Inep divulga edital do Encceja 2023

Inep divulga edital do Encceja 2023

As inscrições para o programa que oferece certificação do ensino básico vão de 22 de maio a 02 de junho; veja como participar

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na edição desta quarta-feira (15) do Diário Oficial da União (DOU) o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023.

A prova é destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para realizar a prova do Ensino Fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para a prova do Ensino Médio, na data de realização do Exame.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Inscrições

Os interessados em participar do Encceja para conseguir as certificações do ensino básico devem fazer sua inscrição de 22 de maio às 23h59 (horário de Brasília) de 2 de junho de 2023, pela página do Exame no site do Inep.

Taxa de inscrição

A participação no Encceja é voluntário e totalmente gratuita. Dessa forma, não é necessário realizar nenhum pagamento para ter a inscrição homologada.

Entretanto, os participantes que se inscreveram no Encceja 2022 e não compareceram devem justificar sua ausência, em caso de justificativa não feita ou não aceita, o participante precisa ressarcir o Inep em R$ 40,00.

Como fazer a justificativa de ausência do Encceja 2022?

Para fazer a prova do Encceja 2023 de forma gratuita, os participantes que faltaram no Encceja 2022 devem justificar sua ausência. Para isso, é necessário acessar a página do Exame no site do Inep de 03 a 14 de abril e enviar sua justificativa.

Provas

O Exame de quatro provas objetivas, por nível de ensino, e cada é composta de 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

Para o ensino fundamental serão quatro provas objetivas que avaliarão as seguintes áreas de conhecimento e os respectivos componentes curriculares:

Área de conhecimentoComponentes curricularesTurnoDuração
Prova I: Ciências NaturaisCiênciasMatutino4 horas
Prova II: MatemáticaMatemáticaMatutino4 horas
Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e RedaçãoLíngua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação FísicaVespertino5 horas
Prova IV: História e GeografiaHistória, Geografia, Filosofia e SociologiaVespertino5 horas

O participante que optar pela área de conhecimento Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física fará, além da parte objetiva, uma prova de Redação. Para Língua Estrangeira Moderna, o participante realizará as provas de Inglês e Espanhol, não sendo possível optar por apenas uma delas.

Já para o Ensino Médio, serão quatro provas objetivas que avaliarão as seguintes áreas de conhecimento e os respectivos componentes curriculares:

Área de conhecimentoComponentes curricularesTurnoDuração
Prova I: Ciências da Natureza e suas TecnologiasQuímica, Física e BiologiaMatutino4 horas
Prova II: Matemática e suas TecnologiasMatemáticaMatutino4 horas
Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e RedaçãoLíngua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação FísicaVespertino5 horas
Prova IV: Ciências Humanas e suas TecnologiasHistória, Geografia, Filosofia e SociologiaVespertino5 horas

O participante que optar pela área de conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias fará, além da parte objetiva, uma prova de Redação. Para Língua Estrangeira Moderna, o participante realizará as provas de Inglês e Espanhol, não sendo possível optar por apenas uma delas.

Cronograma Encceja 2023

  • Justificativa de ausência no Encceja 2022
    Período de justificativa: 03 a 14/04/2023
    Resultado: 24/04/2023
    Recurso: 24 a 28/04/2023
    Resultado do recurso: 02/05/2023
  • Inscrições: 22/05 a 02/06/2023
  • Ressarcimento: 22/05 a 09/06/2023
  • Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social
    Solicitação: 22/05 a 06/06/2023
    Resultado: 12/06/2023
    Recurso: 12 a 16/06/2023
    Resultado do recurso: 19/06/2023
  • Aplicação: 27/08/2023
  • Gabaritos: até o 10º dia útil após a aplicação
  • Resultado: 22/12/2023.

Como estudar para o Encceja?

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios para diversos vestibulares e para o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Assine o curso preparatório para o Enem do Estratégia Vestibulares!

ENCCEJA - CTA
Você pode gostar também