Tema de redação UEPG Outono 2022: “O sensacionalismo midiático e suas consequências para a sociedade brasileira”

Tema de redação UEPG Outono 2022: “O sensacionalismo midiático e suas consequências para a sociedade brasileira”

Candidatos tiveram que produzir redação em gênero dissertativo-argumentativo; veja qual foi o tema de redação da UEPG Outono 2022

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aplicou o vestibular de outono da instituição neste domingo (20). Ao todo, foram 60 questões objetivas mais a produção de uma redação dentro do gênero dissertativo-argumentativo sobre o tema:

“O sensacionalismo midiático e suas consequências para a sociedade brasileira"

Um dos textos usados como base para a argumentação foi o artigo “Marília Mendonça não merecia tolerar tanto sensacionalismo“, escrito por Anna Virgínia Balloussier para a Folha de São Paulo.

As questões gerais e a redação foram feitas na parte da tarde. Já a prova específica foi realizada pela manhã e contou com 45 questões, sendo 15 de cada matéria de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

O gabarito da UEPG Outono 2022 foi divulgado às 20h do domingo, já o resultado será divulgado até o dia 05 de abril.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Além disso, a instituição divulgou uma nota sobre o tema de redação, que você pode conferir também na íntegra abaixo:

"A proposta de Redação do Vestibular de Outono solicitou ao candidato a escrita de um texto
dissertativo-argumentativo sobre o tema “o sensacionalismo midiático e suas consequências para a sociedade brasileira”. Pela natureza da dissertação-argumentativa, a expectativa era a de que o candidato, ao desenvolver seu texto, deixasse claro um ponto de vista sobre o tema, embasando-o com argumentos. Assim, a escolha de bons argumentos que fossem ao encontro do ponto de vista que o candidato pretendia defender possibilitaria que seu texto recebesse uma nota mais elevada.
Vale destacar que, ao propor um tema com cunho de reflexão social, espera-se do candidato que este seja capaz de manipular adequadamente o tipo textual argumentativo, que é a base para a construção do gênero textual solicitado nesta proposta, a fim de construir uma tese bem defendida e sustentada por diferentes estratégias, o que pode incluir seu repertório sociocultural, referências a dados, argumentos de autoridade e fatos históricos, por exemplo.
Além disso, a fim de fornecer possibilidades diversas de percurso do tema proposto, para além dos conhecimentos construídos ao longo da formação escolar do candidato, foram-lhe disponibilizados três textos, sendo que o primeiro era um verbete do dicionário Houaiss da língua portuguesa com uma das acepções do termo sensacionalismo; o segundo, um texto informativo do site Info Escola que tinha o objetivo de aprofundar a definição do termo e de fornecer algum contexto histórico sobre a questão; e o terceiro, um artigo de opinião publicado no jornal Folha de São Paulo, em que a autora discorre acerca da relação entre o sensacionalismo midiático e as coberturas jornalísticas de mortes de famosos, usando como exemplo o caso recente da morte da cantora Marília Mendonça.
A partir de uma leitura atenta dos textos da coletânea, o candidato poderia identificar diversas
possibilidades de discussão sobre o tema, desde que o foco recaísse sobre o sensacionalismo presente na mídia (podendo, inclusive, mencionar, a fim de exemplificação, programas de televisão ou tabloides que considerasse sensacionalistas) e suas consequências para a sociedade que acompanha esse tipo de programação.
Assim, esperava-se que a discussão proposta em seu texto apresentasse, de fato, qual/quais
consequência(s) do sensacionalismo o candidato considera mais problemática(s), negativa(s), ou grave(s) para a sociedade brasileira, e que não ficasse apenas restrita ao senso comum; às informações trazidas pelos textos motivadores; ou às constatações óbvias. Textos que extrapolem essas discussões e nos quais seja notável um nível de reflexão e de argumentação mais articulado, aprofundado e respaldado pelo conhecimento sobre a questão social envolvida no tema tenderão a ser mais bem avaliados.
Por fim, sobre as orientações indicadas na proposta, esperava-se que o candidato utilizasse a
modalidade culta da língua portuguesa; não fizesse cópias literais dos textos motivadores (mesmo se optasse por utilizar como base fatos, informações ou argumentos presentes neles); e que não houvesse, em seu texto, qualquer tipo de identificação ou assinatura (critério este previsto no Manual do Candidato como um dos motivos para a redação receber nota zero)."

Como estudar para a UEPG?

Se você quiser focar nos estudos e garantir uma vaga em uma das melhores universidades do o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da UEPG, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a UEPG 2022, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso UEPG
Você pode gostar também