Tema de redação Fuvest 2023: “refugiados ambientais e vulnerabilidade social”

Tema de redação Fuvest 2023: “refugiados ambientais e vulnerabilidade social”

A Fuvest aplicou neste domingo (08) a primeiro dia da 2ª fase do Vestibular Fuvest 2023, prova que seleciona novos alunos para a Universidade de São Paulo (USP). Além de responder a 10 questões dissertativas sobre Língua Portuguesa, os candidatos também que tiveram que produzir uma redação sobre a seguinte temática:

"Refugiados ambientais e vulnerabilidade social"

O tema de redação da Fuvest 2023 foi divulgado pelo página oficial da fundação no Instagram. Além da temática, a banca ainda explicou o que esperava dos participantes. Confira:

"'Refugiados ambientais e vulnerabilidade social' foi o tema proposto para a redação do Concurso Vestibular 2023. 

Com textos de Graciliano Ramos e Ailton Krenak, foto do livro Êxodos, de Sebastião Salgado, e reportagens com dados e informações sobre o assunto, lançamos luz sobre essa temática atual e de grande relevância. 

Com a proposta, esperamos que os candidatos refletissem a respeito dos deslocamentos forçados por desastres ambientais, como aqueles causados pelas mudanças climáticas, que afetam principalmente grupos sociais mais vulneráveis e causam crises humanitárias."

Para Fernando Andrade, professor de redação do Estratégia Vestibulares, a escolha da banca foi inesperada, pois fugiu do padrão de temática dos últimos anos.

“A Fuvest costuma apresentar temas amplos e abstratos e pede pra que o aluno faça algum recorte. E esse não foi o caso, embora tenha um grau de abstração”, comenta Fernando.

Outro diferencial do tema foi apresentar uma tese pronta, então que o candidato não precisaria escolher determinadas posições ou perspectivas.

“A proposta pedia que o aluno analisasse como a mudança climática provoca a existência de refugiados que vivem em uma situação de vulnerabilidade social. Ou seja, mostrar, por exemplo, o que significa mudança climática, quais são as causas da mudança climática, como é que ela se relaciona com a existência de refugiados e como esses refugiados são uma pressão social, que provocam transformações em políticas, em formas de viver, em formas de encarar o mundo. O que se esperava do candidato? Que ele pudesse analisar e comentar esses dois temas relacionando-os”, explica.

Sobre a coletânea apresentada, o professor de redação do Estratégia Vestibulares acredita que a escolha das obras tinha como objetivo ajudar a entender essa questão: “A coletânea foi muito boa no sentido de mapear bem a questão a problemática, além de apresentar os números sobre os refugiados climáticos, o que se espera até o ano 2050 e a preocupação das instituições internacionais”.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Gabarito Fuvest 2023 – segunda fase

Confira a correção ao vivo da fase dissertativa da Fuvest 2023:

1º dia

2º dia

Calendário do Fuvest 2023

Confira o calendário da Fuvest 2023 com as datas divulgadas pelo edital oficial da prova:

  • Inscrições: 15/08 a 23/09/2022
  • Pagamento da taxa de inscrição: até o fim das inscrições
  • Divulgação dos locais de prova: 18/11/2022
  • 1ª Fase Fuvest 2023: 04/12/2022
  • 2ª Fase Fuvest 2023: 08 e 09/1/2023
  • Provas de habilidades específicas: entre 11/01 e 14/01/2023
  • Divulgação do resultado da Fuvest 2023: 30/01/2023

Como estudar para o Vestibular Fuvest?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na Fuvest no próximo ano, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular da Fuvest, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso Fuvest

Saiba tudo sobre o vestibular da Fuvest

Você pode gostar também