Como usar a série The Office no repertório sociocultural da redação?
Foto: Divulgação

Como usar a série The Office no repertório sociocultural da redação?

A série esteve no ar de 2005 a 2013 e faz sucesso até os dias de hoje; confira como usar os temas abordados em The Office na redação

The Office (EUA) é uma série de comédia desenvolvida por Greg Daniels e adaptada da série britânica de mesmo nome da BBC, que não fez tanto sucesso quanto a sua “prima” americana. A produção é um pseudodocumentário que retrata o dia a dia dos funcionários de um escritório localizado em Scranton, na Pensilvânia, filial da empresa de papel chamada Dunder Mifflin. 

A série esteve no ar por nove anos, de 2005 a 2013, e faz sucesso até hoje entre todas as faixas etárias. Os assuntos abordados de forma irônica e debochada na obra podem ser facilmente tema de um debate sério, como ambiente profissional tóxico, xenofobia e assédio moral e sexual.

Por conta do sucesso de The Office e seus vários temas importantes a serem discutidos, o Portal Estratégia Vestibulares preparou essa reportagem para te mostrar como usá-los na redação dos vestibulares e do Enem. Acompanhe!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

The Office: sinopse e contexto

A história inicia com a informação de que a Dunder Mifflin vai fechar algumas filiais de acordo com o desempenho de vendas de papel entre elas. O gerente da filial da cidade de Scranton, Michael Scott, convida uma equipe de reportagem para realizar um documentário sobre o cotidiano do escritório. 

Todas as cenas são gravadas como parte do documentário e, por meio dele, conhecemos as personalidades, os laços afetivos, as rixas e a relação de  todos os personagens, como Jim, Pam, Dwight, Darryl, Angela, Oscar, Phyllis, Kelly, o próprio gerente e todos os outros. 

Michael Scott é interpretado por Steve Carell e simboliza o arquétipo do chefe ignorante e antiético que faz piadas sem graça e preconceituosas, se achando o rei do humor. Apesar disso, ao longo da série percebemos que é fácil de se identificar com os personagens, inclusive com Michael, que passam por situações reais e têm reações reais em seu dia a dia. Até os momentos mais absurdos da série podem acontecer na vida real, e é quando usamos o meme “me sentindo em um episódio de The Office”.

Confira agora, alguns temas retratados na obra que podem ser discutidos nas redações dos vestibulares e do Enem.

Ambiente de trabalho tóxico

O gerente da filial da Dunder Mifflin está a todo momento tentando fazer as pessoas ao seu redor, principalmente seus funcionários, rirem. Porém, sendo uma pessoa ignorante, imatura e centralizadora, ele ultrapassa os limites do bom senso e acaba perturbando mais do que alegrando o pessoal do escritório.

Michael Scott tem a percepção de que tudo tem a ver com ele e tudo deve ser feito exatamente do seu jeito. Com reuniões excessivas e desnecessárias para falar de tudo, menos trabalho, o gerente atazana a vida dos funcionários e cria situações constrangedoras e humilhantes. 

Inclusive, um dos episódios mostra Stanley tendo um ataque cardíaco causado pelo estresse que passa ao lado de Michael no trabalho. Para a maioria dos personagens, não estar perto de Michael Scott é um presente, menos para Dwight, que venera o chefe.

Assédio moral e sexual

Em diversos momentos, Michael faz brincadeiras ofensivas a respeito de seus funcionários. Além de cometer diversos preconceitos em suas falas, o gerente já assediou sexualmente alguns dos personagens, como quando forçou Oscar a beijá-lo para provar que não era homofóbico e quando fez comentários constantes sobre os seios de Pam, atitude também cometida por Kevin.

O assédio moral por parte de Michael e Jan, supervisora do gerente, também é contínuo, como citado no tópico acima, afetando a integridade física e mental dos personagens.

Porte de arma

Falando em Dwight, as suas manias e regras, quase draconianas, também são motivo para tirar todos do sério. A personalidade complexa do personagem inclui ideais homofóbicos, sexistas, conservadores e armamentistas. 

Em diversos episódios é mostrado o interesse de Dwight por todos os tipos de armas – facas, facões, pistolas e até estrelas ninja já passaram pelas mãos do personagem. Em dado episódio, Dwight desfila pelo escritório com uma arma no coldre. Ao ser questionado e julgado por seus colegas de trabalho, o vendedor saca a arma para tranquilizá-los e sem querer dispara uma bala, que passa de raspão na orelha de Andy, deixando-o com a audição debilitada. 

A cena ironiza a personalidade esnobe e arrogante do personagem e mostra o perigo de pessoas como ele possuírem porte de arma. 

Preconceitos 

Diversos preconceitos escancarados e velados surgem no decorrer da série. Phillys, Stanley e Kevin sofrem gordofobia, principalmente por Dwight e Michael, com diversas piadas sobre seu peso e até suposições erradas erradas sobre a saúde deles. Stanley, por exemplo, é diversas vezes associado a diabetes e infarto.

Por outro lado, Kevin e Michael aparecem fazendo afirmações sexistas como “mulher não sabe dirigir” e até falando abertamente sobre os seios e corpos das personagens femininas, tratando assédio como se fosse algo natural.

A xenofobia em torno de Oscar e Kelly também causa desconforto. Os personagens, que são mexicano e indiana, respectivamente, já tiveram sua cultura e costumes zombados e confundidos. Sem contar, também, o racismo cometido contra os personagens negros, como Stanley e Darryl.

Oscar, além de xenofobia, sofre homofobia. Quando o pessoal do escritório descobre que o contador é gay, cria-se um clima hostil no ambiente de trabalho, principalmente por parte de Angela, Michael e Dwight. As falas e atitudes, como o uso de termos do tipo “mariquinha”, são recorrentes.

Intolerância religiosa 

Assim como a maioria dos personagens, Angela possui uma personalidade curiosa e singular: é uma contadora autoritária, louca por gatos e extremamente cristã. Inclusive, as atitudes da personagem demonstram sua intolerância a qualquer outra religião que não seja o cristianismo. 

Em certo episódio da série, Phyllis decide fazer uma festa de Natal marroquina, que é alvo de muitas críticas de Angela, que reclama e enoja várias tradições e costumes do festejo.

Solidão

Michael Scott mostra ser um homem sozinho, sem amigos e com uma família ausente desde a infância. Quando criança, era rejeitado e sofria bullying pelos colegas de sala. Inclusive, em um dos episódios, é mostrado o mini Michael falando que quando crescesse, gostaria de ter 100 filhos, porque assim, teria 100 amigos e nunca mais se sentiria só.

Ao longo da vida, o protagonista tornou-se um homem sem consciência social, cultural e moral, que busca agradar a todos com suas piadas sem noção, para, assim, esconder a sua existência infeliz. Talvez uma terapia ajudasse, né?

Autoconhecimento

Apesar da companhia do gerente ser detestável em diversos episódios, Michael alcança a busca pela redenção ao longo da série. Ele prova ser uma pessoa de bom coração e consegue, apesar das dificuldades, liderar a equipe do escritório. A evolução do personagem garantiu a ele amigos e aquilo que ele mais queria, uma família.

Além disso, a recepcionista Pam é uma das personagens com maior evolução. No decorrer dos episódios, ela termina um noivado que não a fazia bem, larga seu trabalho na recepção para ir atrás de uma carreira artística, torna-se vendedora e depois administradora do escritório, casa-se e torna-se mãe. Como é dito pela própria personagem, Pam cria coragem e confiança para fazer o que tem vontade.

Arrase na redação com o Estratégia Vestibulares

Você quer ter todas as suas redações corrigidas e com feedback? Saiba que o Estratégia Vestibulares oferece isso! Aqui você pode enviar um número ilimitado de redações para serem corrigidas por nossos professores, que respondem com dicas de onde e como melhorar.

Além disso, a Coruja oferece aulas dinâmicas, um Banco de Questões super completo, salas VIP, monitorias e cursos focados em diversas bancas de vestibulares do Brasil. Clique no banner e conheça melhor o Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também