7 citações de Robert Prevost, o novo Papa, para usar na redação
Foto: Vatican Media

7 citações de Robert Prevost, o novo Papa, para usar na redação

Confira a biografia e sete citações de Robert Prevost, eleito novo pontífice com o nome Papa Leão XIV

Habemus Papam! Na tarde desta quinta-feira, 08 de maio, o conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o novo Papa, sucessor de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. 

O conclave, que começou nesta quarta-feira, 07 de maio, terminou após quatro votações. Realizado na Capela Sistina, no Vaticano, o processo secreto reuniu cardeais com menos de 80 anos para eleger um novo pontífice.

Durante o período de votação, os cardeais ficam isolados do mundo externo e realizam até quatro votações por dia. A eleição só acontece após um candidato receber ao menos dois terços dos votos. 

A cada votação, as cédulas são queimadas. A fumaça preta indica que ainda não há um eleito, enquanto a fumaça branca anuncia ao mundo o novo Papa. Este ano, após três rodadas de fumaça preta, a quarta votação trouxe a tão esperada fumaça branca, confirmando a escolha do Papa Leão XIV, nome papal escolhido pelo cardeal Robert Prevost, o primeiro papa americano. 

O Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo para você conhecer melhor a biografia do novo representante da Igreja Católica, assim como sete de suas citações para serem usadas nas redações dos vestibulares e do Enem.

Curso de Redação

Envie redações ilimitadas para correção

Quem é Robert Prevost?

Robert Francis Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, nos Estados Unidos da América. Membro da Ordem de Santo Agostinho, trabalhou, por muitos anos, como missionário no Peru, onde também atuou como bispo de Chiclayo. 

Em 2023, foi nomeado pelo Papa Francisco como prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável por escolher os novos bispos da Igreja no mundo inteiro, um dos cargos mais influentes da Cúria Romana. Foi criado cardeal em setembro de 2023.

Prevost, agora, não é reconhecido somente como um Papa americano, mas como figura de destaque na Igreja latino-americana, tendo presidido a Pontifícia Comissão para a América Latina.

Durante sua atuação como arcebispo no Peru, enfrentou controvérsias relacionadas a denúncias de encobrimento de casos de abuso sexual. As alegações foram refutadas por sua diocese. 

O novo Papa assemelha-se ao Papa Francisco em seu compromisso com os pobres e os imigrantes, mas, em 2012, manifestou visões menos acolhedoras em relação à comunidade LGBTQIAP+.

Aos 69 anos, Prevost foi considerado jovem demais para o cargo de Chefe do Vaticano, mas consagrou-se Papa Leão XIV, em 08 de maio de 2025. Conhecido por seu perfil reformista, a expectativa é que ele dê continuidade ao governo de Francisco e à Igreja Sinodal, que busca ser mais inclusiva e representativa.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

1 – “O bispo é um pastor próximo ao povo, não um gestor.”

Ao dar essa declaração durante uma entrevista à mídia vaticana, ele reforçou o modelo de liderança pastoral promovido pelo Papa Francisco, baseado na proximidade, escuta e serviço ao povo, em oposição a uma visão burocrática ou administrativa da função.

O contexto dessa fala é o início de sua missão como prefeito do Dicastério para os Bispos, um dos cargos mais relevantes do Vaticano.

2 – “Devemos nos preparar para usá-las bem, mas temo que às vezes tenha faltado essa preparação. Às vezes, há o risco de alimentar divisões e controvérsias. Existe uma grande responsabilidade no uso correto das redes sociais, a comunicação, porque é uma oportunidade, mas também é um risco.”

Durante a mesma entrevista à mídia vaticana em que falava sobre o perfil ideal do bispo, Prevost abordou a necessidade de discernimento e preparo para lidar com os meios digitais.

Ele reconhece o potencial positivo das redes sociais como instrumento de evangelização e diálogo, mas alerta para os perigos do mau uso, como a propagação de divisões e controvérsias dentro da Igreja.

3 – “Penso que a nomeação delas seja muito mais do que um simples gesto do Papa para dizer que agora também há mulheres aqui. Há uma participação verdadeira, real e significativa”

Ainda na mesma entrevista, Prevost defendeu que a presença feminina na estrutura eclesiástica vai além de um gesto simbólico.

Para ele, a participação das mulheres representa um avanço concreto na vida da Igreja, com contribuições reais nos processos de decisão, escuta e orientação espiritual.

4 – “Alguns confundem unidade com uniformidade: ‘Você tem que ser como nós.’ Não. Isso não pode ser. Nem a diversidade pode ser entendida como viver sem critérios ou ordem.”

Essa declaração foi feita no dia em que foi criado cardeal pelo Papa Francisco, e revela sua preocupação com interpretações equivocadas do conceito de unidade e diversidade.

Prevost critica a ideia de que unidade significa obrigar todos a pensarem ou agirem da mesma forma. Ao mesmo tempo, alerta que a diversidade não deve ser confundida com desordem, onde tudo é permitido sem critérios claros.

Para ele, é questão de equilíbrio. É preciso uma Igreja diversa, mas unida. Aberta, mas enraizada em critérios comuns de fé e missão.

5 – “Ter a capacidade de desenvolver amizades autênticas na vida é lindo. Sem dúvida, a amizade é um dos presentes mais maravilhosos que Deus nos deu.”

Ainda no contexto de sua criação como cardeal, essa afirmação reflete a visão de uma Igreja construída não apenas sobre estruturas, mas também sobre relações pessoais sinceras e profundas.

6 – “In illo uno unum” (“Em um só Cristo somos um”)

A expressão acima foi o lema episcopal de Robert Prevost enquanto cardeal. Inspirada em um sermão de Santo Agostinho, a frase expressa uma visão profundamente eclesial e cristocêntrica da unidade.

A ideia central é que, apesar das diferenças humanas, é em Jesus Cristo que a verdadeira unidade da Igreja e da humanidade se realiza

7 – “O mundo precisa da sua luz. A humanidade precisa dele como uma ponte para ser alcançada por Deus e por seu amor. Ajudem uns aos outros. Nos ajudem a construir pontes com diálogo, com encontro. Todos juntos, num único povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco.”

O cardeal Robert Prevost, em seu discurso de anunciação como Papa Leão XIV, expressou seu reconhecimento e gratidão pelo pontificado do Papa Francisco. 

Esse discurso reflete a continuidade do trabalho de Francisco em promover uma Igreja mais inclusiva, que busca o entendimento mútuo entre diferentes culturas e comunidades.

Prepare-se para a redação com o Estratégia Vestibulares

Sabia que o Estratégia Vestibulares oferece correções ilimitadas de redações? Você estuda com nosso material e treina quantas vezes quiser, sempre recebendo o feedback sobre suas produções. Não é incrível?

Com os cursos da Coruja você se prepara para o vestibular com um material completo e atualizado, aulas dinâmicas e funcionais, além de contar com Banco de Questões, revisões de véspera, salas VIP, monitorias e muito mais.

CTA - Estratégia Vestibulares 1

Você pode gostar também