MEC suspende cronograma do Novo Ensino Médio e dá início a discussões que levarão ao novo formato do Enem

MEC suspende cronograma do Novo Ensino Médio e dá início a discussões que levarão ao novo formato do Enem

Portaria divulgada pelo Ministério estabelece que os prazos para o novo formato de ensino só serão retomados após consulta pública

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (05) uma portaria que suspende por 60 dias o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio. O documento estabelece que as políticas relativas ao novo formato de ensino só serão retomadas após consulta pública que acontecerá durante esses dois meses.

Os prazos de implementação do Novo Ensino Médio foram publicados em 2021, em portaria que definia datas para avaliação e modificação de políticas nacionais de educação. O calendário definia, inclusive, que a edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seria modificada para acompanhar as diretrizes do novo modelo de Educação Básica.

Em entrevista ao “Bom Dia Ceará” no último dia 03 de abril, o Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), explicou a medida que visa acompanhar os desdobramentos acerca do Novo Ensino Médio para modificar o Enem: “A ideia é que não haverá [sic] mudanças [no Enem] para esse ano. Até porque, para haver mudanças, seria para o ano de 2024, dependendo dessa questão do Novo Ensino Médio. Como vamos discutir o Novo Ensino Médio […], é a partir daí que vamos pensar no Enem 2024, se sofrerá mudanças”.

Enem 2023: Inep divulga edital para pedidos de isenção e justificativa de ausência

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é o Enem?

Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), a prova foi aplicada pela primeira vez em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade de educação no País.

Com o passar dos anos, o exame foi ficando cada vez mais complexo e, em 2009, após uma reformulação feita pelo Ministério da Educação, a prova finalmente se tornou na maior plataforma de acesso ao Ensino Superior brasileiro.

Onde usar a nota do Enem?

A nota do Enem pode garantir ingresso em universidades públicas, privadas e até mesmo em instituições do exterior:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): programa de acesso a todas as universidades e institutos federais brasileiros e também para diversas outras universidades estaduais.
  • Programa Universidade Para Todos (Prouni): programa do governo que oferece bolsas de estudo de 50% e 100% em faculdades e universidades privadas brasileiras para estudantes do Ensino Médio público.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): programa voltado para o financiamento das mensalidades em faculdades e universidades privadas.
  • Enem Portugal: uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira com o Ministério da Educação português. Atualmente, mais de 50 universidades portuguesas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.

Como estudar para o Enem 2023?

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

CTA curso Enem
Você pode gostar também