Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em que a maioria votou por dar direito aos isentos ausentes da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a uma nova isenção no Enem 2021, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) reabrirá entre os dias 14 e 26 de setembro as inscrições para esses candidatos.
“Esses participantes poderão se inscrever a partir das 10h (horário de Brasília) desta terça-feira, 14 de setembro, na Página do Participante, e terão assegurada a isenção da taxa de inscrição. O prazo se encerra às 23h59 do dia 26 de setembro”, explica o órgão em nota oficial.
Veja também: Como se inscrever no Enem 2021?
Ou seja, os candidatos que tinham garantido o direito à isenção do Enem 2020, mas não puderam comparecer ao exame sem justificativa e precisam da isenção também em 2021, poderão se inscrever com direito à isenção nesta prazo estipulado pelo Inep.
Para esse público a prova será aplicada em 9 e 16 de janeiro, junto com o Enem PPL, voltado para pessoas privadas de liberdade. Ainda de acordo com a nota, a decisão será publicada no Diário Oficial da União (DOU) na próxima terça-feira (14).
“O Inep reforça que o cronograma de aplicação do Enem 2021 para os isentos ausentes na edição 2020 foi planejado de forma a garantir o direito dos participantes de utilizarem o resultado do exame para acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas do Ministério da Educação (MEC)”, reforça o Inep.
Fique atento: para aqueles que já tinham se inscrito no Enem 2021, não é necessário fazer uma nova inscrição e também não é possível mudar o dia de realização da prova. Esta nova data é válida apenas para candidatos que tinham direito à isenção no Enem 2020, não puderam comparecer e necessitam da isenção do Enem 2021 para participar do exame.
Navegue pelo conteúdo
Como se inscrever no Enem?
Para se inscrever na nova data do Enem 2021, os interessados devem seguir este passo a passo:
- Acessar a Página de Participante do Enem;
- Faça o seu login pelo Gov.br (site de cadastro único do governo federal);
- Após isso, inicie a sua inscrição na prova;
- Confirme os seus dados pessoais;
- Informe caso exista a necessidade de atendimento especial ou especializado;
- Indique a opção de língua estrangeira de sua preferência (as opções são inglês ou espanhol);
- Informe a sua situação no Ensino Médio;
- Responda o Questionário Socioeconômico;
- Informe um telefone fixo e/ou celular e um e-mail para contato;
- Escolha qual será a modalidade do Enem preferida: Impresso ou Digital (lembrando que a opção Digital não aceitará a inscrição de candidatos treineiros);
- Envie a foto obrigatória;
- Se você não tiver direito à isenção, confirme seus dados para o pagamento da taxa de inscrição;
- Confirme sua inscrição e pronto!
Quer fazer um simulado gratuito do Enem 2021 e testar os seus conhecimentos? Clique aqui e se inscreva na próxima edição!
Como estudar para o Enem 2021?
Agora que o Enem 2021 já tem data marcada, é preciso começar os estudos o quanto antes. Afinal, por ser o maior vestibular do Brasil, a concorrência e a dificuldade do exame aumentam a cada ano.
ara te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2021, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares: