A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo processo seletivo de ingresso na Universidade de São Paulo (USP), aplica neste domingo, 14 de dezembro, o 1º dia de provas da 2ª fase do vestibular 2026. Nesta etapa da seleção, os candidatos respondem a dez questões dissertativas de Língua Portuguesa e produzem uma redação.
Neste ano, o participante pôde escolher entre duas propostas: uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema “O perdão é um ato que pode ser condicionado ou limitado” ou uma carta pessoal a uma personagem hipotética que o tivesse acusado falsamente da prática de um ato moralmente reprovável, explicando as razões pelas quais concederia ou não o perdão.
A proposta de redação chamou a atenção por fugir do padrão mais esperado e trazer um tema considerado, à primeira vista, mais subjetivo. Como analisa o professor de Redação e Filosofia do EV, Fernando Andrade, embora o assunto pareça ligado apenas a escolhas individuais e éticas, a coletânea de textos ofereceu diferentes caminhos de abordagem, ampliando o debate e afastando a ideia de uma proposta vaga ou abstrata.
Segundo o professor, no caso da dissertação, era possível construir recortes políticos e sociais consistentes, especialmente a partir de textos da coletânea que remetiam a conflitos internacionais e a debates atuais no Brasil, como a discussão sobre anistia e responsabilização política.
Além disso, questões contemporâneas, como a cultura do cancelamento nas redes sociais, também poderiam ser exploradas como exemplos de situações em que o perdão parece condicionado ou até negado.
+ Gabarito Fuvest 2026: correção da 2ª fase do Vestibular da USP
+ Vestibular Fuvest 2026: confira o gabarito da segunda fase
+ Vestibular Fuvest 2026: cadernos de prova da segunda fase estão disponíveis
Navegue pelo conteúdo
Textos de apoio
Para elaborar a dissertação, os candidatos contaram com seis textos de apoio, são eles: “Súplica de oficial nazista provoca reflexão sobre limites do perdão”, de Juliana de Aluquerque; “Tudo é Rio”, de Carla Madeira; a poesia “Mar Novo”, de Sophia de Mello Breyner Andresen; a foto “Cessar-fogo em Gaza permite o regresso à casa”, de Abdel Kereem Hana/AP; a música “Tá perdoado”, de Arlindo Cruz; e um trecho do livro “Iaiá Garcia”, de Machado de Assis.
Gabarito Fuvest 2026 – 2ª fase
Confira a correção ao vivo da fase dissertativa da Fuvest 2026, feita pelos professores do Estratégia Vestibulares:
1º dia
2º dia
Calendário Fuvest 2026
- Divulgação do edital: 01/08/2025;
- Pedidos de isenção: 12/05 a 11/07/2025;
- Pagamento da taxa: até 09/10/2025;
- Inscrições: 18/08 a 07/10/2025;
- Locais de prova da 1ª fase: 31/10/2025;
- Provas 1ª fase: 23/11/2025;
- Resultado 1ª fase: 01/12/2025;
- Locais de prova da 2ª fase: 01/12/2025;
- Provas 2ª fase: 14 e 15/12/2025;
- Provas de competências específicas: 09 a 12/12/2025;
- Resultado 1ª chamada: 23/01/2026.
- Matrículas: ainda sem data.
Como estudar para o Vestibular Fuvest?
Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na USP, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a seleção da Fuvest, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!



