No dia 23 de junho é comemorado o dia do atleta Olímpico. Pensando na sua importância e o quanto nós brasileiros amamos esses assuntos, o Estratégia preparou esta lista com diversos filmes e documentários sobre Olimpíadas.
Os Jogos Olímpicos são um evento mundial que ocorre a cada quatro anos em um país escolhido pelo comitê olímpico e engloba diversas nações que são representadas por suas delegações de atletas, os quais se reúnem para competir nas várias modalidades esportivas.
As Olimpíadas marcam não somente o país, mas a vida daqueles que se interessam por esportes e torcidas. Quem nunca se empolgou tanto com um jogo, que mal conseguia fazer outra coisa?
Saiba mais: Olímpiadas: como surgiu?
A seguir, você confere títulos importantes que marcaram a história das Olimpíadas e pode entender mais sobre o maior evento esportivo do mundo, que conta com mais de 200 países disputando diferentes modalidades.
Navegue pelo conteúdo
Atleta A (2020)
Mostrando outro lado dos desafios e problemas que as atletas enfrentam, o documentário “Atleta A” produzido pela Netflix, impactou muitos telespectadores. Seu enredo está em volta da história de atletas que sofreram abusos sexuais do Larry Nassar, ex-médico da seleção americana de ginástica artística.
Condenado a 175 anos de prisão, o criminoso violentou mais de 500 atletas durante suas duas décadas de atuação. Ainda que a obra não seja focada no mesmo, repórteres apresentam notícias e fenômenos que revelam o grande crime que marcou o mundo todo.
Eu, Tonya (2018)
Tonya Harding é uma patinadora olímpica que foi forçada a competir desde criança por sua mãe, interpretada por Allison Janney e ganhadora do Oscar de atriz coadjuvante pelo papel no título. Contando a história real, o filme disponível na Apple TV, apresenta diversos momentos da vida real da atleta.
Para ajudar Tonya, seu marido Jeff Gillooly e um amigo atacam Nancy Kerrigan, sua rival na modalidade. Após lesionar o joelho e impedi-la de participar dos Jogos, ambas disputam as Olimpíadas e posteriormente Tonya é banida do esporte.
Raça (2016)
Contando a história de Jesse Owens, um dos maiores atletas olímpicos de todos os tempos, o filme “Raça” conta mais sobre suas vivências e como ele impactou não só as Olímpiadas, mas a sociedade como um todo.
Durante as Olimpíadas de Berlim em 1936, enquanto a era nazista ainda estava em ascensão, Adolf Hitler utilizava os jogos para propagar seu regime e provar a superioridade da raça ariana. O atleta afro-americano ganhou quatro medalhas de ouro, fazendo com que o ditador se retirasse do estádio, tornando um dos momentos mais importantes da história do esporte até os dias atuais.
Ouro, suor e lágrimas (2015)
Não poderíamos deixar de fora um documentário que conte mais sobre os atletas brasileiros e suas atuações nos Jogos Olímpicos, não é mesmo? A produção pode ser encontrada no Youtube e busca compreender a ascensão do sucesso brasileiro no vôlei, tanto feminino quanto masculino.
O filme ainda entrevista os técnicos das seleções e atletas aclamados, como Giba, Bruninho, Ricardinho e Serginho, que marcaram a história do vôlei nas Olimpíadas e dão orgulho para os brasileiros, que anseiam por uma nova vitória.
Munique (2015)
Indo além dos esportes e atletas, o filme “Munique” dirigido por Steven Spielberg conta a história do ataque terrorista que aconteceu nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972. O filme pode ser encontrado em diversos streamings, como Apple TV e Claro Vídeo, e foi indicado a cinco Oscars.
Durante os jogos, um grupo extremista palestino, conhecido como Setembro Negro, sequestrou e matou onze atletas israelesnses. Avner Kaufman, um jovem que busca entender mais sobre o ocorrido, é convocado pelo serviço secreto de Israel para liderar um grupo que procura os responsáveis pelo ataque.
Invencível (2014)
“Invencível” é uma produção dirigida e produzida por Angelina Jolie, disponível na Amazon Prime Video. No drama, é retratada a história de Louis Zamperini, um corredor olímpico e finalista dos cinco mil metros nas Olimpíadas de Berlim em 1936.
O mesmo foi convocado para servir a Força Aérea Americana durante a Segunda Guerra Mundial e seu avião foi danificado, ficando junto naufragado por 47 dias junto com seus colegas de tripulação. Sobrevivendo a esse período tenso, Zamperini escreveu sobre esta época e sobre sua participação, aos 80 anos, no revezamento da tocha nos Jogos de Inverno Nagano em 1998.
Carruagens de Fogo (1981)
O filme “Carruagens de Fogo”, vencedor de quatro Oscars e disponíveis na plataforma de streaming Star+, é um dos mais importantes e conhecidos filmes sobre as Olímpiadas, Lançado em 1981, o título conta a história de dois atletas, Eric Lidell e Harold Abrahams, que buscam uma vaga olímpica para participarem dos Jogos Olímpicos de Paris em 1924.
No filme, os atletas mostram os desafios de superar e conciliar seus problemas pessoais com a vida profissional. Os dois mostram como suas convicções pessoas, como o fato de Abrahams ser filho de um judeu, pode impactar seu desenvolvimento profissional.
Veja também: Olimpíadas: 6 atletas e esportistas que fizeram faculdade
Estude com o Estratégia Vestibulares
Agora que você sabe filmes sobre as Olimpíadas, que tal tentar aplicá-los na redação? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como correção de redações, cursos e simulados preparatórios.