Confira os temas de redação da Unifesp dos anos anteriores

Confira os temas de redação da Unifesp dos anos anteriores

Confira vários dos temas de redação da Unifesp que foram utilizados nos anos anteriores, com seus textos base e discussões

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) possui vestibular apenas para o curso de Medicina em 2023. Mas, anteriormente, a forma de ingresso selecionava integrantes de cursos diversos da instituição.

Além da redação, o processo seletivo conta com uma prova de Língua Portuguesa e Estrangeira, com 25 questões (15 de Português e 10 de Língua Estrangeira) e prova de Conhecimentos Específicos, com 5 questões cada das matérias de Biologia, Química, Física e Matemática.

A redação é do gênero dissertativo-argumentativo e a pontuação máxima é de 50 pontos. A prova é realizada pela Vunesp. Confira os temas de redação do vestibular Unifesp dos últimos anos.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

2023 — É possível conciliar mérito e bem comum?

O tema de redação da Unifesp 2023 trouxe como tema a conciliação entre o mérito e o bem comum, conceitos éticos que discutem sucesso, esforço e valores, por exemplo. Como textos base, a banca utilizou trechos dos artigos “Ideia revolucionária fundou o mundo moderno”, de Leandro Narloch, “Crítica da crítica à meritocracia”, de Berenice Bento e “Como o discurso da meritocracia ajuda a ampliar a desigualdade social”, do portal Intrinseca, além de trechos de dois livros: “A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum?” de Michael J. Sandel e Interesse e bem comum”, de Lilia Schwarcz e Heloísa M. Starling.

2022 — Derrubar monumentos? Os dilemas entre relembrar e apagar o passado

Ao abordar as manifestações ao redor do mundo que derrubaram estátuas de figuras contraditórias, o vestibular Unifesp 2022 buscou discutir, como dito no tema, os dilemas entre apagar e relembrar, ou seja, formas de se discutir o passado. Além de citar o significado de “monumento” no dicionário, os textos base trouxeram Walter Benjamim, em “Sobre o conceito da História”, e trechos dos artigos “Desejo e reparação: como acertar as contas com o passado?” de Juliana Sayuri e Larissa Linder, “Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados?” na versão “SIM”, de Hélio Menezes e “NÃO”, de Paulo César Garcez Marins, para a Folha.

2021 — A engenharia genética ameaça a dignidade humana?

O tema de redação da Unifesp 2021 abordou a genética e seus limites, que vão desde a cura de uma série de doenças até poder escolher o sexo e outras características de bebês antes de sua gestação. Como textos base foram usados trecho do livro “Contra a perfeição: ética na era da engenharia genética”, de Michael J. Sandel, e do artigo “Bebês sob medida”, de João Batistiolle.

2020 — Vestimentas religiosas no esporte: legitimação da opressão ou liberdade de manifestação religiosa?

A discussão pautada mais fortemente no islamismo sobre o uso de vestimentas religiosas, principalmente no caso de mulheres, foi tema de redação da Unifesp 2020. Dois textos base (um da BBC e outro do Opera Mundi) foram citados e traziam discussões sobre como o hijab pode ser considerado um elemento opressivo no mundo ocidental, como marcas esportivas estavam lidando com isso e reações políticas adversas, com foco na França.

2019 — Eutanásia: entre a liberdade de escolha e a preservação da vida

A banca da Unifesp escolheu a eutanásia, que é quando uma pessoa resolve cessar sua vida de forma indolor, geralmente em casos de doenças incuráveis ou que causam muitas complicações, como tema do vestibular 2019. Dois textos base tiveram trechos utilizados: “Quem decide como devemos morrer?”, de Milagros Pérez Oliva, para o El País Brasil e “Vida ou morte: os argumentos pró e contra sobre o direito de morrer por aqueles que convivem com a iminência do fim, do Tab Uol.

2018 — As redes sociais estreitam os laços entre as pessoas ou as tornam egoístas?

O tema de redação Unifesp 2018 discutiu as redes sociais e como a sociedade se relaciona com ela enquanto indivíduo e coletivamente. Os textos utilizados para compor o repertório dos candidatos foram “As redes sociais têm o poder de estreitar laços”, de Mariliz Pereira Jorge, e “A ilusão das redes sociais”, de Dulce Critelli.

2017 — O voto nulo é um ato político eficaz?

O tema de redação Unifesp 2017 discutiu a eficácia do voto nulo, estratégia permitida no Brasil, mas que muitos não sabem quais são os seus reais efeitos em uma eleição. Foram utilizados trechos de três textos base: “Adianta votar nulo?”, de Liliana Pinheiro, para a Superinteressante, “Voto nulo: como, quando, para quê?”, de Bolívar Lamounier, para a Folha de S. Paulo e “Protestar pelo voto nulo”, de Hugo Possolo, também para a Folha.

2016 — A adoção da pena de morte pode contribuir para a redução do número de crimes hediondos no Brasil?

A pena de morte foi tema central da redação da Unifesp 2016, discutindo sua adoção e questionando se isso reduziria o número de crimes hediondos no país. Como textos base foram escolhidos trechos de “País executou último homem livre em 1861”, reportagem da Folha, “Controle da criminalidade: mitos e fatos”, de Julita Lemgruber, para o Observatório da Segurança, e do livro “Cidade de muros”, de Teresa Caldeira.

2015 — O financiamento de campanhas eleitorais por empresas deve ser proibido?

A mudança da regra de financiamento de campanhas eleitorais em 2014 provocou o tema de redação da Unifesp 2015. Três textos base foram utilizados: trechos da matéria “Senado acaba com doação de empresas em campanhas eleitorais”, de Gabriela Guerreiro, para a Folha, trechos do artigo “O financiamento democrático das campanhas eleitorais”, de Sérgio Fischer e trechos do Voto-Vista da questão feito por Teori Zavaski no Supremo Tribunal Federal (STF).

2014 — Programa de espionagem norte-americano: autoproteção ou violação dos direitos das outras nações?

O debate sobre atos de espionagem norte-americanos foi explorado pela Unifesp 2014 em seu tema de redação. Artigos da Folha, do Jornal Opção e do Estadão, além de uma charge (veja abaixo), foram utilizados como textos base.

2013 — Comissão da Verdade: qual verdade alcançar?

A Comissão da Verdade é um instrumento de apuração dos crimes cometidos pela Ditadura Militar e o debate sobre seus limites foi utilizado como tema de redação da Unifesp 2013. Além de uma charge (veja abaixo), foram utilizados trechos do artigo “Sobre a verdade”, de Renata Lessa para o portal Ciência Hoje, trechos do livro “1964: Golpe militar a serviço do golpe de classe”, de Leonardo Boff, e do artigo “A Comissão da Verdade e a verdade histórica”, de Ives Gandra Silva Martins, para o Estadão.

Calendário Unifesp Vestibular Misto 2024*

  • Publicação edital isenção de taxa: 14/08/2023;
  • Solicitação de isenção de taxa: 14h do dia 15/08 até às 17h do dia 31/08;
  • Resultado da isenção de taxa: 16h do dia 11/09;
  • Recurso do indeferimento do pedido de isenção de taxa: 8h do dia 12/09 até às 17h do dia 20/09;
  • Divulgação resultado do recurso de isenção de taxa: 16h do dia 29/09;
  • Publicação do edital: 27/10;
  • Período de inscrição para as provas complementares: 09h do dia 26/10 até às 23h59 do dia 08/12 (atualizado!);
  • Prova Enem 2023: 05/11 e 12/11/2023;
  • Provas complementares:
    • Primeiro dia: 07/01/2024 (14h às 18h) — Língua Portuguesa, Língua Inglesa e redação;
    • Segundo dia: 08/01/2024 (14h às 18h) — Prova de conhecimentos específicos; e
  • Resultado e 1ª chamada: Fev/2024.

*O cronograma poderá sofrer alterações posteriores.

Como estudar para a Unifesp 2024?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na Unifesp 2024, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Universidade Federal de São Paulo, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a Unifesp 2024, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso Unifesp
Você pode gostar também