Começou nesta quarta-feira, 1º de outubro, o período para realizar as inscrições para o Enem-Unicamp 2026, seleção da instituição que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso.
Nesta edição, serão 425 vagas reservadas para a seleção, sendo 146 delas para candidatos de Escola Pública (EP), 119 vagas para candidatos de EP e que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI), 47 vagas para Pessoas com Deficiência (PcD), 66 vagas para pessoas trans e 47 vagas para pessoas trans e que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI).
Navegue pelo conteúdo
Inscrições
As inscrições do Vestibular Enem-Unicamp 2026 começam no dia 1º de outubro vão até 20 de outubro. Como citado anteriormente, os interessados devem ser dos seguintes segmentos:
- Pessoas candidatas que tenham cursado integral e exclusivamente o Ensino Médio em escola pública brasileira (EP) ou que tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo ENEM até o ano de 2016 ou a partir de 2025 ou exames oficiais, desde que cumpram o inciso II, § 4º do art. 1º da Deliberação CONSU-A-12/2004, segundo o qual as pessoas candidatas devem declarar não ter cursado nenhuma parte do período realizado no Ensino Médio em escola privada;
- Pessoas candidatas que tenham cursado integral e exclusivamente o Ensino Médio em escola pública brasileira ou que tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo ENEM até o ano de 2016 ou a partir de 2025 ou exames oficiais, desde que cumpram o inciso II, § 4º do art. 1º da Deliberação CONSU-A-12/2004, segundo o qual as pessoas candidatas devem declarar não ter cursado nenhuma parte do período realizado no Ensino Médio em escola privada, e sejam autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas (EP+PPI);
- Pessoas candidatas optantes por cotas para Pessoas com Deficiência (PCD), desde que cumpram o art. 14-F da Deliberação CONSU-A-032/2017, segundo o qual as pessoas candidatas devem comprovar o tipo de deficiência, apresentando documentos exigidos no ato da inscrição;
- Pessoas candidatas optantes por cotas para pessoas trans, travestis ou não binárias (TRANS), desde que cumpram o art. 14-K da Deliberação CONSU-A-032/2017, segundo o qual as pessoas candidatas devem optar pelo sistema de reserva de vagas, por meio de autodeclaração e apresentação de um relato de vida.
A lista de cursos e vagas disponibilizadas no processo seletivo Enem-Unicamp pode ser vista no Manual de Ingresso 2026, juntamente com outras informações.
Quem não pode participar do Enem-Unicamp 2026?
Não podem participar da seleção os candidatos que tenham cursado:
- Ensino Médio em escolas pertencentes a fundações privadas, ainda que gratuitas;
- Ensino Médio em escolas pertencentes ao Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Serviço Social da Indústria – SESI e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio – SENAC).
- Ensino Médio em escolas públicas no exterior, parcial ou integralmente; ou
- Ensino Médio em instituição de natureza híbrida (pública e privada), administrada por meio de convênio ou ajuste equivalente com associações civis ou outras entidades privadas, ainda que na condição de bolsista.
Candidatos(as) que tenham cursado algum período do Ensino Médio em instituição privada na condição de bolsista não podem concorrer às vagas deste processo seletivo, exceto nas vagas de Pessoas com Deficiência. As vagas para PcDs serão disponibilizadas tanto para candidatos de escolas públicas quanto privadas.
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição do Vestibular Enem-Unicamp 2026 é de R$ 45,00. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição. Foi possível solicitar isenção da taxa, seguindo critério socioeconômico do Vestibular Unicamp 2026.
Calendário Enem-Unicamp 2026
- Inscrições: das 09h de 01/10 até às 17h de 20/10/2025;
- Provas Enem 2026: 09 e 16/11/2025;
- Matrícula (1ª chamada): 23/01/2026.
Como estudar para a Enem ou para a Unicamp?
Está na hora de focar nos estudos e, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e no Vestibular Unicamp!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!