Dia do Saci: 9 citações de Luís da Câmara Cascudo para usar na redação
Foto: Acervo pessoal

Dia do Saci: 9 citações de Luís da Câmara Cascudo para usar na redação

Câmara Cascudo é um dos maiores estudiosos do folclore brasileiro; aproveite o Dia do Saci para conhecer mais sobre o folclorista

Você provavelmente já ouviu falar que no dia 31 de outubro é comemorado, em alguns lugares do mundo, inclusive nos Estados Unidos, o Halloween, de origem celta, e mais conhecido por aqui como Dia das Bruxas. Mas você sabia que, no Brasil, é celebrado nesta mesma data o Dia do Saci?

Em 2003, o deputado Aldo Rebelo elaborou o Projeto de Lei n° 2.762, que institui, em 31 de outubro, o Dia do Saci. A data foi oficializada em 2013, pelo PL 2.479, criado pela Comissão de Educação e Cultura. 

A celebração foi originada em oposição ao Halloween, a fim de resgatar as figuras do folclore brasileiro e valorizar a cultura popular do país, responsável pela construção da nossa identidade. A figura escolhida para representar a data foi o Saci, uma das figuras folclóricas mais famosas, com influências da cultura africana e indígena.

Por esse motivo, o Portal Estratégia Vestibulares separou algumas citações de Luís da Câmara Cascudo. Afinal de contas, qual a melhor forma de falar sobre essa data, senão a partir um dos maiores folcloristas do Brasil?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quem foi Luís da Câmara Cascudo?

Luís da Câmara Cascudo nasceu em 30 de dezembro de 1898, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, e, ao longo de sua vida, foi advogado, professor, jornalista, cronista, poeta, historiador, sociólogo, etnógrafo e folclorista. Aos seis anos de idade já sabia ler, e aos 19 começou a trabalhar no jornal “A Imprensa”, de seu pai, onde publicou sua primeira crônica, intitulada “O Tempo e Eu”.

Em 1934, tornou-se sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Já em 1941, fundou a Sociedade Brasileira de Folclore, responsável por assumir que para fato tornar-se folclórico, é necessário ser “antigo na memória do povo; anônimo em sua autoria; divulgado em seu conhecimento, e persistente nos repertórios orais ou no hábito normal”, como citado por Câmara Cascudo em seu livro Folclore Brasileiro.

Um dos livros mais famosos do potiguar é Dicionário do Folclore Brasileiro, publicado em 1954, composto por uma pesquisa profunda sobre folclore e sobre a etnografia brasileira, que engloba verbetes, lendas, costumes, tradições, danças, músicas, mitos e superstições típicas do povo brasileiro. Outras obras conhecidas do autor são Folclore do Brasil e História da Alimentação no Brasil, transformada em uma série de documentários em 2020.

Câmara Cascudo foi responsável por reconhecer que o folclore brasileiro é dotado de saber individual e conhecimento. Além disso, acreditava que falar em resgate do folclore e da cultura brasileira era errôneo, pois eles sempre estiveram aqui. Para ele, o importante é valorizá-los. 

Citações de Luís da Câmara Cascudo

Confira abaixo nove citações de Luís da Câmara Cascudo, extraídas de seu livro Folclore do Brasil, publicado em 1967:

2- “Dispensável é qualquer outra discussão sobre a permanência do folclore no tempo e no espaço. Haverá um folclore dos astronautas como há um folclore dos chauffeurs de automóveis e pilotos de aviões.” 

3- “Inútil será pensar que um desenvolvimento industrial anulará o folclore. Fará nascer outro.”

4- “Nascemos e vivemos mergulhados na cultura da nossa família, dos amigos, das relações mais contínuas e íntimas, do nosso mundo afetuoso.”

5- “Todos os países do Mundo, raças, grupos humanos, famílias, classes profissionais, possuem um patrimônio de tradições que se transmitem oralmente e é defendido e conservado pelo costume.”

6- “Esse patrimônio (o folclore) é milenar e contemporâneo. Cresce com os conhecimentos diários desde que se integrem os hábitos grupais, domésticos ou nacionais.”

7- “O folclore sendo uma cultura do povo é uma cultura viva, útil, diária, natural.” 

8- “As raízes imóveis no passado podem ser evocadas como indagações da antiguidade. O folclore é o uso, o emprego imediato,o comum, embora antiquíssimo.”

9- “Nós somos, em alta porcentagem, uma continuidade com raras mutações.”

Arrase na redação com o Estratégia Vestibulares

Você quer ter todas as suas redações corrigidas e com feedback? Saiba que o Estratégia Vestibulares oferece isso! Aqui você pode enviar um número ilimitado de redações para serem corrigidas por nossos professores, que respondem com dicas de onde e como melhorar.

Além disso, a Coruja oferece aulas dinâmicas, um Banco de Questões super completo, salas VIP, monitorias e cursos focados em diversas bancas de vestibulares do Brasil. Clique no banner e conheça melhor o Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também