Defensoria aciona Justiça para que Inep prove sigilo do Enem

Defensoria aciona Justiça para que Inep prove sigilo do Enem

Defensor público quer que Inep responda sobre segurança da prova do Enem em até 24 horas

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou com um pedido na Justiça para que o Inep comprove que adotou procedimentos contra vazamentos e fraudes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação movida ontem na 14ª Vara Cível pede que o órgão se manifeste em 24 horas.

enem 2021 fiquei doente

O procurador que move a ação, João Paulo Dorini, afirma no documento que “ao que se tem amplamente noticiado na imprensa, tentou intervir no Enem de uma forma nunca antes vista”. Desde a semana passada, quando mais de 30 funcionários do Inep pediram demissão coletiva, a crise no Inep vem se agravando.

Em audiência pública na tarde de ontem, o presidente do órgão, Danilo Dupas, negou que ele ou o ministro da Educação Milton Ribeiro tenham tido acesso prévio ao exame. A convocação foi feita após a demissão coletiva e o presidente Jair Bolsonaro afirmar que o exame começa a ter “a cara do governo”.

O servidores exonerados acusaram, no programa “Fantástico” da TV Globo, que o órgão eliminou até 20 questões de uma primeira versão do exame. O presidente do órgão e o Ministro da educação negam as acusações.

A prova do Enem acontece normalmente, nos dias 21 e 28 de novembro.

Veja também: Fiquei doente no dia do Enem. E agora
Guia do Enem: baixe o e-book gratuito sobre a prova
Enem 2021: veja como consultar o local de prova e o cartão de confirmação
Você pode gostar também