9 citações sobre o Orgulho LGBTQIA+ para usar como repertório sociocultural

9 citações sobre o Orgulho LGBTQIA+ para usar como repertório sociocultural

Trouxemos algumas frases para você se inspirar em redações com a temática. Confira abaixo!

O dia 28 de junho é marcado por comemorar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Essa data marca a Revolta de Stonewall, em que frequentadores do Bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, no ano de 1969, se rebelaram contra a opressão policial que frequentemente ocorria no local.

Um ano antes, em 1968 houve o assassinato de Martin Luther King, dois meses depois, em agosto de 1969, o festival de Woodstock. Enquanto isso, a Guerra do Vietnã também movimentou o cenário político mundial, indicando a enorme instabilidade social que os Estados Unidos passaram naquele período.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Em 1970, milhares de pessoas se encontraram para comemorar um ano do ocorrido no Bar Stonewall, dando início às paradas do orgulho LGBTQIA+. 

O Brasil, entretanto, vive uma realidade dicotômica: São Paulo recebe até hoje a maior parada do mundo, com mais de 3 milhões de pessoas. Por outro lado, o país é o campeão de assassinatos e crimes de ódio contra a população homossexual. Mais da metade dos crimes homotransfóbicos do mundo ocorrem no Brasil.

O Portal Estratégia Vestibulares traz algumas frases sobre o orgulho LGBTQIA+ ditas ao longo da história, já que o tema que é cada vez mais forte e muito presente na sociedade e vestibulares do país, seja em questões de interpretação de texto, Biologia, História, Português e redações.

Navegue pelo conteúdo

1 – “Você nunca tem completamente seus direitos, individualmente, até que todos tenham direitos.” — Marsha P. Johnson

Mulher trans, ativista, trabalhadora do sexo e drag queen, Marsha estava no Stonewall naquela noite. Foi modelo para Andy Warhol e criou a Street Transvestite Action Revolutionaries (STAR, em tradução livre “Ação revolucionária para Travestis de Rua), que oferecia abrigo para jovens LGBTQIA+ que viviam nas ruas.

Sua história de vida é o centro do documentário A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson, disponível na Netflix. A frase mostra a necessidade que é lutar para conquistar e manter os direitos tidos como básicos para muitos, mas que estão sob constante ameaça.

2 – “Se você não consegue amar a si mesmo, como você vai amar qualquer outra pessoa?” — RuPaul

RuPaul Andre Charles é Drag Queen e apresentadora do reality show que mais venceu Emmys na história da premiação, RuPaul’s Drag Race. Além disso, é a pessoa negra mais premiada da história da cerimônia.

A frase, dita ao final de cada episódio do reality, é inspiração para que pessoas LGBTQIA+ amem a si mesmo sempre, independentemente dos momentos e situações ruins que acontecem ao seu redor.

Veja também:
O que é nome social e como funciona esse direito?
10 dicas de saúde mental para estudantes em fase de vestibular

3 – “Existe uma boa maneira de categorizar corpos? O que as categorias nos dizem? As categorias nos dizem mais sobre a necessidade de categorizar os corpos do que sobre os próprios corpos.” — Judith Butler

Judith Butler é filósofa estadunidense vista como uma das principais teóricas contemporâneas do feminismo. Seu ativismo político inclui direitos de pessoas lésbicas, gays e trans, e prega a desconstrução do sujeito, caracterizando-o como queer.

Ao longo de suas teorias e livros, Butler buscou conceitos de pensadores como Althusser, Lacan, Foucault e Freud. Dentre seus livros estão “Corpos que Importam, Problemas de Gênero: Feminismo” e “Subversão da Identidade e Os Sujeitos do Sentido”.

4 – “Penso no garoto de 15 anos que está vendo essa premiação e pensando: ‘Esse cara é gay, é deputado federal e está recebendo um prêmio. Então eu não preciso viver com vergonha.” — Jean Wyllys

Ex-deputado federal e ativista pelos direitos LGBTQIA+, Jean Wyllys (PT) está exilado do país por ser perseguido politicamente por grupos políticos distintos. Morando atualmente em Barcelona, Jean planeja voltar ao país apenas em dezembro, após as eleições.

A frase foi dita em uma entrevista para a Revista Trip em 2011 e mostra a importância de ter representantes políticos atuantes em diversas pautas, para construir um país minimamente democrático de fato.

5 – “Bato palmas para as travestis que lutam para existir, e a cada dia conquistar o seu direito de viver e brilhar.” — Linn da Quebrada

Linn da Quebrada é atriz, cantora, compositora e ativista pela representatividade LGBTQIA+ e identidade de gênero. No início do ano, fez parte do Big Brother Brasil 22 (BBB).

A frase vem de uma de suas músicas, Mulher, do álbum “Pajubá”. Na letra, ela narra o cotidiano de uma travesti que anda “de esquina em esquina”, lutando por sua existência e sobrevivência, “batalhando conquistar o seu direito de viver, brilhar e arrasar”.

6 – “Precisamos de muitas rebeliões, de muitos Stonewalls, de um movimento contínuo da sociedade para que a democracia se efetive e se equalize no direito de todos.” — Daniela Mercury

Daniela Mercury é cantora e compositora brasileira. É casada com Malu Verçosa desde 2013, quando tornou sua união pública. Dentre suas obras, destaca-se o álbum “O Canto da Cidade” e o livro “Dani e Malu: Uma História de Amor”.

A frase citada foi dita no Congresso Nacional em 2019, nas comemorações de 50 anos da Revolta de Stonewall, citada acima. O trecho ressalta a necessidade de ter continuidade nas ações sociais para que os direitos não sejam perdidos em tempos caóticos.

7 – “Ser homossexual não é demérito para ninguém, e no futebol não deveria ser um assunto tão polêmico.” — Richarlyson

Richarlyson é o primeiro jogador de futebol que passou por clubes de série A e pela Seleção brasileira de futebol masculino a se assumir bissexual. Como jogador, foi campeão mundial pelo São Paulo e da Libertadores da América pelo Atlético Mineiro.

A frase é um desabafo de uma pessoa que, por conta da homofobia, precisou esconder sua orientação sexual por toda a sua carreira, e mesmo assim sofria preconceito nos gramados brasileiros. Atualmente ele é comentarista esportivo do grupo Globo.

Veja também:
7 citações sobre educação para usar na redação
11 citações sobre imprensa para usar na redação
7 citações sobre meio ambiente para usar na redação
9 frases filosóficas para usar na redação

8 – “É preciso ir abrindo brechas para tentar minimizar os danos da política vigente. Uma política totalmente inclusiva ainda está longe. O máximo às vezes pode parecer o mínimo, mas o mínimo, para quem não tem nada, já é muita coisa.” — Erika Hilton

Erika Hilton (Psol) foi a vereadora mulher com mais votos na eleição municipal de 2020 em São Paulo. Ativista pelos direitos negros e LGBTQIA+, Erika foi homenageada no MTV European Music Awards por sua trajetória política em 2021.

Ao lado dela, foram premiados outros nomes que lutam pela causa LGBTQIA+ pelo mundo. A frase escolhida foi dita em uma entrevista para a Revista Cult em 2021 e mostra as dificuldades, barreiras e conquistas dessa parte da população por meio da política.

9 – Não é crime ser homossexual, não é pecado e não é doença. É somente o preconceito.” — Luiz Mott

Luiz Mott é ativista e fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), além de professor titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É também autor de diversos livros, dentre eles “O Sexo Proibido”, “O Lesbianismo no Brasil” e “Causa-Mortis: Homofobia”.

A frase foi dita em uma entrevista para o Portal R7, e o autor pede por políticas públicas que ensinem a respeitar gays, lésbicas e pessoas trans. Ainda segundo Mott, é preciso de leis que punam a homofobia, e que elas sejam cumpridas.

O que significa a sigla LGBTQIA+

A sigla representa um acrônimo para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queers, Intersexuais e Assexuais. O + insere ainda outras identidades de gênero e orientações sexuais que não aparecem em destaque no acrônimo e não se encaixam no padrão cis-heteronormativo.

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também