Ministro da Educação é  exonerado do cargo

Ministro da Educação é exonerado do cargo

Milton Ribeiro pediu desligamento do cargo após denúncias na distribuição de verbas do MEC e inquéritos da PF e do STF

Milton Ribeiro não é mais o ministro da Educação. O agora ex-ministro de uma das maiores pastas do governo federal pediu exoneração do cargo nesta segunda-feira (28). Em uma carta que ainda será entregue ao presidente Jair Bolsonaro (PL), Ribeiro afirma “Não me despedirei, direi até breve”.

A sua exoneração foi confirmada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) ainda na tarde de hoje:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DECRETO DE 28 DE MARÇO DE 2022

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso I, da Constituição, resolve: EXONERAR, a pedido, MILTON RIBEIRO do cargo de Ministro de Estado da Educação. Brasília, 28 de março de 2022; 201º da Independência e 134º da República. 

JAIR MESSIAS BOLSONARO 
Presidente da República Federativa do Brasil

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Milton Ribeiro pediu dispensa do cargo após uma série de denúncias de que o doutor em Educação teria favorecido pastores na distribuição das verbas do Ministério da Educação (MEC). Por conta das denúncias, a Polícia Federal (PF) e o Supremo Tribunal Federal (STF) abriram inquéritos para investigar as suspeitas.

No rascunho de sua carta, Ribeiro afirma que pretende retornar ao Ministério da Educação após comprovar a sua inocência. “Depois de demonstrada minha inocência estarei de volta, para ajudar meu país e o Presidente Bolsonaro na sua difícil mas vitoriosa caminhada”, diz trecho da carta divulgada pela CNN Brasil.

Este é o quarto ministro da Educação a deixar o MEC em menos de quatro anos. Já passaram pela pasta Ricardo Velez (2019), Abraham Weintraub (2019 a 2020) e Carlos Alberto Dacotelli (2020).

A exoneração de Milton Ribeiro pode prejudicar o Enem?

Até o momento, a exoneração de Milton Ribeiro não coloca em risco a aplicação do Enem 2022 e do Encceja, assim como a realização do Sisu 2022/2, Prouni 2022/2, Fies 2022/2, Revalida entre outras provas.

Caso o cronograma seja seguido de acordo com o histórico dos últimos anos, o edital do Enem 2022 será divulgado entre os meses de março e maio.

Fique atento ao Portal Estratégia Vestibulares para atualizações sobre a situação do Enem 2022 e dos outros processos seletivos de acesso ao Ensino Superior.

Quem é Milton Ribeiro?

Ribeiro assumiu o cargo de ministro da Educação após a passagem relâmpago de Carlos Alberto Dacotelli pelo MEC, que ficou menos de uma semana na pasta, após ser denunciado por inconsistências em seu currículo Lattes.

Formado em Direito pelo Instituto Toledo de Ensino (ITE) e em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (SPS), Milton Ribeiro também é mestre em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Saiba mais sobre o Enem e os outros processos seletivos

Você pode gostar também