Tema de redação UEPG 2023: “Desafios de uma sociedade conectada: os impactos da infoxicação na atualidade”

Tema de redação UEPG 2023: “Desafios de uma sociedade conectada: os impactos da infoxicação na atualidade”

O excesso de informação foi tema de redação da UEPG 2023, vestibular com ingresso em 2024; Confira mais detalhes e textos base utilizados!

Neste domingo (26) aconteceu a prova da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) 2023, com ingresso em 2024. Na parte da tarde são quatro horas de prova, com 60 questões e a prova de redação, que teve o excesso de informações na atualidade.

Veja também: Vestibular UEPG 2023: gabarito e cadernos de prova estão disponíveis

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Tema de redação UEPG 2023, ingresso 2024

O tema de redação da UEPG 2023, com ingresso em 2024 foi: “Desafios de uma sociedade conectada: os impactos da infoxicação na atualidade”. Foram utilizados três textos base, para auxiliar na produção de um texto dissertativo-argumentativo, veja quais foram os trechos apresentados abaixo:

Texto 1: Infoxicação: o que o excesso de informações pode causar

O primeiro trecho foi publicado no site do Aplicativo Vitat, “Infoxicação: O que o excesso de informações pode causar“, de Julia Moraes:

“Durante a pandemia, a saúde mental de grande parte das pessoas foi atingida negativamente, especialmente pelo turbilhão de notícias ruins expostas a todo momento. Mas o excesso de informações pode causar diversas consequências, como a infoxicação, que é um excesso de informação não digerida totalmente, que, por sua vez, pode causar dispersão, dificuldade para se concentrar, aumento da ansiedade e do estresse.
Dessa maneira, a infoxicação surge quando as pessoas passam a maior parte do tempo buscando notícias e sendo impactadas por elas. Especialmente nos dias atuais, as informações estão sempre mostrando os males e as sequelas do vírus, o número de casos e mortes […]. Este tipo de notícia tende a impactar os indivíduos de forma negativa, fazendo com que eles desenvolvam medo, angústia e até mesmo condições mais graves como a depressão e ansiedade, de acordo com estudo feito pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.
Por isso, é essencial absorver as informações com equilíbrio e entender que se distanciar das redes pode ser uma ótima alternativa para evitar que a infoxicação ocorra e traga sintomas nada agradáveis. […]”

Texto 2: Somos uma geração de infoxicados vivendo no infocalipse?

O artigo dois da redação UEPG 2023, ingresso 2024 foi “Somos uma geração de infoxicados vivendo no infocalipse?“, de Ana Gabriela Simões Borges, na Gazeta do Povo:

“Se você não sabe responder a essa pergunta porque não tem certeza do que significam esses neologismos, explicarei adiante. Mas observe a etimologia das palavras. Dá para se ter uma ideia do que representam:

INFORMAÇÃO + INTOXICAÇÃO = INFOXICAÇÃO; INFORMAÇÃO + APOCALIPSE = INFOCALIPSE.

Mas essa é só uma ideia superficial, afinal a análise não é tão simples assim. Por isso, te convido a conhecer um pouco mais a fundo esses “novos” conceitos e refletir sobre como influenciam o nosso dia a dia.
Infoxicação pode parecer uma palavra nova, mas vem de mais de duas décadas atrás. O conceito foi criado pelo físico espanhol Alfons Cornella em 1996, para alertar sobre os riscos que o consumo excessivo de informações poderia causar às pessoas. Sabe quando a gente é bombardeado de informação a todo momento? Chegam pelo WhatsApp, por e-mail, por ferramentas de curadoria, pela rádio, televisão, jornal, pelo vizinho… Ufa! Realmente não temos como saber de tudo o tempo todo, e aí bate aquela ansiedade. E se a gente não consegue sequer saber sobre boa parte das coisas que acontecem no mundo, imagine analisar com mais profundidade, comparar com outras fontes e verificar se é uma informação verdadeira. Tempos difíceis…
Infocalipse, conceito criado pelo americano Aviv Ovadya, faz menção à crise de desinformação pela qual a sociedade vem passando, e aos perigos que isso pode trazer à democracia, à saúde, à educação e a todas as áreas. […]
Nesse momento você deve estar pensando no que fazer para não ser infoxicado e fugir do infocalipse. Mas será que dá para fugir? Será que o caminho é ficar alienado e parar de se informar?
Fugir ou alienar-se definitivamente não são as melhores escolhas. O que está ao nosso alcance é a alfabetização midiática e a curadoria de conteúdo, ou seja, conhecer mais sobre o mundo da comunicação, das tecnologias, das mídias analógicas e digitais que nos cercam e impactam a nossa vida para podermos fazer boas escolhas. Na prática, precisamos desenvolver habilidades que nos ajudem a consumir e produzir informação de forma saudável, inteligente e responsável. Precisamos saber navegar no mundo digital, nos conectar àquilo que realmente importa, fazer uma boa curadoria e compartilhar informações mais relevantes […].”

Texto 3 (tirinha): Bichinhos do Jardim

O último conteúdo utilizado como base para a redação foi a tirinha “Bichinhos do Jardim“, feita por Clara Gomes, extraída no blog Armazém de Textos:

tema-de-redação-uepg-2023-2024-infoxicação-vestibular-tirinha

Formato da prova UEPG 2023, ingresso 2024

Na manhã a prova é vocacionada e tem duração de três horas. O candidato precisa responder a 45 questões divididas em três blocos de 15 questões. Ao todo são cinco grupos de provas possíveis, que são alinhados de acordo com os principais interesses de cada curso.

Cada um dos três blocos  de questões representa uma das sete disciplinas possíveis: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia.

Na parte da tarde são quatro horas de prova, com 60 questões das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Artes, Educação Física, Biologia, Física, Química, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira — Inglês, Espanhol e Francês —, com cinco questões cada.

Além das 60 questões, a parte da tarde também conta com a prova de redação. A banca escolhe um tema e solicita que o candidato faça um texto que pode ser uma carta aberta, um artigo dissertativo-argumentativo ou um resumo como gênero textual.

A prova conta com questões de alternativas múltiplas, que segundo o manual do candidato “são aquelas que apresentam, na Prova de Conhecimentos Gerais, até 4 (quatro) alternativas, indicadas com os números 01, 02, 04 e 08, e, na Prova Vocacionada, até 5 (cinco) alternativas, indicadas com os números 01, 02, 04, 08 e 16. A resposta correta será a soma dos números correspondentes às alternativas corretas”. 

“Para cada uma das questões de alternativas múltiplas, o candidato deve marcar, no local próprio do cartão de respostas, o valor numérico do somatório encontrado, obrigatoriamente com dois algarismos. O algarismo zero, mesmo que esteja à esquerda no número, deve obrigatoriamente ser assinalado”, afirma o documento.

Calendário UEPG 2023 (ingresso em 2024)

Vestibular UEPG 2023

  • Publicação do edital: 23/08/2023;
  • Inscrições: de 01/09/2023 a 05/10/2023;
  • Pagamento da Taxa de Inscrição: de 01/09/2023 a 06/10/2023;
  • Locais de prova: a partir de 26/10/2023;
  • Provas: 26/11/2023;
  • Gabarito: 26/11/2023, a partir das 20h; e
  • Resultado: 22/12/2023.

Ingresse na UEPG com o apoio do Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares você encontra cursos específicos para a banca da UEPG, intensivos e extensivos, além de outros cursos por matérias, mentorias personalizadas, fórum de dúvidas e materiais exclusivos. Confira o que podemos oferecer para o seu aprendizado hoje mesmo!

CTA Curso UEPG
Você pode gostar também