Provão Paulista seriado é autorizado e será aplicado ainda em 2023

Provão Paulista seriado é autorizado e será aplicado ainda em 2023

O chamado Provão Paulista é um novo vestibular que une USP, Unicamp e Unesp, além da Univesp e Fatecs em um único exame já em 2023; confira detalhes

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, autorizou hoje a criação do Provão Paulista, processo seletivo seriado destinado a alunos do Ensino Médio das escolas estaduais de São Paulo que dará acesso a vagas em cursos da USP, Unesp, Unicamp, Univesp e Fatec.

A expectativa é que o novo vestibular tenha 13 mil vagas em poucos anos, já que haverá um aumento gradativo previsto. A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo e reuniu, além do governador e autoridades políticas, os reitores das três universidades estaduais, o presidente da Univesp e a superintendente do Centro Paula Souza.

Saiba mais:
+ USP, Unesp e Unicamp podem ter vestibular seriado; entenda
+ “Provão Paulista”: novo vestibular seriado do estado será aplicado pela Vunesp
+ Unesp aprova participação no “Provão Paulista”, novo vestibular seriado do estado
+ Unicamp ofertará 320 vagas no Provão Paulista, afirma G1

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

A prova será aplicada no mês de novembro de forma seriada e terá questões de múltipla escolha e redação. A elaboração do exame será feita pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) e, em 2023, apenas alunos do 3º ano do Ensino Médio farão a prova.

Além disso, no primeiro ano, serão cerca de 2.800 vagas para a USP, Unesp e Unicamp somadas. Cursos com menos procura terão 30% das vagas destinadas ao Provão Paulista, enquanto cursos mais procurados terão pelo menos 10% das vagas destinadas a aprovados no processo seletivo seriado.

Estude para o vestibular com o Estratégia Vestibulares

Para te ajudar nos estudos, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2023 e mais de 70 vestibulares, com professores especialistas nas provas e diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão abaixo e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também