalhar para os Park e, partir disso, passam a entrar em suas vidas de formas inesperadas.
O filme aborda questões sociais, explorando a desigualdade econômica e as relações de classe na sociedade sul-coreana. Em certa cena, uma forte chuva atinge a região em que as famílias moram e, para os Park, ela é considerada uma bênção, enquanto para os Kim, é vista como terrível e destruidora, já que causou uma inundação na casa deles.
5 – 13 minutos (2021)
O filme “13 minutos” ou “13 minutos de tormenta”, dirigido por Lindsay Gossling, retrata quatro famílias de Heartland, cidade fictícia em Oklahoma, que lutam por suas vidas quando a chegada de um tornado é anunciada. A partir do toque da sirene, eles têm 13 minutos para chegar aos abrigos em segurança.
6 – O dia depois de amanhã (2004)
A ficção científica dirigida por Roland Emmerich, aborda cenários extremos de mudanças climáticas repentinas e dramáticas, provocadas por perturbações no sistema climático global.
A história se desenrola quando cientistas descobrem que essas mudanças climáticas estão levando a uma nova era do gelo. A trama segue o climatologista Jake Hall (Dennis Quaid) que tenta resgatar seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) e outros sobreviventes em meio a super tornados, tempestades de neve e inundações.
7 – Vulcão Whakaari: Resgate na Nova Zelândia (2022)
No documentário original da Netflix, a cineasta Rory Kennedy investiga a erupção vulcânica de Whakaari, também conhecida como Ilha Branca, responsável por matar 22 pessoas, entre elas turistas. Percebe-se, pela obra, a negligência e irresponsabilidade do governo da região.
Arrase na redação com o Estratégia Vestibulares
Você quer ter todas as suas redações corrigidas e com feedback? Saiba que o Estratégia Vestibulares oferece isso! Aqui você pode enviar um número ilimitado de redações para serem corrigidas por nossos professores, que respondem com dicas de onde e como melhorar.
Além disso, a Coruja oferece aulas dinâmicas, um Banco de Questões super completo, salas VIP, monitorias e cursos focados em diversas bancas de vestibulares do Brasil. Clique no banner e conheça melhor o Estratégia Vestibulares!