7 filmes sobre moda para usar como repertório sociocultural na redação

7 filmes sobre moda para usar como repertório sociocultural na redação

Preparamos uma lista com 7 filmes sobre moda para você conhecer mais sobre esse universo com produções cinematográficas que abordam o assunto

Filmes sobre moda são muito comuns no cinema desde os primórdios da sétima arte. Eles podem contar sobre um personagem específico, uma época, determinados conceitos e até mesmo como a sociedade de um momento via e sentia a maneira de se vestir e, porque não, se portar.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O Portal Estratégia Vestibulares fez uma lista com 7 filmes sobre moda que podem ser vistos por vários motivos, seja pela genialidade de estilistas, histórias de consumismo, importância do assunto e por ser um clássico do cinema. Confira!

O Diabo Veste Prada (2006)

Com Meryl Streep e Anne Hathaway no elenco, “O Diabo Veste Prada” conta a história de uma jornalista recém-formada que critica a superficialidade do mundo da moda, mas consegue um emprego “dos sonhos” para muitas pessoas que amam essa indústria.

O emprego consiste em ser assistente pessoal da editora-chefe de uma das maiores revistas de moda do mundo. Sua chefe é arrogante, exploradora, rígida e, acima de tudo, exigente. A relação de Andy (Anne Hathaway), a assistente, entre aquele mundo e sua resistência inicial, suas interações com sua chefe e seus aprendizados são explorados com leveza e drama.

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009)

Inspirado em livro homônimo de Sophie Kinsella, “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” conta a história de uma jornalista financeira que ensina as pessoas a administrar seus gastos e contas, enquanto aos finais de semana se mostra uma consumista compulsiva, até chegar a falência.

Ao contrário do que é visto em “O Diabo Veste Prada”, o sonho de Becky (Isla Fisher) é ingressar na editoria de moda da mesma editora em que trabalha dando dicas financeiras. Ao longo do filme, porém, ela repensa suas escolhas e ambições pessoais.

Coco Antes de Chanel (2008)

Gabrielle (Audrey Tautou) é deixada com sua irmã em um orfanato e, quando adulta, passa a trabalhar como cantora de cabaré e costureira em uma pequena cidade próxima de Paris. A história autobiográfica mostra, portanto, como essa órfã se torna Coco Chanel, um dos maiores ícones da moda e cultura do século XX.

Mas, como o próprio nome do filme indica, o foco da história é mostrar a vida de Coco antes de seu estrelato: infância, jornada dupla e romances são explorados e deixam de fora a personalidade forte e presente em seu auge.

Pronto a Vestir (1994)

Um assassinato assombra o desfile de moda mais importante do mundo. Todos na trama passam a ser suspeitos, formando um cenário de detetive enquanto o clima de comédia satírica ganha forma na tela, criticando justamente o mundo da moda.

O filme foi gravado enquanto acontecia a Paris Fashion Week e usa imagens reais dos desfiles para ilustrar algumas cenas. Na trama de “Pronto a Vestir”, três editores de revistas rivais passam a disputar um furo de moda, enquanto jornalistas buscam desvendar o mistério do assassinato.

Bonequinha de Luxo (1961) 

Com Audrey Hepburn no papel de Holly Golightly, “Bonequinha de Luxo” conta a história de uma garota de programa obstinada a se casar com um milionário que a sustente em uma vida de luxos e futilidades. 

Mas o plano começa a ruir quando Holly se apaixona por um escritor amador, que é seu vizinho. O filme é baseado na obra homônima do grande escritor Truman Capote e venceu dois Oscars (melhor trilha sonora e melhor canção original) de quatro indicações.

A Vingança Está na Moda (2016)

Myrtle ‘Tilly’ Dunnage (Kate Winslet) volta a sua cidade natal no interior da Austrália após ter seu trabalho como costureira reconhecido em Paris. Mas o local não lhe traz boas recordações por ter sido expulsa da cidade ainda pequena, acusada de causar um acidente que matou um menino.

Tilly retorna, portanto, com um mix de sentimentos, como vingança e orgulho, para atacar a todos que, no passado, conspiraram contra ela. Ao longo do filme, a personagem transforma a vida de várias mulheres do vilarejo justamente pela moda, enquanto executa seus planos.

Cruella (2021)

Emma Stone é Estella, uma jovem criativa e determinada que quer chamar a atenção com seus desenhos e modelitos ousados. Ao longo da trama ela chama a atenção da Baronesa Von Hellman (Emma Thompson), que ascende a estilista até que ela se torne Cruella, uma mulher fria e que se torna obcecada por filhotes de cães, com o intuito de produzir casacos com as peles dos animais.

“Cruella” se passa na Londres dos anos 70, rebelde e punk, e isso dá o tom da moda do momento, composta também com trilha sonora de impacto. O filme tem sequência confirmada para os próximos anos.

Yves Saint Laurent (2014)

Yves Saint Laurent é convocado para cuidar do futuro da marca Dior, após a morte de seu fundador, com apenas 21 anos. Após seu primeiro desfile pela marca, o jovem conhece Pierre Bergé, com quem desenvolve um relacionamento amoroso e o desejo de fundar sua própria marca, que leva seu nome.

A figura brilhante de Saint Laurent é mostrada no filme em cenas que expõem seus altos e baixos, seja pelo perfeccionismo, pela depressão e pela criatividade. O estilista, mesmo com suas obsessões, revoluciona a moda com abordagem iconoclasta, moderna e ousada.

Seja mais um aprovado no vestibular com o apoio do Estratégia

O Estratégia Vestibulares quer que você conquiste sua aprovação na universidade dos seus sonhos. E, para isso, traz cursos completos, com diferenciais exclusivos e inovadores, mentoria personalizada, Banco de Questões e muito mais. Confira agora mesmo!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também