A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) possui vestibular próprio, que oferece cerca de 1.500 vagas para os cursos de graduação disponíveis pela instituição. Há também a possibilidade de ingressar na universidade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A prova é realizada em apenas um dia, com uma prova de redação que vale 40 pontos e uma prova objetiva, que vale 60 pontos. O aluno tem das 13h às 18h30 para realização das duas etapas. A prova objetiva possui 60 questões, sendo oito de Matemática, 18 de ciências da natureza, 14 de ciências humanas e 20 de linguagens.
Nos últimos anos, a redação vem sendo cobrada no gênero dissertativo-argumentativo, mas já foram cobrados outros gêneros. Os temas possuem relevância nacional e trazem temas modernos e atualizados.
As últimas redações tinham como assuntos principais o uso de inteligências artificiais, democracia e cidadania, segurança alimentar e influenciadores mirins e sociedade de consumo. Confira mais detalhes sobre esses e temas de outros anos, abaixo.
Navegue pelo conteúdo
2024 — A contribuição da inteligência artificial na contemporaneidade e seus limites éticos
O tema de redação da UFGD 2024 trouxe uma tecnologia recente e com grande impacto, principalmente no mundo virtual. Mas seus usos geram debates constantes sobre limites, usos, capacidades e até mesmo direitos sobre o que está sendo utilizado para gerar os conteúdos criados pela IA.
Dentre os textos de apoio estão duas imagens, sendo um infográfico e uma charge, além de um artigo explicando o que é a inteligência artificial e uma reportagem sobre um professor que era considerado maluco, mas que vem acertando algumas previsões sobre o tema e a tecnologia.
2023 — Democracia e cidadania, institutos complementares para a promoção da justiça social e consolidação da dignidade humana
Direitos e obrigações que compõem o exercício da cidadania, e um contexto que exige ainda mais confiabilidade nas informações para formar um Estado Democrático forte e justo. A discussão sobre o tema de redação da UFGD 2023 envolveu educação, política, justiça, dignidade e cidadania.
Foram utilizados seis textos de apoio com linguagens distintas: um quadrinho do personagem Armandinho, uma charge que relacionava democracia com proteção na pandemia, dois infográficos: um com uma explicação sobre o que é democracia e outro com palavras que envolvem conceitos democráticos, além de um trecho da Constituição atual brasileira e um artigo que ressalta a importância de fortalecer a democracia.
+ Tema de redação UFGD 2023: “Democracia e cidadania, institutos complementares para promoção da justiça social e consolidação da dignidade humana”
+ 9 temas de redação sobre educação para vestibulares e Enem
2022 — Segurança alimentar no Brasil: direito fundamental de todos, mas incerteza para muitos
Com a personagem Mafalda sendo usada na contextualização do tema, em uma de suas tirinhas, a UFGD escolheu abordar a fome como tema de redação 2022. O Brasil tem índices alarmantes em relação à segurança alimentar, agravadas pelo período da pandemia de Covid-19.
Foram utilizados cinco textos de apoio: a letra da música “Vamo comer”, de Caetano Veloso, trechos de duas reportagens que explicam o que é segurança alimentar e que ilustram o tamanho do desafio do Brasil em melhorar nesse aspecto, três infográficos com dados sobre a população brasileira em situação de insegurança alimentar, além de uma foto de um prato vazio e uma charge que falava sobre fila para doação de ossos em açougues.
2021 — Os influenciadores mirins e a cultura de likes: a linha tênue entre entretenimento e estímulo ao consumismo
O consumismo infantil foi pauta do tema de redação da UFGD 2021, abordando como influenciadores mirins fazem conteúdos que induzem seu público — infantil — a comprar, tornando-os presas fáceis de estratégias massivas e que podem gerar comportamentos prejudiciais no futuro.
Para ilustrar o tema e aprofundar a discussão, a banca selecionou uma charge sobre youtubers mirins, juntamente com trechos de quatro textos que abordavam o intenso uso de celulares por crianças, obsessão dos pequenos com vídeos de unboxing, em que caixas de produtos são abertas, a linha tênue entre tornar um influenciador mirim em uma pessoa explorada por trabalho infantil e dados sobre os rendimentos dessa “profissão”.
2020 — A língua e seus usos nas interações sociais
A UFGD optou, no vestibular 2020, em utilizar como tema de redação a língua e suas formas de expressão nas interações sociais e como isso afeta a mensagem e as pessoas que recebem tais conteúdos.
Como textos base foram utilizados um trecho da música “Língua”, de Caetano Veloso, uma charge que ilustrava a diferença de linguagem entre um surfista e um homem “engravatado”, além de textos que abordam a diversidade linguística, as variantes linguísticas e como elas formam a identidade de seus falantes e como isso forma parte do patrimônio cultural de um lugar.
2019 — O crescimento dos refugiados no mundo
Dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) foram utilizados pela UFGD para ilustrar a problemática explorada como tema de redação do vestibular edição 2019 da instituição.
Duas charges sobre o tema, além de reportagens sobre refugiados venezuelanos, a rota dos balcãs, a crise migratória na União Europeia e sobre como poderíamos lidar com a atual situação da imigração ao redor do mundo também foram pontos abordados e ilustrados pela banca.
2018 — A construção de discursos por meio das redes sociais
As redes sociais foram tema de redação da UFGD 2018, trazendo discussões sobre seus discursos de forma geral, e solicitando aos candidatos uma reflexão sobre as diversas camadas apresentadas nos textos de apoio.
Foram sete motivadores, com trechos de matérias ou charge: o discurso propagandista; o marketing político; Fake News; pós-verdades; o discurso dos haters; o discurso dos Black Blocs; e o decreto anti-imigração de Trump, que favorecia discursos extremistas.
2017 — A solidão em um referencial moderno da condição e da natureza humana
Em 2017, diferentemente de todos os anos citados acima, foi solicitado a redação com o gênero “crônica argumentativa”. A solidão e como ela se comporta no que diz respeito às relações e naturezas humanas, formou um tema poético e filosófico, com uma abordagem incomum.
Como motivadores, foram relacionados frases e textos sobre: a condição humana; a solidão; a natureza humana e a condição humana; a imagem; uma fábula africana que conta a história de um macaco e um peixe, uma pintura de uma moça em um café, provavelmente em Paris, e a relação entre as redes sociais e a solidão.
2016 — Expectativas e padrões de consumo no Brasil
Mais uma vez o consumo foi pauta na UFGD, mas desta vez como tema de redação na edição 2016 do vestibular. Foi solicitado um artigo de opinião que relacionava os padrões de consumo e o consumismo, com a sociedade de consumo, termo muito utilizado por filósofos ao redor do mundo.
Como textos de apoio, foram utilizados a letra da música “Burguesinha”, de Seu Jorge, uma charge sobre o tema, além de outros dois textos, um sobre hábitos de consumo do brasileiro, e outro sobre como age o capitalismo e suas influências nesse modelo de sociedade, além de um infográfico sobre o crescimento das classes B e C no Brasil.
+ 7 temas de redação sobre consumismo para vestibulares e Enem
Vestibular UFGD: redação
De acordo com o edital, dentre os gêneros textuais que podem ser exigidos na prova e redação, estão: descrição, narração, exposição-argumentativa, dissertação-argumentativa ou instrucional. A prova deve ser escrita em prosa, respeitando a norma culta da Língua Portuguesa.
São fatores que levam à nota zero na redação:
- não produzir o gênero textual, se solicitado;
- fugir à temática e à tipologia propostas;
- empregar menos de 15 linhas em seu texto;
- apresentar, na Folha de Redação, qualquer marca, desenho ou sinal de identificação;
- NÃO apresentar seu texto na Folha de Redação definitiva;
- entregar a Folha de Redação em branco;
- apresentar a redação com letra ilegível (traçados incompatíveis e/ou extremamente minúscula, etc.);
- apresentar a redação com espaçamentos excessivos entre letras, palavras, linhas, parágrafos e/ou margens;
- apresentar a redação apenas com números e/ou com códigos alheios à língua portuguesa escrita;
- apresentar a redação escrita a lápis ou com cor de tinta diferente da azul escura ou preta; e,
- apresentar redação que desrespeite os princípios dos valores humanos e da diversidade sociocultural, conforme a
- legislação vigente.
Calendário Vestibular UFGD 2025
- Publicação do edital: 11/07/2024;
- Inscrições: 15/07 a 13/09/2024;
- Solicitação de isenção de taxa: 15/07 a 25/08/2024;
- Resultado da análise de isenção: 03/09/2024;
- Prazo final para pagamento da inscrição: 16/09/2024;
- Locais de prova: 15/10/2024;
- Prova: 20/10/2024;
- Divulgação do gabarito preliminar: 21/10/2024;
- Divulgação do gabarito definitivo: 13/11/2024;
- Resultado preliminar: 13/12/2024;
- Resultado final: 19/12/2024;
- Matrícula e primeira chamada: 10/01/2025.
Como estudar para a UFGD?
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da UFGD, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a UFGD, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!