Presidente sanciona lei que inclui não bolsistas de escolas particulares no Prouni

Presidente sanciona lei que inclui não bolsistas de escolas particulares no Prouni

Antes, apenas estudantes que cursaram o Ensino Médio na rede pública ou que foram bolsistas na rede particular podiam participar do programa

O Presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou nesta quinta-feira (26) a Lei nº 14.350, que inclui candidatos que estudaram em escolas particulares como bolsistas parciais ou pagantes integrais no Programa Universidade para Todos (Prouni).

Antes de se tornar Lei, a proposta foi a Medida Provisória (MP) nº 1.075, apresentada em dezembro de 2021 por Bolsonaro. Ela foi votada e aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal nos dias 19 e 27 de abril, respectivamente.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que muda no Prouni?

Antes da nova Lei, o Programa oferecia bolsas de estudos integrais e parciais em instituições de Ensino Superior particulares para estudantes que fizeram o Ensino Médio na rede pública ou que foram bolsistas em escolas particulares e que possuíssem baixa renda.

Agora, podem concorrer às bolsas os estudantes que foram bolsistas parciais em escolas privadas e aqueles que pagaram integralmente as mensalidades. De qualquer forma, a exigência da baixa renda continua válida:

  • Bolsas integrais: concedidas para estudantes com renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio;
  • Bolsas parciais: desconto de 50% nas mensalidades concedido para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Cotas

Para os candidatos que concorrerem às vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) ou para pretos, pardos e indígenas, os percentuais de oportunidades disponibilizadas seguirão o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em cada local de oferta.

Documentação que comprove renda ou deficiência

A partir da Lei sancionada pelo presidente, as instituições de Ensino Superior poderão dispensar a obrigatoriedade da apresentação da documentação que comprovem a renda ou deficiência se o participante tiver tais informações em bancos de dados de órgãos governamentais. 

Instituições públicas e Fies

Para os estudantes matriculados em instituições superiores públicas ou que participam do Financiamento Estudantil (Fies) não poderão participar do Prouni.

Transferência

Os estudantes que já tiverem cursado 75% de um curso pelo Prouni perdem o direito de transferir a bolsa para uma outra graduação.

Conquiste sua vaga no Prouni

Já pensou em conseguir a sonhada bolsa do Prouni? Com o Estratégia Vestibulares você pode! Estude para o Enem com a Coruja e tenha professores especializados na banca da prova, material de qualidade, vídeo-aulas, PDFs, banco de questões, correções ilimitadas de redações, salas VIPS e muito mais benefícios.

CTA curso Enem
Você pode gostar também