Ação social: o que é o conceito desenvolvido por  Max Weber

Ação social: o que é o conceito desenvolvido por  Max Weber

A ação social é um conceito essencial nos estudos sociológicos de Max Weber, estudioso que viveu entre os séculos XIX e XX. Essas ações são o objeto de estudo na teoria do pesquisador, que define alguns tipos diferentes de atitudes da sociedade.

Explore o que é ação social, quais os tipos existentes para Weber, além de entender qual a visão do sociólogo Émile Durkheim sobre o tema, uma vez que ambos são contemporâneos e possuem ideais diferentes. Tudo isso e, ainda, questões de vestibulares estão descritas neste artigo, confira!

Ação social e Weber

Max Weber é um estudioso de sociologia alemão, responsável por citar e explicar o conceito de ação social. Ele foi um dos primeiros sociólogos da História e, para entender a sociedade que estava em crescimento e grande transformação devido às novidades da Revolução Industrial, criou essa nova ideia, para estudar povos e culturas. 

Diante disso, a definição de ação social pode ser dada como os comportamentos de um indivíduo que tem um significado compreensível tanto para ele como para aqueles que estão ao seu redor. Ou seja, é uma atitude social, que deve envolver outros indivíduos daquela sociedade, por meio de interações e símbolos que façam sentido no geral. 

Essas ações sociais são constituídas por um comportamento em que se espera uma resposta do outro. Por exemplo, ao escrever este texto a autora espera que algum leitor acesse o conteúdo, leia e compreenda o assunto. Então, há uma relação de sociedade presente no desenvolvimento deste artigo. 

Perceba, dessa forma, que a ação social nada mais é do que a correlação do comportamento de um indivíduo com as atitudes de seus semelhantes. Na sociologia, essas atitudes podem ser definidas em alguns tipos, que serão abordados a seguir. É importante lembrar, entretanto, que essas divisões são ideais, uma vez que a sociedade é dinâmica e envolve individualidade, subjetividade e a interpretação única de cada ser humano. 

Tipos de ação social

Ação social afetiva

A ação social afetiva é aquela que está envolvida com sentimentos, afetos e emoções, como indica o nome. Nesse caso, a motivação da atitude está relacionada com vingança, amor, compaixão, empatia, raiva, ódio, inveja, paixão e etc.

Weber considera que essas ações são irracionais. É importante lembrar que essa classificação é sociológica, uma vez que, diante da biologia, até mesmo os comportamentos mais emocionais estão relacionados com a razão. 

Exemplo

Um exemplo de ação social afetiva seria a escrita de uma carta com declaração de amor. Nesse caso, a motivação do escritor está baseada na emoção da paixão. A atitude de redigir tem o objetivo de que um interlocutor leia e seja surpreendido, ou seja, há interação e comunicação. 

Ação social tradicional

A ação social tradicional também é considerada irracional. Aqui, estão agrupados os comportamentos adquiridos devido aos costumes e hábitos da sociedade, em uma relação mais cultural. 

Exemplos

Pode-se tomar por exemplo, o costume de celebrar uma ceia de natal na noite de 24 de dezembro é uma ação social tradicional, porque tem interação entre indivíduos e faz sentidos para todos que conhecem a cultura cristã.

Ação social racional com relação a valores

As ações sociais racionais passam por um processamento mental, são atitudes mais pensadas, conferidas por quem as efetua. No caso das ações com relação a valores, diz respeito aos valores e virtudes individuais. 

São os comportamentos que estão relacionados com a moral e as crenças pessoais de cada um, envolvendo também a religião, a compreensão do outro, a visão do que é certo e errado, benéfico ou maléfico.

Exemplo

Como modelo de Ação social racional com relação a valores, é possível citar a escolha de não mentir. Em muitas famílias o valor da sinceridade e honestidade a qualquer custo é muito propagado, com esses valores consolidados, o indivíduo pode escolher não mentir para seu próximo.

Ação social racional com relação a fins

Por fim, a última classificação a ser abordada são as ações sociais racionais com relação a fins. Nesse caso, o indivíduo almeja um resultado final a partir de um comportamento. Suas atitudes então, são racionalmente calculadas, para que ele alcance o efeito desejado.

Exemplo

Quando um estudante se dedica ao estudo pré-vestibular, seu objetivo final é passar nas provas e entrar na faculdade dos sonhos. Essa atitude é tomada a partir da percepção racional de que, na sociedade brasileira, esse é um dos caminhos possíveis para conseguir empregos e conhecimentos específicos.

Diferença entre ação social e relação social

A ação social é uma ideia abrangente, que classifica os comportamentos dos indivíduos conforme seu sentido, finalidade e motivação principal. A relação entre as pessoas, em uma sociedade, é como uma conexão de vários pontos, uma trama ou rede. 

Ou seja, trata-se mais da identificação de um cidadão com o outro, a formação de grupos, amizades, laços familiares e etc. É dentro dos grupos de relação social, em seus espaços, que se desenvolvem as ações sociais.

Émile Durkheim e Max Weber

Max Weber e Émile Durkheim são sociólogos da fase inicial da ciência que estuda as sociedades, mas a forma de enxergar as estruturas é diferente para cada um deles. Durkheim acreditava que o método científico deveria ser adotado também na sociologia, por isso criou o conceito de fato social.

Diferença entre fatos sociais e ação social

Enquanto as ações sociais de Max Weber levam em consideração a individualidade do sujeito, o sentido da ação e o comportamento esperado de resposta pelo coletivo, as ideias de Durkheim buscam maior objetividade do estudo. 

Nesse sentido, o sociólogo trouxe a ideia de fato social, que são regras estabelecidas em cada sociedade. Elas são definidas de maneira inconsciente e são implícitas no comportamentos dos indivíduos.

Dessa forma, os cidadãos não podem escapar dos fatos sociais durante suas ações. Nesse sentido. Eles são considerados como normas sociais gerais, exteriores ao indivíduo (não há poder de escolha subjetiva) e coercitivas (são seguidas por obrigatoriedade).

Um grande exemplo de fato social seria o fato de tomar banho. Mesmo que o indivíduo opte por não adaptar-se a tal comportamento, pouco a pouco ele deixará de estar inserido na sociedade. Por isso, trata-se de um regra que é imposta a todos, por forças exteriores e que não pode ser ignorada.

+ Veja também: Surgimento da Sociologia: contexto histórico

Questão de vestibular sobre ação social

(UEG GO/2009)

Os autores clássicos das Ciências Sociais, Émile Durkheim e Max Weber, definem como objeto de estudo da Sociologia, respectivamente:

a) a ação social e fato social.
b) a luta de classes e o fato social.
c) o fato social e a ação social.
d) o fato social e a luta de classes.

Estude mais com o Estratégia Vestibulares!

Para conquistar seus objetivos e passar no vestibular, você deve estar munido das melhores condições de estudo. Para isso, organize sua rotina, prepare seu espaço e conheça os cursos da Coruja. Os professores são especializados em transmitir as informações de maneira didática, com foco nos temas mais recorrentes nas provas. Além disso, você pode acessar as aulas quando e onde quiser. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também