Tema de redação UFG 2026: “Inteligência Artificial: impactos na vida cotidiana e limites éticos”
Foto: frimufilms no Freepik

Tema de redação UFG 2026: “Inteligência Artificial: impactos na vida cotidiana e limites éticos”

Confira mais detalhes sobre o tema de redação do vestibular UFG 2026, com análise do nosso professor de Redação, Fernando Andrade.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) aplicou neste domingo, 19 de janeiro, as provas do Vestibular 2026 da instituição, que marca o retorno da prova como processo seletivo para ingresso na mesma. São 2.209 vagas em cursos de graduação para o ingresso no primeiro semestre de 2026. Nesta edição, os candidatos precisaram responder a 96 questões objetivas e uma redação.

O gênero textual escolhido pela banca foi dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Inteligência Artificial: impactos na vida cotidiana e limites éticos”. Foi exigido também que os candidatos escrevessem no máximo 30 linhas.

+ Gabarito UFG 2026: veja a correção do vestibular da universidade
+ Prova UFG 2026: saiba o que levar, horários e instruções para o retorno do vestibular da instituição

Tema de redação Vestibular UFG 2026

O comando da redação pedira o seguinte: defenda um ponto de vista, descrevendo, analisando, expondo fatos e opiniões convergentes e divergentes, segundo um projeto de texto definido. Ao mesmo tempo, desenvolva o tema explorando as várias possibilidades de ideias que a frase temática permite, articulando repertório próprio e informações da coletânea que favoreçam seu projeto de texto.

Para a produção textual exigida, a prova do vestibular disponibilizou trechos de cinco matérias distintas. Veja quais:

Tabela usada como complemento para os candidatos, extraída do texto “IA pensa?”: o impacto da linguagem na inteligência artificial”.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Análise do tema de redação UFG

Fernando Andrade, professor de Redação do Estratégia Vestibulares, fez uma análise sobre o tema, que marca o retorno do vestibular da UFG:

A UFG, na sua primeira proposta de redação, se mostrou coerente com todas as informações publicadas. Solicitou a escrita de um texto dissertativo-argumentativo tradicional; optou por uma proposta no estilo da Vunesp, “Inteligência artificial: impactos na vida cotidiana e limites éticos”; ofereceu ao candidato uma coletânea bastante rica com perspectivas diferentes; e deixou claro que o candidato deveria adotar um posicionamento, considerando opiniões “divergentes e convergentes”.

O tema já foi explorado por várias bancas e é motivo de reflexão para qualquer ser humano minimamente conectado no século XXI, não é uma proposta difícil. Claro que discorrer sobre isso a partir de várias perspectivas poderia ser uma tarefa complexa, mas a banca, nos comunicados anteriores, deixou claro para os alunos que eles poderiam e deveriam se valer da coletânea.

A proposta é dilemática, ou seja, é dado um intervalo temático (impactos na vida cotidiana por um lado, e limites éticos, por outro), e cabe ao redator escrever sobre o tema principal, abordando os dois lados e se posicionando. O desafio era a escolha: não seria possível discorrer com uma certa profundidade sobre todos os aspectos, afinal havia textos sobre ética, meio ambiente, arte e trabalho. Pode-se lidar com esse desafio mencionando todos os aspectos e escolhendo dois para aprofundar, por exemplo.

O que talvez tenha surpreendido alguns alunos — não aqueles que estiveram na revisão de véspera — é o fato de a banca não ter optado por uma proposta no estilo Enem, em que se elege uma situação-problema social e pede-se para que o aluno a comente. Para quem esteve presente na revisão de véspera, não houve surpresa, pois foi considerado de forma didática como lidar com uma proposta estilo Vunesp.

Fazendo um balanço, foi uma ótima prova; a banca deixou claro nos seus comunicados como seria a redação e apresentou exatamente o que foi delineado.

Calendário Vestibular UFG 2026

  • Divulgação do edital: 15/07/2025 – acesse o edital;
  • Inscrições: 04/08 a 05/09/2025;
  • Pedidos de isenção: 04 a 14/08/2025;
  • Pagamento da taxa: até 05/09/2025;
  • Locais de prova: 07/10/2025;
  • Prova: 19/10/2025;
  • Gabarito preliminar: 20/10/2025;
  • Gabarito final: 31/10/2025;
  • Resultado final: 28/11/2025.

Conte com o Estratégia para passar na UFG!

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na UFG, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da UFG, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a seleção da universidade, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Você pode gostar também