Fuvest anula questão da 1ª fase do vestibular 2022

Fuvest anula questão da 1ª fase do vestibular 2022

Questão de Física foi anulada pela banca da Fuvest. Veja o que muda no gabarito oficial; resultado da 1ª fase sai em 20 de dezembro

A Fuvest, responsável pela prova de seleção da Universidade de São Paulo (USP), anulou uma questão de Física da primeira fase do vestibular 2022. Veja a correspondência da questão nos cinco cadernos de prova da seleção:

  • Gabarito V: 54
  • Gabarito K: 90
  • Gabarito Q: 7
  • Gabarito X: 38
  • Gabarito Z: 88

“A Fuvest retificou o gabarito da 1ª fase do Concurso Vestibular 2022. A questão 54 (Prova V) foi anulada por inconsistência nas respostas. Será atribuído a todos os candidatos presentes na prova o valor dessa questão”, informou a Fuvest em seu site oficial.

Os professores do Estratégia Vestibulares já haviam apontado a possível anulação da questão. Veja a justificativa abaixo:

Pede-se a ANULAÇÃO da questão, pois não há alternativa correta. Conforme a Lei de Lorentz, a Força Magnética Fmag sobre uma partícula eletricamente carregada, com carga Q, em movimento, velocidade V, no interior de um campo magnético, com indução de módulo B, é dada pelo seguinte produto:

Fmag = B . V . Q . sen (O)

Como a indução magnética resultante dos dois fios apontam perpendicularmente para dentro do plano da página e a partícula se move com velocidade no plano da página, então a força fica:

Fmag = 2 . B . V . Q

Assim, como o valor da indução de cada fio vale B = u . I / 2.π.R, então a equação da força fica:

Fmag = V.Q.u.I/π.R

Embora a orientação da força magnética seja no sentido de -y, a equação não apresentou a velocidade V na alternativa indicada como correta.

Portanto, pede-se a ANULAÇÃO da questão por não apresentar alternativa correta.

O resultado da 1ª fase da Fuvest será divulgado em 20 de dezembro. Já a segunda etapa, será realizada nos dias 16 e 17 de janeiro de 2022.

Veja também:
+Vestibular Fuvest: prova, inscrições, concorrência e mais
+ Redação Fuvest: tudo sobre a redação do vestibular da USP
+ Calendário Fuvest 2022: datas, inscrições, provas e resultado
+ Simulado Fuvest 2022

Como estudar para o vestibular da Fuvest?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na Fuvest no próximo ano, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular da Fuvest 2022, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso Fuvest
Você pode gostar também