Lei que permite renegociação de dívidas do Fies é sancionada

Lei que permite renegociação de dívidas do Fies é sancionada

Para renegociar as dívidas do Fies, é necessário entrar em contato pelos canais de atendimento da Caixa ou do Banco do Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou, com veto, a Lei 14.375/22, que permite a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Antes disso, o presidente havia apresentado a ideia de renegociação como Medida Provisória (MP), em dezembro de 2021.

Com a sanção, descontos de até 77% do valor da dívida poderão ser concedidos a estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias (na data de 30 de dezembro de 2021). E ainda, de acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, para os estudantes inscritos no CadÚnico, ou que tenham recebido auxílio emergencial em 2021, com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, poderá ser concedido desconto de “até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor”.

Para renegociar as dívidas do Fies, é necessário entrar em contato pelos canais de atendimento da Caixa ou do Banco do Brasil.

Veto

Na sanção da Lei, Bolsonaro vetou o trecho que tira descontos concedidos no Programa Especial de Regularização Tributária da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

A justificativa usada pelo presidente, foi que a parte criaria uma despesa sem apontar uma fonte de receita.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece condições de financiamento mais favoráveis, para que os estudantes possam pagar os cursos em instituições de ensino superior privadas. 

O Fies ocorre duas vezes ao ano e utiliza a nota do Enem como critério de seleção. Na edição do segundo semestre, os candidatos podem utilizar a nota da edição do Enem do ano anterior.

Como conseguir uma vaga no Fies?

Para ingressar em qualquer um dos programas de governo de acesso ao Ensino Superior, é necessário realizar o Enem!

E, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2022, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.
CTA curso Enem
Você pode gostar também