Cultura e religião na visão sociológica

Cultura e religião na visão sociológica

Na sociologia, há uma grande interface que relaciona cultura e religião, afinal, os ritos e credos constituem o conteúdo cultural de um povo e interferem na visão de mundo dos praticantes. Inclusive, muitas vezes, em sociedades em que há predominância de um tipo de fé, as normas sociais podem conter valores relacionados a esse credo. 

A compreensão da cultura e da religião do ponto de vista sociológico também leva em consideração as diferentes manifestações de fé e suas funções dentro da sociedade, como a influência na política e no comportamento do povo ao longo do tempo. 

Neste artigo, acompanhe uma descrição dos pontos mais importantes que associam cultura e religião, com esse conhecimento é possível aumentar o repertório sociocultural para a construção de redações com boas argumentações, bem como para a construção de um cidadão com participação social ativa e consciente. 

Definição: cultura 

Cultura é um conceito das ciências humanas que engloba todas as manifestações de um povo ao longo de sua existência, que torna esse grupo de pessoas exclusivas e únicas em um planeta com mais de 7 bilhões de habitantes. 

Essa ideia de identificação é um dos pontos que torna a cultura como um sistema de significações para a vivência dos indivíduos. Certas tradições sociais são levadas como forma de caracterizar aquele grupo, e a conjunção entre os membros gira em torno desse costume em comum. 

Por exemplo, é comum associar as pessoas que gostam de rock com o uso de roupas pretas, assim, com frequência, indivíduos que se identificam com o estilo musical utilizam essas cores, o que gera um senso de pertencimento quanto aquele grupo social específico: os rockeiros.

A concepção de cultura abrange tanto as coisas materiais construídas no decorrer da história, como monumentos, esculturas, igrejas e templos, como também os conteúdos imateriais que representam uma sociedade, como os saberes culinários, os costumes ritualísticos das famílias, as tradições religiosas e muito mais. 

+ Veja também: Relativismo cultural: definição e aplicações do conceito 

Definição: religião

A religião pode ser considerada, da perspectiva sociológica, um sistema de crenças e práticas que agrupa pessoas em torno de uma crença em comum. Para além disso, as religiões são formas de desenvolvimento da porção espiritual do corpo, bem como da nossa capacidade de simbolização, que são habilidades adquiridas pela espécie humana ao longo do tempo, mas não é compartilhada com outros animais. 

Em cada vertente religiosa serão encontrados dogmas, que são regras que devem ser seguidas para que o indivíduo seja considerado praticante daquela fé. Para além dos fundamentos religiosos principais, elas possuem um conjunto diverso de valores e afirmativas que devem ser creditados pelo devoto. A partir disso, há uma forte relação da fé como construtora de culturas. 

Dentro de cada religião há uma cultura própria, em que certos comportamentos são aceitos dentro daquele meio, mas podem ser mal vistos na sociedade externa. Por outro lado, existem ações comuns do cotidiano da população não-religiosa que também não são aceitos dentro do ambiente religioso, algo que se diferencia entre os diferentes tipos de credo. 

É possível observar, ainda, que as religiões refletem a história de cada território ao longo do tempo. Por exemplo, o Brasil é um país de colonização católica e isso explica, em grande parte, a predominância do cristianismo na nação. 

Posteriormente, com a chegada compulsória de afrodescendentes, novas formas de crença foram apresentadas aos brasileiros, especialmente com as religiões de matriz africana, como umbanda e candomblé. 

Ainda, o contato entre religiões pode resultar em uma miscigenação dos valores e até mesmo das divindades, conceito conhecido como sincretismo religioso. Nesses casos, é importante atentar-se para as misturas de crença que acontecem devido à troca cotidiana e aquelas que surgiram após processos de opressão e coerção das populações.

Por fim, com base na classificação previamente apresentada a religião é admitida como uma expressão imaterial de cultura que, muitas vezes, está atrelada à construção de muitos patrimônios materiais e culturais, como as grandes igrejas históricas ou as esculturas de santos católicos. 

Funções da religião

Assim como outras manifestações culturais, a prática religiosa permite ao indivíduo um senso de pertencimento dentro de uma comunidade, com valores morais que são equivalentes com o que ele pensa. 

Para além de uma questão apenas espiritual, as religiões são pontos de encontro entre diferentes pessoas, que geralmente criam redes de apoio importantes, que são muito úteis até mesmo do ponto de vista social e de saúde dos indivíduos mais fragilizados. 

Secularização

Enquanto a religião utiliza ferramentas transcendentais, com apelo às divindades e ao etéreo para a condução da vida humana, muitas sociedades seguem um caminho de se afastar desses fatores.

Com o crescimento da racionalidade e da ciência, as respostas para as questões sociais e coletivas tendem a ser pensadas de um ponto de vista pragmático, objetivo, tangível, com estatísticas e dados concretos. Esse processo de transição entre uma sociedade baseada em religiosidade para uma estrutura mais cética é conhecido como secularização. 

Religião e Política

Por mais que o processo de secularização seja crescente há centenas de anos, ainda há muita influência da religião sobre a política de uma nação. Afinal, como a religião atrela-se à cultura e ela, por sua vez, inclui a visão dos cidadãos sobre o mundo e como as crenças das pessoas interferem diretamente na estrutura social. 

Por vezes, decisões políticas e sociais podem ser alteradas, quando grande parte da população segue uma religião e possuem concepções semelhantes sobre o assunto. Além disso, quando há uma crença muito predominante no território, as leis e normas podem ter um fundamento nessa fé, como traços da história de como essa população foi formada.

Outro ponto em que a religião faz a interseção com a política são os eventos de intolerância religiosa. Afinal, é dever do Estado garantir a liberdade de expressão religiosa para os indivíduos, inclusive com leis que punam aqueles que agem com preconceito contra pessoas que seguem uma crença diferente.

+ Veja também: Ciência política: o que é, história e importância

Questão sobre cultura e religião 

Enem (2022)

São Nicolau, bispo de Mira, viveu no século IV e ficou conhecido como santo protetor das crianças. Na Idade Média, no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau, em Flandres, na Lorena e nos Países Baixos, um menino com uma barba branca e fantasiado de bispo passeava carregando presentes para as crianças. O nome holandês do santo, Sinter Klass, foi importado para a América pelos imigrantes, transformando-se em Santa Claus. Papai Noel é o que restou de São Nicolau, ou melhor, o que restava antes da transformação operada pela publicidade, que o representou de calças vermelhas, e não mais com a roupa longa “de bispo”.

FRUGONI, C. Invenções da Idade Média. Rio de Janeiro: Zahar, 2007 (adaptado).

De acordo com o texto, na produção e circulação da tradição cultural e religiosa descrita, são mobilizados elementos de natureza

A) literária e ética.
B) histórica e midiática.
C) botânica e universal.
D) científica e astrológica.
E) etnográfica e astronômica.

Alternativa correta: B. 

Estude mais com a Coruja!

O Estratégia Vestibulares é uma plataforma de estudo com milhares de questões de vestibulares respondidas de todo o País. O Banco de Questões abrange todas as disciplinas, com resolução de professores especialistas e muitos vídeos explicativos. 

Nos cursos preparatórios da Coruja, você terá acesso a aulas específicas, de acordo com o conteúdo programático de cada disciplina, com material didático de qualidade, em plataformas multimídias. Clique no banner abaixo e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também