Unesp aprova participação no “Provão Paulista”, novo vestibular seriado do estado

Unesp aprova participação no “Provão Paulista”, novo vestibular seriado do estado

Iniciativa reúne também USP e, provavelmente Unicamp, na criação de um novo vestibular no estado de São Paulo

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aprovou nesta quinta-feira (29), por meio de seu Conselho Universitário, o ingresso da instituição no Vestibular Paulista Seriado, chamado também de Provão Paulista, a partir de 2024.

A iniciativa é nova e a Universidade de São Paulo (USP) encabeça a ideia, que provavelmente também envolverá a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O processo seletivo será destinado a estudantes da rede estadual de Ensino Médio de São Paulo, com exames aplicados no 1º, 2º e 3º ano.

Acompanhe o assunto:
+ USP, Unesp e Unicamp podem ter vestibular seriado; entenda
+ USP protocola criação de “Provão Paulista” como opção de vestibular, afirma Folha

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Distribuição de vagas

A Unesp possui 3.854 vagas a egressos de escolas públicas e pretende oferecer 980 delas no Vestibular Paulista Seriado em 2024, o que corresponde a 12,76% do total de vagas dos 136 cursos de graduação da instituição. Dessas 980 vagas, 343 delas serão destinadas a alunos pretos, pardos e indígenas.

A proposta aceita, feita pela Câmara Central de Graduação da Unesp, indica que cursos menos procurados oferecerão proporcionalmente mais vagas no vestibular seriado, variando de 10% a 30% dentre os cursos mais procurados aos menos procurados, respectivamente.

Banca e aplicação

O exame será aplicado pela Vunesp, fundação responsável por desenvolver inúmeras provas em todo o Brasil, e a ideia é que ele seja aplicado sem taxas ou deslocamento dos estudantes, em moldes similares ao que acontece com o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) atualmente.

Além disso, a previsão é que o primeiro ano de aplicação da prova conte apenas com alunos do último ano do Ensino Médio, e a ampliação do programa seja gradativa.

Motivações

Dentre os motivos que levaram as instituições a implementar o vestibular seriado estão a tentativa de preencher vagas ociosas na graduação e aproximar a universidade dos estudantes do Ensino Médio regular da rede estadual de ensino do estado, já que menos de 20% dos 360 mil estudantes que concluem o ensino médio na rede básica paulista tentam acessar o ensino superior público do estado.

Há ainda a perspectiva de bolsas de permanência, para mitigar a evasão e abandono do curso por parte desses alunos, além da criação de um programa de estímulo com bolsas para estudantes do último ano de licenciaturas, para que eles cumpram estágios nas escolas da rede estadual de ensino.

Estude para o vestibular com o Estratégia Vestibulares

Para te ajudar nos estudos, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2023 e mais de 70 vestibulares, com professores especialistas nas provas e diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão abaixo e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também